Você sabe qual a história da mascote do seu time? E a história das mascotes de futebol como um todo? Eu vim contar a história desses símbolos que fazem parte do futebol, especialmente dos quatro grandes times paulistas.

Mascotes de futebol

As mascotes de futebol são símbolos para seus times, e cada clube conseguiu o seu por uma razão diferente que faz parte da história do time. Vem conhecer um pouco mais sobre as curiosas histórias que fizeram com que os quatro grandes times de São Paulo adotassem a mascote atual.

 

Palmeiras

Periquito

Oficialmente a mascote do Palmeiras é o periquito, criado em 1917 quando o clube ainda era Palestra Itália, o periquito se tornou a mascote porque o time passou a jogar todo de verde e também porque existiam muitos periquitos nos bosques do Parque Antarctica.

A mascote ganhou mais força entre torcedores e jornalistas esportivos nos anos 40, quando o clube mudou o nome de Palestra Itália para Palmeiras. O periquito é uma ave típica da Mata Atlântica, o que reforçou que o clube tinha orgulho de ser brasileiro em uma época que Itália e Brasil eram inimigos na Segunda Guerra Mundial.

mascotes de futebol

Crédito: verdão.net

Porco

O porco surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, quando os italianos que viviam no país sofreram com a repressão e com o preconceito sendo chamados, entre outros nomes, de “porcos”, a torcida palmeirense sofreu com a repressão por ser composta, majoritariamente, por imigrantes italianos e seus descentes.

O apelido se manteve entre os rivais, e já na década de 1980 a torcida do Verdão cansou de se sentir ofendida e em um jogo contra o Santos pelo Brasileiro de 1986, com gritos de “E dá-lhe Porco, e dá-lhe Porco, olê, olê, olê!”, incentivou os jogadores em campo. Em 2016 o clube adotou oficialmente o animal como mascote, o nome Porco Gobbato homenageia o diretor de marketing do Verdão da década de 80, João Roberto Gobbato, um dos primeiros a acreditar e entender de forma positiva a adoção do porco como uma das mascotes de futebol do Verdão.

Fonte: Palmeiras

Corinthians

Mosqueteiro

Em 1929 o Corinthians venceu seu primeiro jogo internacional, contra o Barracas da Argentina, o jogo terminou em 3 X 1, uma vitória de virada para a equipe paulista dentro do Parque São Jorge. No dia seguinte no impresso A Gazeta, o jornalista Thomaz Mazzoni destacou “a fibra de mosqueteiro” dos jogadores Corintianos.

Crédito: Gazetaesportiva.com

No mesmo ano A Gazeta criou mascotes para alguns times e atribuiu o Mosqueteiro para o Timão, o símbolo foi muito bem recebido pela torcida e dirigentes do clube que adotaram o Mosqueteiro como mascote definitivamente.

Fonte: Corinthians

Santos

Peixe/Marinheiro

O Peixe já era conhecido por este apelido desde a década de 1940 e, na época, usava o animal como mascote, mas um jornalista português propôs ao time adotar um marinheiro como símbolo devido a fragilidade do animal. O marinheiro, que foi chamado de Garboso, foi usado pelo clube até a década de 1950.

Baleia

Depois da década de 50 o cartunista Messias de Melo, do Jornal Gazeta Esportiva, desenhou uma baleia orca para o clube.  A orca foi adotada como mascote Alvinegro, mesmo sendo um mamífero marinho e não um peixe, por ser um animal temido nos mares.

Fonte: torcedores.com

São Paulo

Santo Paulo

Já a mascote do São Paulo é um velhinho muito simpático de barbas brancas chamado de Santo Paulo (para não ter confusão com o nome do clube). A mascote foi dada ao clube devido a cartuns publicados no jornal A Gazeta por volta dos anos de 1930 e 1940.

No final de 2020 o Tricolor apresentou uma nova mascote, o Diamantinho. O personagem homenageia o histórico atacante Leônidas da Silva, conhecido como Diamante Negro que jogou pelo clube entre 1942 e 1950.

Fonte: São Paulo

Gostou das histórias das mascotes dos quatro grandes times de São Paulo? Aproveita e comenta qual time merece ter a história da sua mascote contada por nós.

Se você gosta de saber sobre a história do futebol, dá uma olhada no post aqui do blog sobre os escudos dos times brasileiros.

Veja também: Explicando os escudos de futebol

Já que está conhecendo a história do futebol, clica no banner para dar uma olhada nos mantos retrôs disponíveis na Fut.

Confira abaixo os mantos dos quatros grandes clubes paulistas disponíveis na Fut.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!