Fala meus Fanáticos! Chegamos com mais uma das Lendas do Futebol pra vocês. Quem aí conhece Dennis Bergkamp? Também chamado de “The Iceman” o jogador é conhecido por sua impressionante técnica  e frieza dentro de campo, além de ser uma das maiores jogadores da seleção holandesa de todos os tempos.

Dennis Bergkamp

Nascido em Amsterdam, em 10 de maio de 1969, Dennis Nicolaas Maria Bergkamp, é de uma família de classe trabalhadora da Holanda. O pai de Bergkamp era um eletricista e jogador de futebol amador que amava tanto o esporte que nomeou seu filho em homenagem ao atleta escocês Denis Law, ídolo do Manchester United.

Carreira

O craque atuou por três grandes times da Europa, além de sua seleção, com passagens marcantes por todas as equipes. Além de seu talento para o futebol Dennis Bergkamp também ficou conhecido pelo seu pavor de voar, fobia que foi decisiva para as escolhas do jogador durante a carreira.

Vamos conhecer uma pouco mais sobre a história de Bergkamp no futebol:

Ajax

Bergkamp começou cedo no futebol atuando pelas categorias de base do Ajax em 1981. Aos 17 anos, em 1986, o jovem atleta foi promovido para o time principal por Johan Cruyff. O maior jogador da história da seleção holandesa, então técnico do Ajax, promoveu Dennis Bergkamp para o time principal vendo o futuro brilhante do jovem atleta.

Após 4 gols na temporada de estreia pelo clube, Dennis Bergkamp encantou com jogadas incríveis pelos campos holandeses e de toda a Europa. Três vezes artilheiro da liga nacional, o jogador dividiu o título com Romário, ídolo brasileiro que atuava pelo PSV Heindover, em 1991 com 29 gols marcados na temporada para cada um.

Em 1992, Dennis Bergkamp se tornou mundialmente conhecido no futebol com o primeiro título do Ajax pela Copa da Uefa. Com o reconhecimento, vindo também pelas atuações do jogador por sua seleção, o atleta começou a ser sondado por grandes clubes da Europa como Milan e Barcelona (que tinha Johan Cruyff como técnico na época).

Mas o clube que fechou contrato com o atacante foi a Internazzionale.

Inter de Milão

Em uma entrevista em 2011, Bergkamp comentou sobre a escolha da Internazionale como time após sua passagem pelo Ajax: “Eu sempre tive a vontade de atuar na Itália. Não quis ir ao Milan porque lá já tinha Gullit, van Basten e Rijkaard. Fiquei entre Juventus e Inter e escolhi o time de Milão confiando nas pessoas que me contrataram”.

O jogador estreou pelo clube italiano em agosto de 1993, mas Dennis Bergkamp não conseguiu se adaptar bem ao esquema defensivo do técnico Osvaldo Bagnoli. O terceiro colocado no prêmio da Bola de Ouro de 1992, e segundo em 1993, marcou apenas oito vezes pelo campeonato nacional, sendo apenas três deles com a bola rolando, os outros cinco gols foram de pênalti. Bagnoli foi demitido pela má fase do clube e Gianpieiro Marini tomou o lugar garantindo a permanência da Inter de MIlão na primeira divisão, mas com um amargo 13° colocação na tabela, a pior campanha do clube em toda a história.

Apesar disso a Inter se saiu bem em competições internacionais, conquistando o título da Copa da Uefa de 1993/94. Bergkamp também se saiu melhor pelos Nerazzurri na competição europeia marcando 18 gols, alguns deles fundamentais para a classificação do clube na competição até a final.

Infelizmente em 1994, quando se esperava mais de Dennis Bergkamp graças ao seu bom desempenho pela seleção holandesa na Copa do Mundo, o atleta se apagou em uma temporada de rendimento muito baixo. A imprensa italiana não perdoou o jogador que chegou a Inter com status de craque, mas que não rendeu como o esperado com a camisa azul e preta.

Nos bastidores do clube o clima para Bergkamp também não era dos melhores, o jogador que sempre teve medo de avião, voltou da Copa de 94 com uma verdadeira fobia de voar o que dificultava para o clube que precisou fazer uma logística gigante para contar com o jogador que passou a viajar somente por meio terrestre, quando não era possível a equipe, simplesmente, não podia contar com um de seus melhores jogadores.

Até que Dennis recebeu uma proposta da Inglaterra que, apesar de ser abaixo do que o jogador realmente valia, tinha a promessa de que Bergkamp não precisaria mais voar para jogar.

Arsenal

Dennis Bergkamp

Dennis Bergkamp foi chegou ao seu auge atuando pelos Gunners, foram 11 temporadas e 120 gols. Junto com seu companheiro de equipe, Thierry Henry, Bergkamp fez com que a equipe do Arsenal disputasse com o Manchester United a soberania no futebol inglês entre as décadas de 1990 e 2000

Títulos do Arsenal entre 1995 e 2006 com Dennis Bergkamp:

Premier League 3 1997/98, 2001/02 e 2003/04
Copa da Inglaterra 4 1997/98, 2001/02, 2002/03 e 2004/05
Supercopa da Inglaterra 3 1988, 2002 e 2004

Na terra da Rainha Bergkamp foi apelidado pela torcida de “The Iceman” (o homem de gelo) devido a sua incrível frieza e concentração em campo, além de não demonstrar quase nenhuma emoção ao comemorar seus gols.

