Praticamente todos os clubes do Brasil e do mundo utilizam patrocínios em seus uniformes de futebol. Muitos times de menor expressão, apenas sobrevivem pela manutenção das marcas em suas camisas, lembrando até mesmo abadás de carnaval.  Algumas parcerias ,além de lucrativas, fizerem parte da história do clube, um relacionamento sério entre o time e seu patrocinador. A nossa redação quis reviver algumas dessas camisas que são lembradas pelos títulos e por um logotipo, no qual se tornaram um símbolo de uma geração. Bora lá fanático: confira os Patrocínios que marcaram a história do futebol brasileiro

Quem começou com essa história de patrocínio

Antes, vamos relembrar como como surgiu o patrocínio nas camisas de futebol. Isso foi em 1973, em um jogo do campeonato alemão onde o Eintracht Braunschweig entrou com logo da cervejaria Jägermeister estampado. Como era proibido o uso de propaganda, o clube retirou o escudo e usou a marca em seu lugar, burlando as regras da época e passando ileso de punições.

 

A estratégia foi tão bem-sucedida que, na mesma época, o Bayern de Munique se inspirou e estampou a marca da Adidas na sua camisa, parceiros até os dias atuais, a mais antiga entre um clube e um patrocinador. Nos anos 80, a FIFA liberou o patrocínio nas camisas dos clubes.

 

No Brasil, o primeiro clube a usar um patrocínio foi o Democrata de Sete lagoas-MG. Aconteceu em 1982, após o fim da proibição no Brasil. O clube estampou a marca do material esportivo Equipe, além do logo do banco Agrimisa.

Outro fato marcante nos patrocínios foram ‘monopólio’ de duas marcas: a Coca-Cola nos anos 80 e a Caixa Federal atualmente, patrocinando quase todos os clubes da série A e B.

História contada, aquecimento feito! Segue a lista:

 

Corinthians e Suvinil

Foi um contrato curto, mas que ficou eternizado na mente do torcedor Corinthiano. O período foi de 1995 a 1996, a marca de tinta estampou a camisa de um dos ídolos, Marcelinho Carioca.  Ganharam o Paulista daquele ano encima do Palmeiras, após ver o rival vencer consecutivamente a competição.

 

Fluminense e Unimed

Uma das parcerias de maior sucesso do futebol brasileiro. O projeto Flu e Unimed começou em 1999, após um período nebuloso com o time  chegando a disputar a série C do Brasileirão. Com a reformulação da gestão, o clube se reergueu e conseguiu conquistar três cariocas (2002, 2005 e 2012), uma Copa do Brasil (2007) e dois Brasileiros (2010 e 2012), além da Série C de 1999. A parceria acabou em 2016, totalizando 16 anos de parceria.

 

Flamengo e Petrobras

O primeiro contrato da empresa petrolífera com o Mengão foi em 1984 e durou 25 anos. Foi uma das parcerias mais duradouras do futebol brasileiro. A empresa estampou as marcas Lubrax de 1984 a 2006; e Cartões Petrobrás até 2009.

 

São Paulo e LG

A parceria entre o São Paulo e LG começou em 2001. Foi um período vitorioso, nos anos em que a marca patrocinou o clube ganhou: a Rio-São Paulo (2001), Paulista (2005), Libertadores (2005), Mundial (2005) e três Brasileiros seguidos (2006-2008). A parceria foi finalizada em 2010.

 

Vasco e SBT

A camisa do Vasco com o patrocínio da emissora foi usada apenas na final da Copa João Havelange em 2000, mas ficou marcada na história do clube. A ideia do patrocínio foi uma foi uma ‘vingança’. No primeiro jogo da final contra o São Caetano, um acidente em São Januário deixou 168 feridos. O então presidente Eurico Miranda, sentiu-se ofendido com a cobertura da Rede Globo. Como forma de manifestação, o clube colocou a logo do SBT, concorrente na TV aberta. Na final, o Vasco venceu o São Caetano e se consagrou campeão nacional naquele ano. O patrocínio foi estampado gratuitamente a mando de Eurico Miranda.

 

Palmeiras e Parmalat

Talvez seja a parceria mais famosa do futebol brasileiro. Foram anos de sucesso entre as duas instituições. Foi período mais vitorioso do clube, com a Parmalat no Palmeiras de 1993 até 1999, foram 11 títulos: três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, dois Torneios Rio-São Paulo, uma Copa dos Campeões da CBF, uma Mercosul e uma Copa Libertadores.

 

Bom, essas foram algumas das camisas de futebol com patrocinadores que fizeram história no Brasil. Existem inúmeras parcerias também de sucesso. Caso ache interessante citá-las, fique à vontade e deixe sua opinião nos comentários.

 

Veja também: Dicas de como conservar camisa de futebol

 

APROVEITE O COMEÇO DA TEMPORADA E GARANTA O MANTO DO SEU TIME DE CORAÇÃO AQUI NA FUT. CLIQUE NO BANNER 

 

Deixe seu comentário!