Salve meu fanático! Conta aí, você também tá enlouquecendo com essa janela de transferências? Pra galera aqui, a maior bomba de todas foi ver o Messi dar adeus ao Barcelona, parece inacreditável. Pensando nisso, resolvemos montar uma lista de jogadores de um clube só. 10 dos mais famosos atletas que defenderam apenas um escudo, além de sua seleção, em toda a carreira.

Jogadores de um clube só

Os jogadores de futebol costumam passar por diferentes clubes durante a sua carreira, mas alguns atletas fogem a essa regra. Jogadores de um clube só, costumam fazer história e se tornar parte da história de seus clubes.

É legal ver o romantismo entre o clube e o jogador, que a cada dia está mais raro.  Mas enfim, vamos a lista com 10 nomes de jogadores que atuaram por um único clube em toda a carreira.

1 – Paolo Maldini

Vamos começar com uma tradição de família. O jogador Paolo Maldini defendeu o Milan desde a base, a partir de 1978, e durante toda a sua carreira profissional de 1984 até sua aposentadoria em 2009. Maldini conquistou 26 títulos pelo clube, além de vários prêmios individuais, o jogador é considerado um dos maiores zagueiros de todos os tempos.

jogadores de um clube só

A camisa 3, usada por Paolo Maldini durante boa parte de sua carreira, foi aposentada quando o jogador se despediu dos gramados e só poderá voltar a ser usada caso alguém de sua família venha atuar pela equipe como profissional, como algum de seus filhos Christian e Daniel Maldini. Além dos filhos, o pai de Paolo, o também jogador Cesare Maldini, também defendeu o Milan durante toda a sua carreira de 1952 até 1967.

2 – Franco Baresi

Baresi é mais um ídolo do Milan e mais um no hall de jogadores de um clube só. O ex-atleta entrou no time ainda na base em 1974, aos 14 anos, e em 1977 foi promovido ao clube principal e lá ficou até o fim de sua carreira,  em 1997. Baresi, ao lado de Maldini, é considerado um dos maiores zagueiros da história do clube com 21 títulos conquistados pela equipe.

Mantos do Milan disponíveis na Fut, confira.

3 – Francesco Totti

Para a torcida da Roma esse sem dúvida nenhuma, é o maior jogador de sua história. Totti não conquistou muitos títulos pelo clube como os outros jogadores de um clube só. Foram 25 anos de carreira e apenas 5 taças. Mas para a torcida o que importa é que ele não abandonou o clube, recusando inclusive o convite do Real Madrid na época dos Galácticos.

O jogador atuou na base da Roma de 1989 até 1992 quando foi promovido para a equipe principal onde ficou até sua aposentadoria em 2017. Totti foi eleito o melhor jogador italiano cinco vezes, além de ser o atleta da Roma com mais jogos e com mais gols da história do clube.

4 – Lev Yashin

Continuando a lista de jogadores de um clube só, temos Lev Yashin. O goleiro que ficou conhecido como “Aranha-Negra” nasceu na União Soviética em 1929 e atuou no Dínamo Moscou entre 1949 e 1970.

Yashin conquistou 8 títulos pelo Dínamo Moscou e é o único goleiro a ganhar a Bola de Ouro da France Football, em 1963. O ex-atleta faleceu em 1990 aos 60 anos de idade.

5 – Nilton Santos

Hora de colocar um jogador brasileiro nessa lista, e esse aqui até ajudou o Brasil a conquistar os dois primeiros títulos da Copa em 1958 e 1962. Nilton Santos é mais um da lista de jogadores de um clube só, ao ser lateral-esquerdo do Botafogo por 24 anos, entre 1948 e 1964. O atleta revolucionou a função de lateral-esquerdo ao ser o primeiro a avançar ao ataque e foi eleito pela Fifa o melhor da posição na história.

O jogador foi apelidado de “Enciclopédia do Futebol” pelos seus conhecimentos sobre futebol e é, até hoje, o jogador que mais atuou com a camisa do Botafogo. Devido a sua importância na história do Fogão, após sua morte aos 88 anos em 2013, a prefeitura do Rio de Janeiro mudou o nome do estádio em que o Botafogo manda seus jogos de Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) para Estádio Olímpico Nilton Santos.

