O basquete surgiu em 1891 no inverno da cidade de Massachussets. De lá para cá, muita coisa mudou: as regras se modificaram, grandes jogadores apareceram, nasceu a milionária NBA, bem como outras evoluções além da bola e a cesta.

O esporte começou a ganhar público entre os anos 1980 e 90 com surgimento do ícone Michael Jordan. O astro foi capaz de trazer o marketing para o mundo do basquete. Além disso, Jordan foi um dos primeiros jogadores a lançar tendências do basquete para a moda urbana.

A referência do jogador no mundo publicitário trouxe novamente a força e autoestima dos negros norte-americanos. O basquete se tornou presente nas ruas, chegando a ser considerado por muitos um quinto elemento da cultura Hip-hop.

 

Influenciadores

Cantora Rihanna

Todo jogador busca se destacar no estilo. O estouro de Jordan trouxe visibilidade para a NBA, de maneira que mais jogadores começaram a ser patrocinados pelas marcas, criando seus próprios modelos de tênis e linha de roupas.

Hoje, os jogadores buscam ser ícones dentro e fora das quadras. LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry são referências de moda no basquete. Esta influência reflete nas vendas de produtos exclusivos para os grandes astros do basquete. (Compre o tênis do Curry aqui Fut).

Com uma ousadia que transcende as quadras, Westbrook e Harden são outros que influenciam a moda nas suas redes sociais fazendo que mais adeptos do basquete se identifiquem com o estilo.  

A moda do basquete ganhou ainda mais força com a influência de famosos usando o estilo no dia a dia. Nomes como Rihanna, Miley Cyrus e Anitta popularizaram os modelos de regatas com o público feminino, fazendo que o estilo também seja um símbolo pop.

Futebol e basquete

(foto: reprodução/Instagram)

Futebol e basquete possuem uma relação muito forte, talvez por serem esportes que cresceram nas ruas. Ronaldinho Gaúcho, além de ser um grande amigo de Kobe Bryant, é um dos boleiros que aderiu o estilo basquete.

Recentemente Neymar postou em seu Instagram a camisa do Celtics autografada pelo armador Kyrie Irving. Messi também é outro que saiu nas redes sociais com a camisa do Bulls.

Vale lembrar também que LeBron James homenageou CR7, postando uma foto do gol de bicicleta do craque contra a Juventus.

 

Moda NBA

A tendência de uniformes esportivos sempre esteve em alta. Mas é necessário fazer algumas combinações para que os acessórios e regatas de basquete fiquem bem com seu estilo casual.

 

Estilo Basquete entre as mulheres

O público feminino está seguindo os modelos esportivos. As regatas de basquete e acessórios do esporte estão viraram tendência entre as ‘minas’.

As regatas normalmente possuem formas grandes, então acabam ficando mais larguinhas. Combine elas com shorts curtos e tênis. Calças jeans e pretas vão muito bem. Outra dica legal é combinar com acessórios, mas tome cuidado com o exagero.

 

Bonés NBA

Um dos acessórios mais usados pelos fãs são os bonés. Combinam muito bem com o lifestyle das ruas. Em momentos mais descontraídos podem ser uma ótima opção. Não abuse do uso, lembre que em lugares mais sociais não rola.

 

Jaquetas e moletons

Não existe nada mais urbano que o moletom. A combinação entre basquete e roupas de frio faz todo o sentido, principalmente quando unido à sua franquia favorita da NBA. Veja no link os modelos de jaquetas e moletons da NBA aqui na Fut!

Como usar tênis de basquete no seu estilo

Os tênis de basquete normalmente são mais altos para evitar lesões no tornozelo dos atletas. Com isso, fãs de basquete têm dúvidas em saber a maneira certa de usar.

Dicas:

  • Use calças com a barra para dentro do tênis. Fica bem legal.
  • Tênis cano alto fica bem com qualquer peça de roupa em cima: casacos, camisas, moletons e camisetas básicas. Dá um bom destaque.
  • Calças de moletom combina com tênis de basquete, além de ser uma ótima opção para os jogos em dias frios.

 

Regatas e Camisetas

Além de serem confortáveis e bem ventiladas, regatas da NBA são folgadinhas, não incomodam. Junto de calças ou bermudas largas ganham destaque, conversam com um estilo mais urbano citado neste texto.

Apesar das regatas serem bem legais, há momentos que precisamos abrir mão delas. As camisetas podem preencher esta lacuna por serem mais versáteis com a maior parte dos ambientes.

Os modelos com números e os modelos gametime são peças clássicas para fãs de basquete.  Há também os modelos licenciados com estampas de jogadores ou com escudos e mascotes das franquias. São boas opções para demonstrar admiração pela sua franquia favorita.

 

 

Em locais noturnos e mais sociais, peças discretas caem muito bem. Não irão chamar tanto a atenção, mas ao mesmo tempo vão manter o seu estilo esportista. Confira algumas opções abaixo.

 

A cada temporada, o basquete cresce ainda mais, seja o prestígio internacional da NBA ou a constante evolução da nossa NBB (Novo Basquete Brasil). Inevitavelmente, já é uma tendência na moda urbana. Esperamos que você tenha ficado por dentro de tudo que rola na linha de artigos esportivos e casuais nascida nas quadras americanas.

Veja também: Como aderir camisas de futebol no seu estilo do dia a dia

 

CONFIRA A NOSSA LINHA DE PRODUTOS DE BASQUETE AQUI

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!