Nos últimos anos o basquete vem ganhando destaque e crescendo consideravelmente no Brasil. Com isso, mais admiradores do esporte estão começando a surgir. Hoje é normal encontrar pessoas jogando nas quadras, ruas e ginásios.
Para praticar da melhor forma, é preciso entender que os materiais esportivos são específicos e tem finalidades bem definidas. No texto de hoje vamos tirar a dúvida de muitas pessoas que jogam ou querem iniciar no esporte: bolas de basquete, como escolher?

Vamos ajudar você a escolher a sua bola para que você possa mostrar todo seu repertório e mandar aquele Fast Break no seu adversário.

Ambiente Indoor x Outdoor

Os modelos de bolas de basquete variam muito pelo ambiente. Quadras fechadas, de madeira e solos sintéticos são consideradas ambientes internos (indoor). Já quadras de chão mais irregulares são consideradas como ambientes externos (Outdoor), por exemplo: uma rua ou uma quadra de bairro.

Em ambientes internos (indoor), é recomendado bolas de couro verdadeiro. Neste tipo de piso, são confortáveis e tem boa aderência. É o tipo usado na NBA e nas principais ligas de basquete do mundo. Uma dica para este tipo de material: o segredo da bola de couro é amaciá-la antes do uso para que facilite o uso regular. Vale lembrar que não é recomendado utiliza-la em ambiente externo, visto que o couro se deteriora mais facilmente em terrenos irregulares.

 

Os ambientes externos (outdoor) são os locais mais praticados, principalmente pela galera do Street (basquete de rua). Nessas quadras, as bolas de borracha são mais aptas ao local, pois possuem maior resistência e o grip (firmeza) da bola tem maior durabilidade.

Caso queira jogar nos dois ambientes, bolas de couro sintéticos são um meio termo para qualquer terreno.
Dica: Para manter a bola com uma durabilidade maior, mantenha ela sempre calibrada e use a escova sempre quando necessário.

Tamanho das bolas de basquete, como escolher?

Bolas de basquete, como escolher?

Existe uma diferença entre o tamanho das bolas para homens, mulheres e infantil. Para homens de 12 anos ou mais, as bolas ideais são do tamanho 7 com 74,9 cm de circunferência, pesando entre 567 e 624 gramas. As bolas do tamanho 6 são para mulheres de 12 anos ou mais, normalmente elas pesam 566 gramas e possuem 72,3 cm de circunferência, medidas usadas nas ligas femininas. Bolas de 1 a 5 são recomendadas às crianças, conforme a faixa etária.

Bolas de basquete, como escolher de acordo com a idade:
Bola 1 – A partir dos 3 anos.
Bola 3 – De 4 a 6 anos
Bola 5 – De 7 a 12 anos de idade
Bola 6 – Para mulheres a partir de 12 anos
Bola 7 – Para Homens a partir de 12 anos
Fonte: Globo.com

Agora que ajudamos sobre o tamanho e local certo para cada tipo de bola, se liga em alguns modelos de bolas de basquete disponíveis na Fut, escolhe a sua e se joga no basquete. Aproveite as dicas e garanta a sua!

Veja também: Como jogar basquete? Saiba tudo sobre o esporte

Dá uma olhada nesses modelos disponíveis na Fut:

Bolas de basquete, como escolher

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!