A primeira edição da Copa do Mundo Feminina aconteceu em 1991 e a seleção brasileira feminina, assim como a masculina, esteve presente em todas as edições do torneio até agora. Pensando nisso, nós preparamos uma linha do tempo sobre a história da seleção feminina em Copas do Mundo.
Copa da China – 1991
Foram 12 países disputando o título da primeira edição da Copa do Mundo Feminina entre os dias 16 e 30 de novembro, o Brasil foi o único representante da América do Sul na competição.
A seleção brasileira feminina venceu o primeiro jogo por 1×0 sobre o Japão, mas perdeu os 2 jogos seguintes para Estados Unidos e Suécia e acabou não avançando para a 2ª fase da competição.
As americanas foram as campeãs da 1ª Copa do Mundo Feminina.
Copa da Suécia – 1995
Novamente como única representante da América do Sul, a seleção brasileira feminina caiu em um grupo difícil, com Alemanha, Suécia e Japão. As brasileiras até conseguiram uma vitória simples contra as donas da casa, mas as derrotas para Alemanha e Japão impediram a classificação para a 2ª fase do torneio.
Essa foi primeira participação em Copas do Mundo da brasileira Formiga, jogadora que participou de 7 edições durante a sua carreira, única atleta da história do futebol a participar de 7 Copas do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019)
A Noruega foi a segunda seleção a conquistar o título de campeã mundial.
Copa dos Estados Unidos – 1999
Nesta edição da Copa feminina passou a contar com 16 seleções, mas a seleção brasileira feminina continuou como único representante da América do Sul. As brasileiras estrearam com uma goleada de 7 X 1 sobre o México e venceu o 2º jogo contra a Itália por 2 X 0. Na 3ª rodada, um empate de 3 X 3 contra a Alemanha, foi suficiente para a inédita classificação para a segunda fase do torneio.
Nas quartas a nossa seleção venceu a Nigéria por 4 X 3 com um gol marcado na prorrogação. Na semifinal, a derrota para os Estados Unidos por 2 X 0 levou o Brasil para a disputa do 3º lugar. Nos pênaltis, depois de um empate sem gols no tempo normal contra a atual campeã na época, Noruega, a seleção brasileira feminina conquistou um lugar no pódio do mundial pela 1ª vez na história.
A jogadora brasileira Sissi foi a primeira brasileira artilheira de uma Copa do Mundo, ao lado da chinesa Sun Wen, ambas com sete gols. A camisa 10 ainda levou a Bola de Prata, como segunda melhor jogadora do Mundial
E as americanas conquistaram seu 2º título mundial.
Copa da China Estados Unidos – 2003
Essa Copa deveria ter acontecido na China, mas por causa de uma epidemia no país sede o evento teve que voltar para sua última sede, os Estados Unidos.
Mais uma vez com 16 seleções, as brasileiras e as Argentinas foram as representantes sul-americanas da Copa do Mundo. Nesta edição, uma nova geração de jogadoras fez sua primeira participação em Copas, atletas como Marta e Cristiane se juntaram a Formiga.
Na primeira fase o Brasil venceu duas partidas, contra Coreia do Sul e Noruega, e encerraram a primeira etapa do torneio com um empate contra a seleção francesa. Nas quartas de final, as Suecas venceram a seleção brasileira feminina por 2×1 e nos eliminaram da competição.
As Alemãs conquistaram seu 1º título mundial.
Copa da China – 2007
Agora sim na China, Brasil e Argentina foram novamente as representantes da América do Sul no torneio. A equipe da seleção brasileira feminina era especial, além do já conhecido talento das brasileiras, houve também uma mescla muito boa de experiência e entrosamento que foram muito importantes para os resultados apresentados durante a Copa.
