É comum ver os jogadores adversários conversando e trocando camisas nos fins dos jogos de futebol no Brasil e no mundo todo. Mas você sabe como surgiu a troca de camisas no futebol? Este post vai te explicar como teve início essa curiosa história que hoje em dia envolve parceria, admiração e simbolismo no esporte.

A primeira notícia que se tem desse ato de respeito e cordialidade entre adversários vem de 1931, depois do jogo entre França e Inglaterra. Após a goleada por 5-2 e a primeira vitória dos franceses na história do confronto, os jogadores pediram as camisas dos ingleses como forma de levar um “troféu” para casa.

Só que, após essa vez, não há registros concretos que a prática de trocar camisas tenha se tornado frequente. Foi só na Copa de 1954, na Suíça, que a troca começou a ser feita mais vezes depois dos jogos.

 

Como surgiu a troca de camisas no futebol

como surgiu a troca de camisas no futebol Zidane e Riquelme

Zidane troca de camisa com Riquelme em sua despedida ao estádio Santiago Bernabéu como jogador do Real Madrid, em 2006

 

Assim, depois da Copa de 54, com o tempo, a troca de camisas começou a se tornar uma prática cada vez mais comum e, em 1966, no jogo entre Inglaterra e Argentina pela Copa do Mundo, aconteceu a primeira grande polêmica relacionada ao tema.

A história é curiosa. Ainda no primeiro tempo de jogo, o meia armador Antonio Rattin reclamou muito com o árbitro alemão Rudolf Kreitlein da violência dos jogadores ingleses. O juizão foi lá e simplesmente expulsou Rattin da partida. Inconformado, o argentino não quis sair de campo e ficou um bom tempo reclamando, até finalmente deixar o gramado.

No entanto, ao sair, passou pela bandeirinha de escanteio que tinha uma bandeira do Reino Unido e limpou suas mãos nela. A atitude do argentino revoltou os ingleses que estavam em campo e na arquibancada, o que deixou o resto do jogo tenso.

 

como surgiu a troca de camisas no futebol Cavani e Falcao

O atacante uruguaio Edinson Cavani, do PSG, troca de camisa com o atacante colombiano Falcao García, do Monaco

 

Mesmo com dez jogadores em campo, a Argentina conseguiu uma ótima atuação, mas acabou derrotada pelos ingleses por 1 a 0, com gol do centroavante Geoff Hurst, autor de um hat-trick na final daquela Copa vencida pela mesma Inglaterra com um 4 a 2 sobre a Alemanha.

No final do jogo, o lateral inglês George Cohen decidiu trocar a sua camisa com o argentino Mario Gonzalez, mas foi surpreendido com a intervenção do seu técnico, Alf Ramsey, que não permitiu a troca, alegando que os argentinos desrespeitaram a bandeira inglesa e seus torcedores no estádio.

como surgiu a troca de camisas no futebol história

A imagem foi eternizada por um fotógrafo que acompanhava o jogo e é até hoje um dos cliques mais famosos e curiosos sobre o tema.

 

Curiosidades e polêmicas na troca de camisas

A história de como surgiu a troca de camisas no futebol já é curiosa, mas ao longo do tempo várias vezes o ato acabou gerando histórias engraçadas.

Uma delas foi quando Pelé jogava no NY Cosmos, nos Estados Unidos. Reza a lenda que o roupeiro da equipe norte-americana separava, a cada jogo, cerca de 25 a 30 camisas do Rei, porque os adversários queriam trocar camisas exclusivamente com o camisa 10 brasileiro.

“Pelé era a atração principal, todos queriam trocar de camisa com ele, então começamos a levar cerca de 25 a 30 camisas dele para distribuir para a equipe adversária, caso contrário não conseguiríamos sair vivos do estádio”, recorda Gordon Bradley, um dos treinadores do Cosmos para o site da FIFA.

como surgiu a troca de camisas no futebol Pelé

O maior jogador de todos os tempos encerrou sua carreira no New York Cosmos, em 1977

 

Outra história, mas não engraçada e sim polêmica, foi quando o zagueiro holandês, Ronald Koeman, transformou a camisa de um jogador da Alemanha em papel higiênico. O lance totalmente inusitado aconteceu em 1988 e foi dividido em dois atos: o primeiro, quando a Holanda ganhou da Alemanha na casa dos rivais pela semifinal da Eurocopa.

O timaço que tinha Van Basten, Gullit e Rijkaard conquistou alguns dias depois desse jogo o maior título da história da Laranja Mecânica. Antes mesmo de erguer a taça, o segundo ato: Koeman antecipou-se na comemoração, pegou a camisa trocada com o meia alemão Olaf Thon no jogo da semi e a passou na bunda, em um gesto inconfundível.

como surgiu a troca de camisas no futebol Koeman

É difícil encontrar a fatídica imagem na internet

A provocação carrega décadas de história entre os dois países, que têm uma das maiores rivalidades do futebol.

 

Camisas Oficiais na Fut

A camisa representa um símbolo com muito peso no futebol e por isso é tão importante para a instituição, jogadores e torcedores. Você já tem o manto do clube? Se tem, por que não lançar mais um pra sua coleção? Caso não tenha, passou da hora de vestir a camisa!

Confira os uniformes oficiais de vários clubes do Brasil e do mundo na Fut!

 

Curtiu a história de como surgiu a troca de camisas no futebol? Então se liga que temos também um post que fala Como surgiu a personalização de camisas no Futebol. Clique no link e descubra como teve início mais essa tradição do nosso amado futebol

 

como surgiu a troca de camisas no futebol banner

Deixe seu comentário!