Tá demais! Com jogos acirrados e algumas decepções, já podemos dizer que favoritos e coadjuvantes começaram a se definir. A primeira rodada da Copa não foi como os brasileiros imaginavam, mas ainda assim cheia de surpresas. Segue o jogo: vamos listar quais foram os momentos marcantes na Copa da Rússia nesta primeira rodada do mundial. Bora?

Gols importantes

Achou que as favoritas iam ter facilidade? Achou errado! Os jogos estão sendo definidos com gols “salvadores”.

Uruguai e Egito foi um jogo amarrado, com o gol da vitória uruguaia saindo aos 43 minutos do segundo tempo, boa cabeçada do zagueiro Giménez.

 

Portugal e Espanha foi um jogaço. O hat-trick de CR7 no empate por 3×3 foi mais que importante, foi sensacional! Uma falta bem cobrada aos 42 do segundo tempo salvou Portugal da derrota. Conseguiu até mesmo “ofuscar” a excelente atuação de Diego Costa, autor de 2 gols.


(Transmissão do SporTV)

 

Talvez o gol mais importante até o momento aconteceu no jogo entre México e Alemanha. A seleção mexicana venceu os atuais campeões por 1×0 em um contra-ataque preciso e gol de Hirving Lozano. Comoção total dos mexicanos, sendo talvez a vitória mais importante de todas as Copas.

(Transmissão do SporTV)

 

Noite inspirada também para o atacante inglês Harry Kane. O jogador fez dois gols na vitória por 2×1 em cima Tunísia. O segundo gol foi sofrido: saiu nos acréscimos, dando os três pontos para os ingleses.

(Melhores momentos)

 

Zebras e decepções

Lionel Messi após desperdiçar cobrança de pênalti contra a Islândia – Carl Recine/Reuters

 

Nesta primeira rodada aconteceram alguns resultados difíceis de prever, porém, quem se arriscou no bolão se deu bem. Alemanha, Brasil e Argentina não convenceram, com atuações apagadas e proposta de jogo irregular.

A Argentina jogou contra a Islândia, partida difícil para os hermanos. Com atuação apagada de Messi, não conseguiram a vitória e o jogo ficou 1×1. O destaque negativo fica por conta do fraco sistema defensivo, que provavelmente irá passar alguns apuros até o fim da Copa.

Outro resultado que ninguém esperava era o empate entre Brasil e Suíça. A seleção canarinho vinha como extrema favorita. O destaque negativo dos brasileiros foi a ansiedade, somado com a falta de experiência de alguns jogadores que não conseguiram render o esperado.

A maior decepção da rodada com certeza está na conta da Alemanha. Ninguém imaginou uma derrota logo na primeira partida. A desorganização em campo e o espaço entre as linhas de defesa contribuíram para que a seleção mexicana saísse rápido nos contra-ataques.

O tal do VAR (Árbitro de vídeo)

Quem está roubando a cena é o recurso do árbitro de vídeo (VAR). No jogo entre França e Austrália, o lance do pênalti foi decidido pela tecnologia, como também no jogo do Peru e Dinamarca, bola em que o Cueva (PER) não converteu.

A ausência do VAR também gera polêmica. No jogo entre Brasil e Suíçam a arbitragem não usou a tecnologia na origem do gol suíço, gerando grande polêmica entre a CBF e FIFA. Não esquecemos também do possível pênalti não marcado em Gabriel Jesus.

O craque da rodada

O destaque sem dúvidas foi o português Cristiano Ronaldo. O craque marcou três vezes no empate contra a Espanha. Todos os lances do jogo passaram pelos seus pés, até mesmo a falta salvadora, onde o jogador sofreu a infração em cima do zagueiro Piqué.

Seleção da rodada

A seleção destaque foi a Bélgica. A equipe implantou o seu jogo em cima do Panamá e fez valer seu favoritismo. O principal jogador foi o atacante Lukaku, com dois gols. De toda forma, o coletivo e padrão tático foram primordiais.

Não atrás destacamos a Rússia. A anfitriã fez valer seu mando de jogo e ganhou com sobras da Seleção Saudita.

Curiosidades e estatísticas

É fácil afirmar que até o momento a Copa está sendo decidida na bola parada. Foram nove pênaltis e sete convertidos, sendo que a Copa no Brasil foram 13 cobranças no mundial inteiro.

A média de gols nos primeiros jogos foram 2,37 por jogo. A seleção que mais balançou a rede foi a Rússia, aplicando a goleada de 5 a 0 na Arábia Saudita.

• Bola parada: A primeira rodada da Copa já superou a quantidade gols de falta da Copa de 2014.

• O mexicano Rafa Marques foi para a sua quinta Copa do Mundo, entrando no time de Antonio Carbajal (México) e Lothar Matthäus (Alemanha).

• A Maior posse de bola foi da Argentina: 73%.

• O jogador mais faltoso foi Golovin (Rússia): 7 faltas.

• Chuveirinho: A Alemanha foi quem mais cruzou, 32 cruzamentos.

• A Seleção com mais cartões amarelos foi o Panamá com 5.

• Jogador que mais driblou: Messi, 7 dribles.

• Artilheiro: Cristiano Ronaldo com três gols.

• Uruguai foi o única seleção sul-americana a vencer na estreia.
Dados: Globo Esporte

Opinião da Fut

LARS BARON – FIFA/FIFA VIA GETTY IMAGENS

A primeira rodada foi um pouco diferente do previsto. Seleções favoritas tiveram dificuldades acima do esperado em seus jogos, com muita marcação e lances no contra-ataque.

Em uma primeira fase de três partidas é mais que necessário conseguir pontuar. O que decidiu a maioria dos jogos foi a bola parada. Lances de escanteio, faltas e pênaltis estão fazendo a diferença nesta Copa, muito por conta do uso do arbitro de vídeo.
Seleções como a Argentina não podem jogar apenas pela lateral do campo e buscar apenas uma referência, ainda que Messi seja um dos melhores do mundo.

Na nossa opinião faltou mais calma nos principais jogos. Sabemos que isso é Copa do Mundo, mas é preciso colocar a bola no chão e fazer o jogo rolar.

Camisas da Rodada

A anfitriã aplicou uma goleada de respeito no seu primeiro jogo. Confira a camisa aqui! 
Com um jogo impecável em cima da Alemanha, os mexicanos fizeram história e ficaram na nossa segunda posição. Confira a camisa aqui! 
Os belgas mostraram para que vieram à Copa do Mundo. Apesar de não ter um título no currículo, desponta entre as favoritas. Confira a camisa aqui! 

 

 

A segunda rodada começou ontem com o jogo entre Rússia e Egito. Vamos guardar mais detalhes para os marcantes momentos da semana que vem. Mas já podemos dizer: muita emoção vem por aí.
Vejam também: Torça com estilo para nossa seleção sem gastar muito.

 

ENTRE NO CLIMA DA COPA COM A FUTFANATICS!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!