Tem manto em homenagem ao ídolo Nilton Santos aqui no site da Fut, confira.

6 – Ryan Giggs

Também tem ídolo do futebol inglês na nossa lista de jogadores de um clube só. Ryan Giggs jogou de 1987 até 1990 na base do Manchester United, quando subiu para a equipe profissional onde ficou até sua aposentadoria em 2014.

Giggs é o jogador mais premiado do futebol inglês, além de recordista de jogos pelo Manchester United. O jogador tem mais de 900 jogos com a camisa dos Red Devils e 35 títulos pela equipe. Além de Giggs, tem mais dois jogadores que só jogaram no United e que são considerados entre os maiores da história do clube, Paul Scholes que jogou pela equipe entre 1994 e 2013, e Gary Neville que fez toda sua carreira no United entre 1991 e 2011.

Confira os mantos do United disponíveis no site da Fut.

7 – Carles Puyol

Continuando a nossa lista de jogadores de um clube só, agora vamos falar de um clube espanhol. Ver o Puyol na zaga do Barcelona faz parte das melhores lembranças dos torcedores Blaugranas. O jogador que começou na base do clube em 1995, foi promovido para a equipe principal em 1999 e ficou no clube até sua aposentadoria em 2014.

Puyol foi um dos líderes de uma das fases mais vitoriosas do Barça que tinha vários jogadores formados na base da equipe. O jogador conquistou 23 títulos pelo clube e é considerado uma das maiores lendas da história da equipe.

8 – Thomas Muller

O único atleta da lista de jogadores de um clube só que ainda está em atividade, Thomas Muller. O jogador que foi formado na equipe de base do Bayern de Munique e foi promovido a equipe principal em 2008. Muller tem contrato com o Bayern até junho de 2023.

Enquanto a gente espera o ano de 2023 pra ver se ele vai continuar fazendo parte dessa lista, confira as camisas do Bayern disponíveis na Fut.

9 – Marcos

Perto do fim da lista de jogadores de um clube só temos uma reviravolta. O ídolo palmeirense não foi formado nas categorias de base do time como os outros atletas, mas sua carreira profissional foi toda no verdão, então tá valendo.

Antes de se tornar “São Marcos” para a torcida Alviverde, o jogador chegou no clube aos 20 anos, em 1992, para ser o terceiro goleiro. Além de defesas inesquecíveis e decisivas para a conquistas de títulos na história do time, o ex-goleiro fez história quando recusou a oferta do Arsenal e ficou no clube para disputar a série B, mesmo tendo sido o titular na campanha do penta em 2002. O goleiro Marcos ficou no Verdão até sua aposentadoria em 2012, com 532 jogos disputados sendo o sétimo jogador que mais atuou com a camisa do Palmeiras.

Confira os mantos do Verdão disponíveis no site da Fut.

10 – Rogério Ceni

Pra encerrar a nossa lista temos mais um goleiro brasileiro na lista de jogadores de um clube só. Ceni também começou a carreira em outro clube, mas toda sua carreira profissional foi no São Paulo, então ele também entra pra nossa lista.

jogadores de um clube só

Além das grandes defesas que fez pelo clube, Ceni também tem gols marcantes em sua carreira de goleiro artilheiro. Rogério chegou ao clube em 1990 e só saiu quando aposentou as luvas em 2015. O ex-goleiro é conhecido como o jogador que mais atuou por um mesmo clube na história com 1237 jogos na carreira, além de ser o maior goleiro artilheiro do futebol mundial com 131 gols marcados em sua carreira.

Confira os mantos do São Paulo disponíveis aqui na Fut.

A nossa lista de jogadores de um clube só chegou ao fim, mas eu tenho certeza que você conhece mais algum atleta que fez carreira em um único time. Comenta aí outros jogadores que se encaixem nesse quesito e quem sabe a gente faz uma parte 2.


Veja também: Mantos sagrados: 10 camisas eternizadas pelo futebol

 

Confira as principais camisas de futebol aqui na Fut

 

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!