Fala, craque! Bora ter um assunto sério, hoje? Embora seja um papo que passe em branco, é mais do que necessário saber certinho como lavar as camisas de futebol.

Feita com tecidos e detalhes mais delicados, todo o vestuário merece atenção redobrada no momento em que se vai lavar as camisas de futebol.

Afinal, nenhum fanático por futebol quer perder uma camisa por não saber cuidar dela. Aliás, as camisas de futebol tem muita história para serem lavadas de qualquer jeito, né, não?!

A seguir, vamos te dar dicas de como lavar as camisas de futebol! Vamos lá?

Dicas de como lavar as camisas de futebol

O manto que veste o torcedor fanático deve ser tratado como uma divindade, concorda? Quem tem amor ao seu time e a sua coleção sempre reserva um dia específico para se dedicar à higienização correta do uniforme, até porque as camisas de futebol são muito delicadas e não podem ser lavadas de qualquer forma.

Lembre-se que as marcas e empresas que vendem desses produtos não costumam fazer a troca por conta de lavagem e manuseio incorreto por parte do colecionador. Mas se você seguir as dicas a seguir de como lavar as camisas de futebol seus mantos estarão sempre limpos como novos.

Separação:

Neste momento, você deve separar as camisas mais simples daquelas que possuem nome, número e/ou patrocínio, pois elas terão tratamento diferenciado na hora de lavar. Tente também se atentar às camisas que podem soltar tinta, porque se uma camisa branca entra em contato com as demais cores durante a lavagem, a chance de danificar e manchar seu manto é enorme e esse processo, por vezes, pode ser irreversível. Do mesmo modo, é ideal tomar cuidado redobrado com as camisas com estampa em dourado, porque muitas vezes elas podem esverdear quando em contato com sabão e ninguém quer que isso aconteça.

 

Lavagem:

Se tem uma coisa que eu sei que é unanimidade para todos que dão dicas sobre como lavar as camisas de futebol é: não lavar sua camisa na máquina, mesmo que a peça esteja extremamente suja ou com cheiro de suor. A maioria dos mantos oficiais é feita com fibras naturais de poliéster, um material resistente, mas ao mesmo tempo delicado que exige cuidados especiais na hora da lavagem.

De início, prepare um recipiente com água para deixar sua camisa de molho, podendo ser um balde, uma bacia ou até mesmo o tanque de roupas.

Produtos à base de álcool, alvejantes, cloro e entre outros, nunca devem entrar em contato com a sua camisa. Portanto, dê preferência ao detergente ou sabão líquido, seja ele neutro ou de coco, e, caso queira se certificar se o sabão é confiável, teste em uma pequena região da camisa para que não comprometa toda a peça.

como lavar as camisas de futebolCaso haja alguma sujeira específica, coloque uma quantidade de sabão sobre a região e esfregue-a com as mãos ou uma escova macia, utilizando movimentos suaves até que a mancha se desfaça por completo. Se for necessário, opte por um removedor de manchas de sua confiança.

Você pode deixar a peça descansar por 10-15 minutos e jamais deixe de molho por muito tempo, pois o excesso pode agredir as fibras do tecido, tornando-o fraco e sem vida útil.

Por fim, segure a camisa com as mãos e faça movimentos de emergir e submergir dentro d’água, para que o processo se torne mais eficaz.

Enxague:

Com a camisa em mãos, ligue a torneira e coloque a peça debaixo d’água. Abra a peça com movimentos suaves e certifique-se de que todo o sabão seja removido. Você pode repetir o procedimento quantas vezes for necessário.

Evite torcer a camisa com muita força, para que a personalização não seja danificada. Usar amaciante de roupas fica a seu critério, mas caso seu sabão seja aromatizado, é bem provável que não haja necessidade de qualquer outro produto com cheiro. De qualquer modo, antes de usar o produto teste em uma pequena região da peça para que não comprometa todo o manto.

Secagem:

Se sua intenção é colocar seu manto no sol para secar, você fez uma péssima escolha! O sol não traz benefício algum para o tecido, muito pelo contrário, ele pode desbotar a camisa, ressecar as estampas e até mesmo manchar a peça. A melhor opção é deixá-la em um local arejado e coberto, sempre pendurada por um cabide para que não fique marcada no meio. Todavia garanta que o espaço seja bastante ventilado e que a peça não esteja muito molhada, para não arriscar perder a camisa para fungos e mofo.

como lavar as camisas de futebol

Na hora de secar o seu traje, evite o auxílio de máquinas centrífugas que podem distorcer o produto e danificar as estampas. Caso decida usar, coloque as camisas não personalizadas por baixo e muito bem distribuídas. O ideal é que não estejam muito amassadas ou em grande quantidade. Já as camisas com nome, número e patrocínio devem ser colocadas por cima e serem enroladas, para que a personalização fique esticada.

Cuidado com a personalização 

Um dos principais cuidados na hora de entender como lavar as camisas de futebol, é por conta da personalização. Eternizar o seu nome ou do seu ídolo na camisa é especial, mas necessita de cuidados. Uma dica muito importante para preservar a cor e a escrita é levar os uniformes do lado avesso.

como lavar as camisas de futebol

Alerta para quem não lava as camisas corretamente

Grandes fabricantes de camisas como Reebok, Adidas, Puma, entre outras, não realizam a troca do produto quando identificados erros de lavagem. Ou seja, quando você não faz direito a lavagem, você corre o risco de ficar sem a camisa do seu time.

Vamos combinar que não custa tirar um tempinho e se dispor a cuidar mais dessas camisas que possuem tanta história, né?!

 

Curtiu essas dicas? Não esqueça que a sua nova camisa do seu time do coração está lá na Loja da Fut.

 

E se estiver a fim de ler mais dicas, se liga nesse texto: Dicas de como conservar camisa de futebol

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!