Fala meus fanáticos colorados e simpatizantes do gigante da Beira-rio, tudo certo? Hoje o conteúdo é destinado a vocês. E para começar, queremos saber: vocês lembram do Inter campeão Mundial? É, já faz alguns anos, exatamente 15 anos atrás.

Mas estamos aqui para relembrar como foi a trajetória do time até o Mundial de Clubes, como foi o jogo conta o Barcelona, e claro, vamos falar do que a gente realmente entende: camisa de futebol. Vamos falar sobre aquele manto que consagrou o mundo de vermelho e branco.

Então, Bora lá?

Internacional na libertadores 2006

Para chegar Yokohama, o time colorado teve uma trajetória de sucesso na competição. Liderada pelo técnico Abel Braga, e dentro de campo pelo eterno ídolo, Fernandão, a equipe colorada entrou no grupo 6, no qual enfrentaria: Nacional (URU), Pumas (MEX) e Unión Maracaibo (VEN).

O Inter começou a Libertadores empatando com o Unión Maracaibo, da Venezuela com o placar de 1×1, deixando escapar a liderança do grupo. Mas vence o Nacional, em jogo espetacular e também o Puma no México, colocando o time do Beira-rio na liderança do grupo.

No dia 18 de abril de 2006, no beira-rio o Inter goleia o clube venezuelano por 4×0 e se classifica para às oitavas da competição.

Até chegar à final, Inter enfrentou: Nacional (URU) nas oitavas; LDU (EQU) nas quartas e Libertad nas semifinais. Enfim, a grande final com atual campeão mundial, o São Paulo.

Chegou a hora de saber quem era o dono da América: de um lado um time cascudo, muito entrosado e já acostumado com títulos, do outro, uma equipe experiente que tinha a liderança de um eterno ídolo e na frente, um jovem Rafael Sobis.

No primeiro jogo, no Morumbi, o clube gaúcho fez uma partida excepcional, vencendo o tricolor por 2×1. Na volta, no Beira-rio tomado de vermelho e branco, o Internacional segurou o empate por 1×1 e conquista pela primeira vez em sua história a América.

 

Feito histórico, agora era em busca do maior título da história do clube: campeonato mundial de Clubes. Mas antes, vamos falar da ascensão de um jogador que foi fundamental para o campeonato. Vamos lá?

Prazer, Alexandre Pato

Foto: Divulgação/Internacional.

O jovem jogador da cidade de Pato Branco (RS), apontou para o futebol com apenas 16 anos, se destacando no Campeonato Brasileiro Sub-20, sendo artilheiro com sete gols e se consagrando campeão, em cima do maior rival, Grêmio.

O jogador fez a sua estreia como profissional (com apenas 16 anos) no dia 23 de novembro de 2006, contra o Palmeiras no Parque Antártica. Com apenas um minuto de jogo, Pato fez seu primeiro gol como profissional. Um jogo que ficou 4×1 para o time colorado.

Com um inicio de carreira estrondoso, Abel relaciona o promissor atleta para pré-lista de 30 inscritos para o Mundial no Japão. Bom, contamos um pouco do começo do jogador para que você possa entender, quem foi Alexandre Pato no Mundial de Clubes.

 

Mundial de clubes 2006

Enfim, chegou à competição mais aguardada pela torcida colorada. O torneio aconteceu dos dias 10 a 17 de dezembro, tendo 17 gols marcados em todo campeonato.

Equipes

Confederação   Equipe  Classificação     
CONMEBOL Internacional Campeão da Copa Libertadores da América de 2006
UEFA Barcelona Campeão da Liga dos Campeões da UEFA de 2005-06
AFC Jeonbuk Motors Campeão da Liga dos Campeões da AFC de 2006
CAF Al-Ahly Campeão da Liga dos Campeões da CAF de 2006
CONCACAF América Campeão da Copa dos Campeões da CONCACAF 2006
OFC Auckland City FC Campeão da Liga dos Campeões da OFC de 2005-06

 

A estreia do clube foi contra o time egípcio do Al-Ahly. Foi uma partida dura, com um placar apertado por 2×1, com gols do prodígio Alexandre Pato e outro grande craque do clube, Luís Adriano.

Confira os melhores momento do jogo

Bom, agora vocês entenderam porque fizemos uma parte especialmente para o Alexandre Pato. O craque tinha apenas 16 anos, uma aposta de Abel para aquele mundial, e o menino foi decisivo nas semifinais, marcando o primeiro gol do jogo, se apresentando em diversas jogadas e responsável pelo lance que eternizou aquela partida: as embaixadinhas de ombro e um lindo domínio.

 

Barcelona e Internacional

Chegou o momento: Inter e Barcelona. O temido Barcelona, do Ronaldinho, melhor jogador do Mundo. O clube Catalão encantava o planeta, era mágico ver aquela equipe, liderada pelo bruxo. Além da genialidade de Deco, Iniesta e companhia.