Em sua última partida como profissional, em 22 de julho de 2006, Dennis Bergkamp disputou o jogo de inauguração do Emirates Estádium, novo estádio dos Gunners. O jogo foi entre Arsenal e Ajax e contou com a participação de ídolos da história dos dois clubes. O clube inglês venceu a partida por 2X1 e assim terminou o último jogo da carreira de um dos maiores ídolos da história não só dos dois clubes, como também da seleção holandesa.

Seleção

Dennis Bergkamp

Após a precoce queda da seleção holandesa nas oitavas de final na Copa do Mundo de 1990, Dennis Bergkamp chegou como uma forma de renovar a Oranje. Com 22 anos de idade Bergkamp, junto com grandes ídolos como Van Basten, Ruud Gullit e Frank Rijkaard, foi semifinalista da Eurocopa de 1992 com direito a três gols de Dennis na competição.

Ainda atuando pela Internazzionale em 1994, jornais contam que Bergkamp precisou ser medicado para conseguir fazer a viagem de avião até os Estados Unidos devido ao seu medo de voar. Durante a Copa o jogador marcou 3 gols, mas a Laranja Mecânica de Bergkamp foi parada nas quartas de final, pela seleção brasileira que conquistou seu Tetracampeonato mundial em 1994.

Já na Copa da França de 1998 Bergkamp chegou mais experiente, atuando pelos Gunners o jogador estava em seu auge, conquistando tudo na Inglaterra. Mas infelizmente para o atleta, felizmente pra nós, mais uma vez a seleção holandesa não conseguiu passar pelo Brasil e foi eliminada nas semifinais.

A última chance de Bergkamp conquistar um título com sua seleção foi na Eurocopa de 2000, que foi sediada pela Holanda. Só que mais uma vez a Holanda ficou apenas no quase, foi eliminada nos pênaltis pela Itália nas semifinais do torneio.

Mesmo não tendo conseguido conquistar títulos com a sua seleção, Bergkamp ainda é um dos maiores artilheiros da história com 79 partidas disputadas com a camisa da Laranja Mecânica e 37 gols marcados nos dez anos que defendeu seu país (1990-2000).

Atualmente

Apesar de falar várias vezes que não cogitaria ser técnico de futebol, principalmente devido ao seu medo de avião. Desde 2019 Dennis Bergkamp é, atualmente, o técnico adjunto da equipe sub-21 do Almere City.

Destaques da Carreira

Um dos dribles mais famosos da carreira de Bergkamp como jogador, com certeza foi esse do vídeo abaixo. Em que ele faz o famoso “drible da vaca” ou “meia lua”, mas fica de costas com a bola enganando o jogador que chega para tentar marcar.

Confira o drible em câmera lenta e por vários ângulos no vídeo:

Prêmios individuais: Além de entrar para o time “FIFA 100”, premiação que foi dada pela FIFA para alguns jogadores durante as comemorações de 100 anos da entidade, Dennis Bergkmp também conquistou vários títulos durante sua carreira. Confira alguns abaixo:

Prêmios individuais

Revelação do Futebol Neerlandês do Ano 1990
Futebolista Neerlandês do Ano 1991 e 1992
Equipe da Euro 1992
Bola de Ouro Vice-campeão em 1993 e terceiro colocado em 1993
Melhor Marcador do Ano da IFFHS no Mundo 1992
Melhor Jogador do Ano da FIFA Terceiro colocado em 1993 e 1997
Equipe do Ano PFA da Premier League 1997/98
Futebol Inglês do Ano da PFA 1997/98
Futebolista Inglês do Ano pela FWA 1997/98
Seleção da Copa do Mundo FIFA 1998
Objetivo da Premier League da temporada 1997/98 E 2001/02
Maior Assistente da Premier League 1998/99
Jogador do mês da Premier League 08/1997, 09/1997, 03/2002 e 02/2004
Hall da Fama do Futebol Inglês 2007

Legado:

O amor pelo futebol claramente é de família para os Bergkamp. A paixão passada pelo pai de Dennis foi passada a diante e chegou também seu filho e dois de seus sobrinhos que também carregam o nome Bergkamp nos gramados.

Roland Bergkamp não teve o mesmo sucesso do tio no futebol, o jogador começou sua carreira no mesmo ano em que Dennis Bergkamp parou de jogar. Passou por vários clubes da Inglaterra e da Holanda e encerrou sua carreira em 2020

Dylan Bergkamp é outro sobrinho de Dennis, mas esse ainda está começando no futebol. O jogador começou no futebol em 2017, e atualmente joga a quarta divisão do futebol holandês.

Mitchel Bergkamp começou cedo no futebol, o filho de Dennis nasceu em 1998 e jogou pelas categorias de base do Almere City de 2011 até 2020. Em 2021 o jogador vai atuar pela equipe sub-23 do FC Watford da Holanda. Vamos ver se a Holanda terá mais um Bergkamp defendendo sua seleção.

E ai? Gostou de conhecer a história de Dennis Bergkamp? SE você lembrou de mais algum jogador que merece entrar para o nosso plantel de “Lendas do Futebol” comenta aí.

E se você gosta de saber mais sobre os grandes jogadores da história, veja também:

Dener: o fenômeno que teve uma breve trajetória no futebol

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!