Fala Fanáticos, tudo certo? Este é segundo texto da nossa série Histórias das Camisas. Desta vez vamos falar sobre a história das camisas do Bayern de Munique. O maior time da Alemanha é um dos principais do futebol mundial. Então se liga e confira toda a trajetória de uniformes dos Bávaros.

A história do Bayern começou no dia 27 de fevereiro de 1900, liderado por Franz John que resolveu abandonar a ginástica e investir no futebol, junto com mais 18 jogadores. Com problemas financeiros, o Fussball Bayern München precisou de fusões de outros clubes para se manter. Bom, o resto da história todos já sabem: hegemonia nacional e grandes conquistas internacionais.

 

Primeiros uniformes na história do Bayern de Munique

No inicio de tudo, o clube alemão usava o uniforme azul-celeste e calção branco, seguindo as cores do MTV 1879, clube que deu origem ao Bayern. Em 1902, o clube passou atuar com a camisa branca.

Em 1906, o clube se uniu com o Münchner Sportclub (MSC) e seguiu jogando com a camisa branca, agora com os calções em vermelho. Até hoje estas são as principais cores do Bayern. Foi somente em 1909 que o azul seria inserido nos uniformes. Em 1912, o clube utilizou pela primeira vez a camisa com listras verticais (vermelho e azul celeste), marca histórica das camisas do Bayern de Munique.

Após a primeira guerra mundial, o clube desfez a união com Münchner e em 1924 o time seguiu no esporte de forma independente. Nesse ano, os bávaros passaram usar seu novo escudo, com losangos azuis e brancos que representam o estado da Baviera, bem semelhante ao atual escudo.

O primeiro título e reconstrução

Em 1932, o Bayern se afirmou como um dos principais times do país, conquistando pela primeira vez o campeonato alemão. Porém, com inicio na segunda guerra mundial o clube teve muitos problemas.

Isso ocorreu pelo motivo do presidente do clube Kurt Landauer e técnico Richard Dombi eram judeus. Com o ocorrido, o time começou a perder a suas forças e saiu da ascensão que havia conquistado. Neste período o clube teve que usar o uniforme nazista.

O seu processo de reconstrução foi entre 1945 e 1966. Com o inicio da Bundesliga em 1963, o time foi preterido a participar da competição. O então rival München 1860 foi escolhido para representar a região da Baviera.

Dois anos depois o Bayern de Munique ingressou na Bundesliga e deu a origem ao seu reinado alemão e ser o maior time do país.

 

O uniforme vermelho

O famoso uniforme do Bayern foi inserido na temporada 1955-56, quando finalmente o clube passou a usar a camisa reserva. O vermelho era mais escuro que vimos hoje. Apenas em 1963 houve a mudança numa tonalidade do vermelho mais próxima da cor atual.

A tradicional camisa vermelha do Bayern só viria se tornar o uniforme titular do clube em 1975-76.

 

Adidas e Bayern

A parceria das duas potências alemãs começou em 1974-75, quando clube começou a ser patrocinado pela Adidas. A parceria com o Bayern de Munique é a mais antiga do futebol e já são mais de 40 anos vestindo o maior clube do país. No primeiro uniforme, o clube aboliu o escudo e ficou apenas com a logo da Adidas.

Bayern de Munique posava como campeão antes de começar partida no Mineirão (Foto: Divulgação)

No Mundial de Clubes em 1976, o time teve que jogar com a camisa “lisa”, devido ao regulamento do campeonato que não permitia patrocínios na competição.

Na temporada 1978-79, o clube teve o seu primeiro patrocínio master. O clube fechou com a Margirus Deutz, empresa alemã fabricante de caminhões.

O Surgimento do terceiro uniforme

A década de 80 foi quando começou a tendência de terceiros uniformes entre os clubes europeus. Na temporada 1982-83 e 1983-84, o Bayern de Munique lançou uma camisa amarela com detalhes verde. O restante do uniforme era composto por um calção azul e meias brancas, com certeza uma referência ao uniforme da Seleção Brasileira.

O que marcou nos anos 90

Em 1995, depois de muito tempo, o Bayern voltou a usar quatro uniformes e colocou novamente a camisa listrada como seu uniforme principal. A última camisa listrada tinha sido na temporada 1968-69. Ainda em 1995, a quarta camisa inovou ao ser a primeira do clube na cor preta.

Depois de dois anos usando as listras, o time bávaro criou um novo modelo. O azul era predominante, e foi colocado uma faixa vermelha abaixo do peito e nas mangas.

Repetição de uniformes

Para muitos fanáticos, os uniformes do Bayern entre 1999 e 2002 foram alguns dos mais bonitos da história. A camisa dois da temporada de 1999 foi repetida até 2001 embalada pelo tricampeonato alemão no período. O uniforme vermelho da conquista da UCL 2000-01 também perdurou até 2002. O mesmo aconteceu com a camisa II do mesmo período.

Listras e Uniformes vermelhos

No ano de 2007, o Bayern inovou mais uma vez quando pela primeira vez usou as suas listras de forma horizontal. O modelo também está marcado como um dos mais emblemáticos na história do clube.Desde então o time vem usando cores e modelos diferentes dos tradicionais, como na temporada 2013-14, quando o seu quarto uniforme era na cor azul, vermelho e preto.

O novo uniforme

Os modelos da atual temporada fogem um pouco dos tradicionais, mesmo o uniforme principal, com texturas que remetem ao escudo do clube

O modelo dois vem na cor verde, fora do habitual dos bávaros e seguindo as tendências das camisas de futebol da Adidas: a gola redonda com botões. O novo design foi bem visto por muitos. Porém, alguns torcedores do time fizeram campanhas na internet pela volta das cores tradicionais do clube.

O terceiro modelo é ainda mais inovador (escrevemos sobre a camisa 3 aqui), pois conta com a forte parceria entre Adidas e Parley, uma ONG que cuida dos oceanos do mundo. Pensando nessa prevenção, a Adidas está fazendo alguns dos seus uniformes com resíduos plásticos retirados dos oceanos pela ONG.

Bom, fanáticos esta foi a nossa volta no tempo para mostrar a evolução na história das camisas do Bayern de Munique. Assim como todos em outros,  a tecnologia e os avanços estão constantemente presentes. E claro, o time alemão não vai parar por aí Voltam o as cores raiz? A Adidas vai ousar novamente? O que resta é aguardar.

Enquanto você espera, clica no banner aqui embaixo pra dar uma olhada nas camisas internacionais disponíveis na Fut.

Confira os mantos alemães:

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!