Já se passou quase um mês do mundial. As lembranças do evento ainda estão frescas na memória de todos, gravadas na história do futebol. Para trazer um pouco de nostalgia aos fanáticos, vamos voltar a falar do torneio mais importante do planeta. A resenha de hoje é sobre os Patchs e Matchday nos uniformes em Copas do Mundo.

Os Patch e aplicações de Match Day são itens recentes no mundo futebolístico. Surgiram no no final dos anos 90 com o objetivo marcar lembrança dos torneios e partidas mais importantes da FIFA.

Primeiro Patch 1998 – França

A ideia ainda estava se formando na Copa da França. O Patch era apenas uma pequena menção à Copa do Mundo, aplicada na parte frontal, acima do peito. O idioma do texto variava dependendo da partida.

O Matchday também era apenas alguma ideia isolada. Foi utilizado somente pela França que a cada jogo bordava uma menção do adversário e data da partida, inseridas juntas ao escudo da seleção francesa.

2002- Coréia e Japão

No nosso penta, o Patch oficial começou a ser utilizado nas mangas. Sem um lado obrigatório, as seleções escolhiam em qual manga seria feita a aplicação. O patch era sempre na cor branca ou preta, variando conforme a cor do uniforme.

2006 – Alemanha: Patch Padrão

Na Alemanha, surge o padrão para os Patchs, sendo de uso obrigatório para todas as seleções, sempre colocado na manga direita. Desde então os patchs seguem este formato em torneios oficiais.

2010 – África do Sul

JOHANNESBURG, SOUTH AFRICA – JUNE 24: Andrea Pirlo of Italy looks on during the 2010 FIFA

Esta foi a primeira Copa em que o atual campeão utilizou um Patch especial. A Itália tinha em seu peito um patch que sinalizava a conquista do torneio em 2006.

Nesta edição, algumas seleções começaram a fazer uso do Match Day durante as partidas. Holanda e Portugal foram algumas destas poucas seleções.

2014- Brasil

Em 2014, todas seleções patrocinadas pela Adidas utilizavam o Matchday em suas camisas. A ideia já tinha sido introduzida pela marca na Eurocopa de 2012. Algumas seleções da Nike também faziam uso do Matchday.

2018 – Rússia

No último mundial, foram utilizados três tipos de patch: O oficial da Copa (Logo Oficial), “Living Football” (tema oficial da FIFA) e o Match Day (especificações da partida) em boa parte das seleções do torneio.

Patch oficial

O Patch vem na cor branca e traz a logo da Copa do Mundo. Foi aplicado na manga  direita.

“Living Football” da FIFA

Este patch foi aplicado ao lado esquerdo do uniforme. Na cor verde, traz a mensagem oficial da FIFA (Em português, vivendo o futebol), o qual é o tema da instituição.

Matchday

São as informações do confronto. Sempre é aplicado abaixo do escudo ou no meio da camisa. As informações mencionadas são: adversário, a cidade e a data em que a partida foi jogada. Para colecionadores de camisa, peças com essa aplicação são as famosas “galinhas dos ovos de ouro”.

 

Na FutFanatics você encontra os Patchs e Matchday de diversas camisas, eternizando os jogos marcantes da Copa do Mundo 2018.

Veja também: Momentos marcantes na Copa da Rússia: A grande final

CONFIRA TODOS OS PATCHS DAS CAMISAS DA COPA DO MUNDO

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!