Não sei se você já conhece, viu ou usou uma tornozeleira. O estagiário mesmo disse que usou muito quando era adolescente e jogava futebol no Corintians de Presidente Venceslau lá pelo final dos anos 90 e início dos 2000. Mas pra ele era mais uma questão de estilo e moda futebolística da época. Sim, usar tornozeleira já foi moda no futebol, mas você sabe realmente para que serve tornozeleira?

Seja no futebol, na caminhada, corrida ou em qualquer outra atividade física, a tornozeleira vai muito além de um acessório e você vai saber o porquê neste post. Continue com a gente e descubra.

 

Para que serve tornozeleira ortopédica? Conheça suas Vantagens e Benefícios

para que serve tornozeleira

Ahh, o esporte. Tão bom e gostoso de praticar, mas às vezes deixa marcas no nosso corpo, como as lesões. Quem nunca foi jogar um vôlei, um basquete, treinar na academia ou correr e ficou com dor no tornozelo depois? É muito comum, pois a articulação participa ativamente dos movimentos corporais.

Aí que entra o uso da tornozeleira ortopédica, porque ela é um equipamento que ajuda a prevenir as dores e até lesões.

Mas, um alerta! Mesmo sendo um equipamento mais simples, é recomendado a consulta a um especialista antes de começar a usar.

Agora confira para que serve tornozeleira ortopédica e suas vantagens:

  • Proteger a articulação do tornozelo;
  • Manter uma compressão ou o tornozelo aquecido, minimizando dores causadas por baixas temperaturas;
  • Evitar deslocamentos e lesões;
  • Melhorar a coordenação muscular;
  • Imobilizar o tornozelo (nesse caso, mais em tratamentos de recuperação de lesão).

 

Quando usar tornozeleira ortopédica?

Para cada situação ou finalidade é recomendado um tipo de tornozeleira, pois ela age tanto para prevenir lesões como de forma terapêutica, ajudando na recuperação.

Então, ela deve ser usada quando você precisa:

  • Dar estabilidade para os tornozelos quando estão fracos ou machucados;
  • Prevenir torções no pé;
  • Quando tem algum tipo de problema que cause o comprometimento da articulação;
  • Recuperar lesões como contusões e entorses;
  • Imobilizar o tornozelo após uma cirurgia para evitar complicações no pós-operatório e acelerar o processo de recomposição dos tecidos.

Lembrando que o uso da tornozeleira ortopédica deve ser complementar a outras formas de tratamento, como: controle motorfortalecimento muscular e exercícios de propriocepção, que estimulam o equilíbrio corporal.

 

Como a tornozeleira age na articulação?

para que serve tornozeleira articulacao

Para promover a estabilidade dita acima, o equipamento mantem a articulação do tornozelo estável, dando segurança nas passadas porque ele abraça o tornozelo, impedindo que aconteçam desvios que forcem as estruturas ou promovam desequilíbrio.

Ela ajuda também a evitar lesões porque mantém a regularidade e coordenação dos movimentos, evitando também a sobrecarga.

Na recuperação de lesões leves e até em casos mais graves, a tornozeleira permite que as estruturas não sejam sobrecarregadas, assim o tecido consegue se recompor e cicatrizar adequadamente.

 

Como usar tornozeleira?

O recomendado é que a tornozeleira faça uma compressão sem exagero para não causar inchaços nem interferir na circulação sanguínea. Ou seja, não pode ser também muito apertada.

O tempo de utilização vai de acordo com a necessidade de cada um. Mas é bom evitar o uso contínuo e permanente para que não haja nenhuma adaptação neuromuscular, porque no caso de um processo de reabilitação o bom é que o próprio corpo e as estruturas articulares, como músculos, tendões ou ligamentos, consigam promover a estabilidade necessária para a articulação. Por isso, novamente é fundamental consultar um especialista.

Outro cuidado é não usar a tornozeleira em cima de feridas abertas.

 

Quais são os tipos de tornozeleira?

A tornozeleira é equipamento muito completo que traz benefícios quando bem escolhido e usado.

Mas cada situação exige uma necessidade diferente e por isso existem diversos modelos de tornozeleira para cada tipo de caso. Eles variam em formato e tecnologia para cada resultado e logo abaixo estão alguns tipos do equipamento disponíveis na Fut:

 

Tornozeleira elástica

Calçada como se fosse uma meia, a tornozeleira elástica tem uma abertura na ponta dos pés e no calcanhar. Esse modelo é o mais comum e é muito utilizado para a atividade física, porque ajuda a prevenir lesões e exerce a compressão na articulação.

 

Tornozeleira elástica em oito

Uma faixa envolve o peito do pé e o tornozelo. Mesmo simples, ajuda na estabilização da articulação e é indicada para tratar e prevenir pequenas entorses, bursite e tendinite.

 

Tornozeleira Neoprene

O formato da tornozeleira Neoprene é muito parecido com a elástica. A diferença é que além de exercer compressão ela também é térmica. Sua indicação é para o tratamento e prevenção de edemas causados por entorses, tendinite, artrite reumatoide e bursite.

 

Confira as opções de tornozeleiras ortopédicas da Fut

Agora que você já sabe para que serve tornozeleira e como usá-la, confira os modelos disponíveis em nosso site.

Deixe seu comentário!