É meus fanáticos, mais uma vez vamos ver Brasil x Argentina em uma final. Agora pela Copa América, com as duas seleções fazendo um campeonato impecável. De um lado, Neymar, jogando o fino,  e do outro, Messi com o seu futebol de outro planeta.

Para aquecer a grande final, resolvemos levantar o histórico do clássico com jogos marcantes, números, goleadores e muito mais sobre Brasil x Argentina, o superclássico das Américas.

Agora sem muita enrolação, bora lá, fanático?

107 anos de Brasil X Argentina

Brasil x Argentina

A história do clássico começa muito antes das seleções, vem das origens dos descobrimentos de Brasil e Argentina, onde a “rixa” entre portugueses e espanhóis eram sobre os territórios na América do Sul. Isso, por consequência refletiu na cultura e por consequência, no nosso amado futebol.

O primeiro jogo oficial entre seleções aconteceu em 20 de setembro de 1914, no estádio Geba, marcando a vitória por 3 x 0 dos argentinos. Um momento em que a seleção do Brasil engatinhava comparado a supremacia de Uruguai e Argentina.

O jogador que se destacou naquela partida foi Carlos Izaguirre, marcando dois gols e colocando a Argentina como primeira vencedora do superclássico.

 

Números entre Brasil X Argentina

BELO HORIZONTE, BRAZIL – NOVEMBER 10: Dani Alves #4 of Brazil and Messi #10 of Argentina battle for the ball during a match between Brazil and Argentina as part 2018 FIFA World Cup Russia Qualifier at Mineirao stadium on November 10, 2016 in Belo Horizonte, Brazil. (Photo by Pedro Vilela/Getty Images)

Nos mais de 100 anos de rivalidade, muitos jogos marcantes aconteceram. Estes são os números de cada país até o presente momento.

Gols oficiais

Brasil 165 gols
Argentina 158 Gols

 Vitórias

Brasil 43 Vitórias (40,6%)
Argentina 38 vitórias (35,8%)
Empates 25 (23,6%)

 Principais artilheiros do Clássico

Pelé 8 Gols
Emílio Baldonedo 6 gols
Messi, Norberto Méndez e Ronaldo 5 Gols
Rivaldo 4 Gols
 Números retirados do site: OGol

Maiores goleadas

Brasil x Argentina

A maior goleada no clássico foi em 1940, quando os Hermanos mandaram 6×1 no Brasil. Até hoje, é a maior goleada entre as duas seleções. Carlos Izaguirre, ídolo do River,  foi o destaque da partida anotando três gols.

Agora, pra não puxar muito a sardinha dos nossos vizinhos, vamos mostrar aqui aquela goleada que dói até hoje nos argentinos. O singelo 4×1 na final da Copa das Confederações de 2005, onde o nosso Didico deitou e rolou com dois gols marcados.

 

Top 5 jogos marcantes

O Adm do Blog resolveu selecionar Top 5 jogos marcantes entre Brasil x Argentina. Alguns bem felizes para a nossa seleção canarinho, e outras, nem tanto assim. Vamos a lista?

 

5- BRASIL 3 X 1 ARGENTINA – 1982

No dia 02 de julho de 1982, o Brasil ganhou de 3×1 da Argentina, pela segunda fase da Copa do Mundo. Gols: Zico, Serginho e Júnior. Ramon Diaz descontou para a Argentina.

Veja ao vídeo dos melhores momentos na voz inesquecível de Luciano do Valle.

 

 

 

 

4- BRASIL 3 X 4 ARGENTINA – 2012

O jogo que o Messi deitou no Brasil, fazendo três gols e ganhando a partida amistosa em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

 

3- BRASIL 2 X 2 ARGENTINA ( 4X2)

O dia que Argentina conheceu o Didico. Um dos jogos mais incriveis de todos os tempos.

 

 

 

2- BRASIL 0 X 1 ARGENTINA – 1990

Talvez tenha sido a derrota mais sofrida para os brasileiros. No dia 24 de junho de 1990, a nossa seleção se despedia da Copa após perder por 1 x 0 para os Hermanos. Gol de Caniggia, em jogada espetacular de Maradona.

 

1- BRASIL 4 X 1 ARGENTINA – 2005

A maior goleada do Brasil deve estar no nosso topo. Em 2005, na final da Copa das Confederações o Imperador mostrou para o mundo a sua força e fez dois naquele jogo emblemático. Gols:  Adriano (2), Kaká e Ronaldinho Gaúcho. Aimar descontou para os hermanos.

 

É sobre isso!

Finalizamos nosso Raio-X historico de Brasil x Argentina.  O que acharam? Estão ansiosos para a decisão? Comenta aqui no nosso post.

Aproveite para conhecer a maior variedade de camisas de seleções aqui na Fut!

Veja também: Eurocopa: a história da segunda maior competição entre seleções

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!