Fala Fanático! Bora falar de moda? Opa, do esporte da moda! O Beach Tennis já se transformou em uma febre no Brasil. Em muitos locais, mesmo que distantes da praia, é possível encontrar muitos praticantes do esporte. Mas você, sabe quais são as regras do Beach Tennis?

Criado na província italiana de Ravennana em 1987, o Beach Tennis começou a crescer e se profissionalizar apenas em 1996. No Brasil, o Beach Tennis passou a ser praticado em 2008. Desde então, milhões de pessoas já deram suas raquetadas.

A mistura do tênis de quadra, o famoso frescobol e o badminton resultou no esporte do momento. Atualmente, o Beach Tennis é regulado pela ITF (International Tennis Federation) e conta com circuito mundial. Por aqui, diversos torneios são organizados pela CBT (Confederação Brasileira de Tenis).

Regras do Beach Tennis: Esporte do momento
Divulgação/Agência Brasil

Regras do Beach Tennis

As regras do Beach Tennis são basicamente a mistura dos esportes que influenciaram sua criação, junto com o vôlei de praia. Diferentemente do tênis de quadra ou do tênis de mesa, onde a bola pode quicar uma vez na quadra ou na mesa adversária, a regra do Beach Tennis não permite esse quique.

A bolinha, sempre deve estar no ar, e o ponto é consolidado finalizado quando a bola quica dentro da quadra adversária, quando o oponente rebate a bolinha na rede ou rebate a bolinha para fora do espaço delimitado.

Tamanho da quadra

Nas regras do Beach Tennis existem dois tamanhos distintos para as quadras. De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, nas partidas de simples, jogada por duas pessoas em lados opostos da rede, a quadra mede 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Já nas quadras em partidas de duplas a medida é de 16 metros de largura por 8 metros de comprimento.

As linhas são marcadas através de uma fita, parecida com o que é visto nos esportes de praia, como vôlei de praia e beach soccer. A fita mede 2,5 centímetros e 5,0 centímetros de largura, exceto as linhas de base que poderão ter entre 5,0 cm e 10,0 cm de largura. As linhas nas extremidades da quadra são chamadas de linhas de base e as linhas nas laterais da quadra são chamadas de margem ou laterais.

Rede

De acordo com as regras do Beach Tennis, a rede deve ter exatamente 1,7 metros de altura. As redes do Beach Tennis se assemelham as redes do tênis de quadra, evitando que a bolinha atravesse por entre os buracos da rede. Então, atenção: Não utilize redes de vôlei de praia.

Bolinha

As bolas de Beach Tennis são, digamos, mais murchas do que as bolas de tênis convencionais. De acordo com as normas da ITF (International Tennis Federation), elas são despressurizadas em 50% na comparação com as usadas no tênis de quadra. A ITF avalia e indica essas bolas, chamadas pela Federação como ‘Stage 2’.

Nas regras do Beach Tennis, a bolinha também conta com uma coloração diferente, para facilitar a visualização em locais com grande exposição de luz. Metade da bolinha é pintada de laranja, facilitando a vida dos atletas e expectadores.

Confira o Kit Bolas de Beach Tennis Penalty XXII aqui na Fut!

Bola de Beach Tennis

Pontuação

A pontuação, nas regras do Beach Tennis, segue o tênis de quadra. A diferença principal é não ter vantagem em caso de empate no game. A pontuação, segundo a CBT, são as seguintes:

– “Love” ou zero – Nenhum ponto

– “15” – Primeiro ponto

– “30” – Segundo ponto

– “40” – Terceiro ponto

– “Game” – Quarto ponto

Exceto que, se cada equipe ganhou três pontos cada, a pontuação é “iguais” e um ponto de decisão deve ser jogado. O time que vencer o ponto decisivo vence o “game”.

Os sets são divididos de duas formas: simples e longos. No simples, a contagem é a mesma do tênis de quadra. Quem fizer primeiro 6 games, leva o set. Em caso de empate em 5×5, o sete vai para quem abrir 7×5. Se nenhum dos oponentes abrir a vantagem de dois sets, no caso 6×6, o set se define com um tie-break de 7 pontos. No caso dos sets longos, as regras do Beach Tennis dizem que a definição vem da mesma forma. Em caso de 7×7, o set vai a 9. Em empate em 8×8, o tie-break decide.

O jogo é definido em melhor de três sets, quem vencer dois leva a vitória.

Saque

O sacador, diferentemente do tênis tradicional, pode escolher onde sacar, andando sempre atrás da linha de fundo. O saque, pode ser feito por cima ou por baixo. A única exceção ocorre em partidas de duplas mistas, onde o homem obrigatoriamente saca por baixo.

A cada game deve ser trocado o sacador. Nas partidas de duplas, existe uma rotação, sendo que o sacador de uma determinada dupla nunca pode ter serviço de forma consecutiva.

E aí, está por dentro do Beach Tennis? Confira aqui na Fut os melhores produtos de Beach Tennis do mercado. Raquetes, bolas, raqueteiras e muito mais.

Leia também: Dicas de raquetes de Beach Tennis

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!