O time do Inter campeão mundial

Inter campeão mundial

Yokohama, 17/12/2006 – Lance da partida entre as equipes do Internacional, do Brasil e Barcelona, da Espanha valida pela final do Mundial Interclubes da FIFA, no Estadio Internacional de Yokohama. FOTO: JEFFERSON BERNARDES/VIPCOMM

 

Para a final contra o Barcelona o Abel não poderia contar com o Hidalgo que estava machucado, então para suprir a lateral-esquerda, escalou Rubens Cardoso para a posição. Com isso, o time titular para aquela partida era a seguinte: Clemer no gol; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Rubens, na defesa; Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Fernandão no meio; Pato e Iarley na frente.

Já o time catalão foi para aquela partida com Victor Valdes no gol; Zambrotta, Rafa Marquéz, Puyol e Van Bronckhorst, na defesa; Thiago Motta, Iniesta e Deco, no meio; e Ronaldinho, o atual melhor jogador do mundo.

Estádio Internacional de Yokohama

Foram 70 mil pessoas no estádio Internacional de Yokohama (palco da final da Copa do Mundo de 2002), sendo que a maioria dos torcedores que estavam naquele jogo queria ver Ronaldinho e companhia. Era um ambiente hostil para o time colorado, mas a pressão não transcendeu para a equipe. Pelo contrário, foi a motivação que precisavam para mostrar que aqueles jogadores, acima de tudo, amavam as cores do Internacional e queriam mostrar quem era o gigante da Beira-Rio.

O jogo

Inter campeão mundial

Foto: Ricardo Duarte

Assim como todos esperavam, o time do Barcelona quis colocar o seu ritmo de jogo, mas a defesa colorada estava bem postada e conseguiu neutralizar os pontos fortes do ataque do Barça, tanto que o R10 quase não apareceu no primeiro tempo. Fernandão deu o sangue e alma no meio campo colorado, dando trabalho para saída de bola dos catalães, e assim, o Inter foi se soltando e começando aos poucos a criar as suas oportunidades.

Yokohama, 17/12/2006 – Lance da partida entre as equipes do Internacional, do Brasil e Barcelona, da Espanha valida pela final do Mundial Interclubes da FIFA, no Estadio Internacional de Yokohama. FOTO: JEFFERSON BERNARDES/VIPCOMM

 

Aos 18 minutos do segundo tempo, o holandês, Van Bronckhorst exigiu do goleiro Clemer, com uma bela bola com curva. Ronaldinho tentou aproveitar o rebote, mas foi pela linha de fundo. Sem muita criatividade no meio campo catalão naquele jogo, as principais bolas eram lançamentos para linha de ataque.

No segundo tempo, seguia o Inter impecável no sistema defensivo e levando perigo ao time do Barça. Até que aos 23 do segundo tempo Fernandão sentiu cãibras na panturrilha e teve que ser substituído. E foi assim que a história do jogo mudou.

Para a saída do ídolo, Abel chamou o Gabiru. Teoricamente, Gabiru substituiu o Fernandão, mas quem ocupou o espaço no meio campo foi Iarley, o qual chamou a responsabilidade e fez surgir dali melhores jogadas para gol. Foi um GIGANTE naquela partida. E assim, aos 36 minutos do segundo tempo, Iarley na frente brigando por espaço encontra Gabiru, o predestinado substituto de Fernandão, recebe uma bola na entrada da área, domina e coloca no canto do goleiro Victor Valdes e faz o gol que fez a nação vermelho e branco tremer Porto Alegre.

O Barcelona ainda buscou o empate com boas jogadas de Deco e uma falta perigosa do Ronaldinho Gaúcho, mas não dava mais tempo, o planeta era vermelho e branco. Inter campeão Mundial!

 A camisa do Inter campeão mundial

Inter campeão mundial

Bom, a Fut é especializada em camisas de futebol, então, não tinha como a gente deixar de analisar o manto utilizado no título de 2006.

A Era Reebok dominando o futebol brasileiro, patrocinando diversas equipes, incluindo o campeão mundial.

O internacional jogou com a sua segunda camisa aquela partida, no tradicional manto branco. A camisa era em gola polo e contava com o escudo bordado nela, padrão utilizado pela marca na época.

E uma boa notícia para a torcida colorada: para celebrar a conquista do Inter campeão mundial, a Fut está com a camisa retrô daquela partida, do grande camisa 10 Iarley, um dos principais responsáveis pela conquista. Ah, nos modelos manga longa e curta. Clica no banner pra ver.

E para homenagear o título no Japão, a Adidas trouxe as referências daquela camisa para os moldes da atualidade e fez a nova camisa do Internacional de Porto Alegre uma releitura e homenagem aos 15 anos do título mais importante do clube.

Ah, elas estão disponíveis na Fut também. Para quem quiser conferir é só clicar no banner.

Bom, essa foi a história do Inter campeão mundial, a conquista Colorada mais importante. Esperamos de verdade ter agradado aos torcedores e se quiserem complementar com algum outro fato, é só deixar nos comentários.

Veja também: Camisas históricas de futebol: Brasileirão 2012

 

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!