É, essa rodada foi dolorosa para todo brasileiro. Infelizmente, o nosso hexa foi adiado. A rodada teve outros jogos marcantes, como os donos da casa que por pouco mandaram o Modrić e companhia para casa. Confira os momentos marcantes da Copa na Rússia: quartas de final.

 

França e Uruguai

A boa defesa uruguaia não foi capaz de parar o ataque francês. Em um jogo inspirado, Griezmann foi eleito o melhor jogador da partida, dando uma assistência e marcando um gol no jogo.

A seleção Uruguaia ditou o ritmo nos primeiros minutos, porém, foi a França teve obteve controle na maior parte da disputa. Em um lance de bola parada no final do 1º tempo, Griezmann cruzou na área e Varane desviou de cabeça, matando totalmente o goleiro Muslera.

No 2º tempo, o controle do jogo dos franceses se manteve, apesar de uma leve pressão uruguaia. Aos 15 minutos do 2º Tempo, Griezmann chutou de fora da área e Muslera, que até o momento estava fazendo uma Copa segura, levou um frango histórico.

No resumo da partida, a seleção francesa mostrou ter um elenco mais qualificado. Mesmo a ótima defesa do Uruguai não foi suficiente para o time celeste. A ausência do artilheiro Cavani teve consequências, prejudicando até mesmo o desempenho de Suárez na partida.

 

Brasil e Bélgica

O jogo entre Brasil e Bélgica foi o placar mais inesperado, mas ainda assim, compreensível. A seleção canarinho estava em uma crescente no torneio, e a defesa brasileira de longe era a melhor da Copa. A falta de Casemiro no meio de campo fez a diferença neste setor.

O primeiro gol da Bélgica saiu em um escanteio, onde Fernandinho desviou e marcou contra. Pouco após, em uma bola que Paulinho não matou a jogada, Lukaku atravessou o meio de campo até tocar para De Bruyne, que acertou um belo chute e marcou o segundo gol da equipe belga.

No segundo tempo, Tite fez substituições: Paulinho saiu para a entrada de Renato Augusto e Willian para a entrada de Firmino. Apesar do gol de Renato Augusto, a seleção perdeu muitas oportunidades e o jogo acabou 2×1 para seleção Belga.

Para muitos analistas de futebol, a convocação precisava ser mais confiável. Apesar de Tite ser quase unânime, apostar em jogadores que não estavam 100% foi arriscado. Durante o torneio a seleção sentiu isto, como a falta de Danilo na lateral e as contusões de Marcelo e Douglas Costa. Ainda sobre a convocação, foi notável que nem todas as peças de reposição foram à altura.

Outro ponto muito questionado é imaturidade do ataque. A seleção teve umas das defesas mais sólidas da Copa, porém, a juventude do ataque sentiu o peso de uma Copa do Mundo. Gabriel Jesus, que indiscutivelmente é um dos melhores atacantes do planeta, não fez um único gol no torneio.

 

Inglaterra e Suécia

A seleção inglesa fez uma das melhores partidas na Copa. Um jogo seguro e com um ataque veloz, coisa que nunca se via na Inglaterra de anos anteriores. Mas alguns hábitos nunca mudam, como a famosa bola na área. Os dois gols da Inglaterra saíram de cruzamentos.

O primeiro gol foi aos 30’ do 1º tempo, um escanteio onde o zagueiro Maguire sobe mais que todo mundo e empurra a bola para rede.

Com o domínio do jogo, o segundo gol era questão de tempo. Aos 14’ do segundo saiu o segundo gol inglês. Em uma bola cruzada, Lingard manda na cabeça de Dele Alli, que sobe sozinho e marca o segundo gol da vitória inglesa.

Vale destacar a atuação do goleiro Pickford, que teve atuação segura e até aqui se consolida como um dos melhores goleiros da Copa.

Croácia e Rússia

Para fechar às quartas de final, não tinha como ter menos emoção. Um jogo de quatro gols que foi decidido nas penalidades. Mas vamos aos detalhes do jogão entre Croácia e os donos da casa.

Aos 31’ do primeiro tempo, com um lindo chute de Cheryshev, a Rússia abriu o placar. Só que oito minutos depois, Mandzukic foi ao fundo pela esquerda e cruzou para Kramaric fazer o gol de empate dos croatas.

O jogo foi para a prorrogação, que aliás, foi um teste para cardíaco. Aos 11’ da prorrogação o zagueiro Vida fez o segundo da Croácia. Mas na segunda etapa do tempo extra, o brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes empatou e levou o jogo para os pênaltis.

Nos pênaltis, os russos perderam duas cobranças. Ao errar um dos pênaltio, Mario Fernandez foi de herói à vilão na mesma partida. Os croatas irão enfrentar os ingleses para uma vaga na final do mundial.

Craque da rodada

O meia atacante Hazard foi o craque das quartas de final. O craque do Chelsea conduziu a vitória belga contra o Brasil. No jogo de sexta-feira, o lateral Fagner passou apuros com a velocidade e dribles do jogador belga.

 

O que esperar da semi?

As semifinais da Copa do Mundo estão aí. Com exceção da França, poucos imaginavam que algumas destas seleções chegariam. O chaveamento do lado da Inglaterra e Croácia foi relativamente mais “tranquilo”. Porém, é necessário ressaltar que os elencos dessas seleções possuem um planejamento e tem toda capacidade de levantar o troféu mais importante do futebol.

O jogo entre Bélgica e França será a maior atração das semifinais. A famosa geração belga que todos dizem apareceu. Fez uma campanha consistente, apesar de um quase tropeço em cima do Japão, faz frente à altura com a equipe francesa.

Os franceses talvez sejam os favoritos. Por serem vices campeões da Euro e contar com jogadores que vem fazendo a diferença em quase todos os jogos. Apostam em um time veloz e com entrosamento no toque de bola.

Vale lembrar que ao final desta Copa, podemos ter um novo campeão (Croácia ou Bélgica) ou então um novo bicampeão (França ou Inglaterra). Além disso, já é certo que será uma final inédita no torneio, já que nenhuma dessas seleções se enfrentaram em finais.

Resumindo: as duas partidas estão em aberto, e não será nenhuma surpresa uma destas equipes na final. Mas queremos saber, qual será a final da Copa 2018? Deixe nos comentários sua opinião.

Veja também: Copa do Mundo: Os uniformes mais “diferentes” de todos os mundiais

 

APROVEITE AS OFERTAS DO LIQUIDA COPA  

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!