Aproveitando a volta da Bundesliga, você conhece as regras para colocar estrelas na camisa do futebol alemão? Se não sabe, vai descobrir agora!

Dentro da Bundesliga, o campeonato nacional da Alemanha, os clubes não são livres para colocar as estrelas que quiserem em cima dos seus escudos.

Existe uma regra que deve ser seguida por todas as equipes que disputam os campeonatos da Federação Alemã de Futebol.

 

Regra de estrelas na camisa do futebol alemão

estrelas na camisa do futebol alemão regra

Imagem: Mantos do Futebol

Explicando:

Para uma equipe portar uma estrela sobre seu escudo, ela precisa ganhar três (3) vezes o título na era da Bundesliga (desde 1963).

Com cinco (5) conquistas vem a segunda estrela e a terceira após dez (10) troféus. Somente com 20 títulos é adicionada uma quarta estrela, que hoje é vista apenas na camisa do Bayern de Munique.

Atualmente não há no regulamento a previsão de adição de uma quinta estrela, mas com o 30º título dos bávaros se aproximando, podemos ter a adição em breve.

 

Equipes com estrelas:

Bayern de Munique (4 estrelas)

estrelas na camisa do futebol alemão Bayern

O maior campeão alemão disparado possui 29 títulos da Bundesliga.

O primeiro título dos Bávaros na Bundesliga foi na temporada de 1968/69 e o último na de 2019/20.

Com a volta do Campeonato Alemão, o Bayern é o líder disparado e corre folgado para a sua 30ª taça

Confira as camisas do Bayern de Munique na Fut

 

Borussia Dortmund (2 estrelas)

estrelas na camisa do futebol alemão Borussia

O Borussia conquistou sua segunda estrela recentemente, na temporada 2011/12, quando conquistou seu quinto título. Os quatro anteriores vieram nas temporadas 1994/95, 1995/96, 2001/02 (primeira estrela) e 2010/11.

Vem ver as camisas e produtos do Borussia Dortmund

 

Borussia Mönchengladbach (2 estrelas)

estrelas na camisa do futebol alemão Mönchengladbach

Foto: Instagram Borussia Mönchengladbach

O Borussia Mönchengladbach tem suas duas estrelas há um bom tempo já, desde que conquistou o título alemão de 1976/77, coroando uma década de ouro para a equipe.

Porém, desde então, mais nada no futebol alemão (conquistou a Copa a UEFA em 79). As outras quatro conquistas da equipe foram em 1969/70, 1970/71, 1974/75 (primeira estrela) e 1975/76.

Tem camisas do Borussia Mönchengladbach no site. Confira!

 

Werder Bremen (1 estrela)

estrelas na camisa do futebol alemão Werder

Foto: Instagram Werder Bremen

O Werder conseguiu sua única estrela há algum tempo também. Foi na temporada 1992/93, quando conquistou seu terceiro título alemão, depois de vencer em 1964/65 e 1987/88.

Ainda venceu em 2003/04, mas desde então está longe de brigar pelo “Meisterschale”, troféu em forma de prato da Bundesliga, e de sua segunda estrela.

 

Stuttgart (1 estrela)

estrelas na camisa do futebol alemão Stuttgart

foto: Instagram Stuttgart

Hoje na 2. Bundesliga, segunda divisão do futebol alemão que dá acesso à Bundesliga, a equipe da Mercedes-Benz possui uma estrela, conquistada com seu último título, este em 2006/07, ou seja, a última equipe a ingressar nesta seleta lista. Os outros dois títulos foram conquistados em 1983/84 e 1991/92.

Dá uma olhada na camisa do Stuttgart

 

Hamburgo (1 Estrela)

estrelas na camisa do futebol alemão hamburgo

Também na 2. Bundesliga, a equipe teve seus momentos de glória no final dos anos 70 e começo dos 80, quando dominou a Alemanha e chegou a conquistar a Europa. A estrela da equipe foi colocada após a temporada 1982/83, quando os Rothosen conquistaram seu terceiro caneco. Anteriormente, haviam vencido em 1978/79 e 1981/82.

 

Fora da Bundesliga não há regras!

É importante frisar que a regra das estrelas existe apenas nas competições regulamentadas pela Bundesliga, ou seja, a primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão.

Recentemente, o clube Eintracht Braunschweig foi rebaixado para a 3. Fußball-Liga, terceira divisão do futebol alemão, e desta forma pode retornar ao seu escudo a estrela que representa o seu único título alemão, conquistado em 1967.

Confira as camisas, blusas e jaquetas do futebol alemão na Fut:

 

Gostou do nosso post sobre as regras das estrelas na camisa do futebol alemão? Esperamos que sim.

Aproveite e confira também nosso conteúdo sobre a “A história das camisas do Bayern de Munique| Histórias das camisas #02″

 

Deixe seu comentário!