Com 3 vitórias na primeira fase as brasileiras avançaram tranquilas e confiantes após vencer o primeiro jogo contra a Nova Zelândia por 5×0, o segundo jogo contra a China por 4×0 e mais uma vitória no último jogo da primeira fase por 1×0 sobre a seleção da Dinamarca . Nas quartas de final contra a Austrália o Brasil lidou com um jogo difícil, mas a seleção brasileira feminina conseguiu se classificar com o placar final de 3 X 2.
Já na semifinal, o Brasil tinha pela frente a poderosa seleção feminina americana. Mas a seleção brasileira em uma atuação inesquecível golearam as americanas por 4 X 0. Inclusive, foi um dos dois gols marcados nesse jogo pela nossa Rainha Marta que é até hoje, considerado um dos mais bonitos da história das Copas.
A grande final foi contra as atuais campeãs da época, as Alemãs, a derrota por 2 X 0 foi doída, mas o orgulho de ver aquelas mulheres fazendo história com a camisa da nossa seleção foi muito maior.
Mesmo com o segundo lugar, Marta foi eleita a artilheira da Copa com 7 gols, além do título de melhor jogadora do torneio. A Rainha começou a competição como a atual melhor do mundo, e o seu desempenho na Copa foi fundamental para a conquista do seu segundo título como melhor jogadora do planeta.
Copa da Alemanha – 2011
Dessa vez a Colômbia estreou na competição e foi a outra seleção classificada da América do Sul, junto com as brasileiras.
Novamente com 3 vitórias na primeira fase, 1 X 0 sobre a Austrália, 3 X 0 sobre a Noruega e o mesmo placar contra a Guiné Equatorial. Nas quartas de final, novamente uma disputa contra as americanas, em um jogo pegado e bem difícil ficamos no 1 X 1 no tempo normal, na prorrogação o placar evoluiu para 2 X 2, mas na disputa de pênaltis as americanas levaram a melhor e avançaram para a final.
Na final contra as Japonesas novamente a disputa foi para os pênaltis, mas dessa vez as americanas perderam e o Japão foi o último campeão inédito da Copa do Mundo Feminina.
Copa do Canadá – 2015
Essa foi a primeira edição da Copa do Mundo Feminina com 24 seleções, e também a primeira com 3 representantes da América do Sul, Brasil, Colômbia e Equador.
Mais uma vez, a seleção brasileira feminina passou tranquila pela primeira fase com três vitórias sem sofrer gols, os placares foram 2 X 0 sobre a Coréia do Sul, 1 X 0 sobre a Espanha e o mesmo placar final contra a Costa Rica. Mas nas oitavas a seleção brasileira foi superada pela Austrália por 1 X 0.
A final foi mais uma vez entre Japão e Estados Unidos, mas dessa vez as americanas levaram a melhor e conquistaram o seu terceiro título mundial.
Copa da França – 2019
A 8ª edição da Copa do Mundo Feminina contou com Brasil, Argentina e Chile como representantes da América do Sul. Essa edição também foi a de maior repercussão mundial até o momento, todos os jogos foram transmitidos ao vivo para 1.12 Bilhões de pessoas e entrou para a história como o mundial mais assistido da história.
Na primeira fase do torneio o Brasil estreou vencendo a Jamaica por 3 X 0, já no jogo contra as Australianas nós começamos vencendo a partida, mas elas conseguiram virar e o jogo terminou em 3 X 2 para a Austrália. No 3º jogo da primeira fase, contra a Itália, foi um gol de pênalti da Marta que garantiu não só a classificação brasileira para as oitavas, como também à nossa camisa 10 o título de maior artilheira da história das Copas do Mundo.
Nas oitavas de final enfrentamos as Francesas, o Brasil começou perdendo a partida, mas conseguimos empatar e levar o jogo para a prorrogação. A seleção da França marcou no tempo extra e venceu o jogo por 2 X 1, adiando mais uma vez o tão sonhado título mundial.
Holandesas e Americanas disputaram a final do torneio que terminou em 2 X 0 para os estados Unidos que conquistou o tetra em Copas do Mundo.
Copa da Austrália e Nova Zelândia – 2023
E já que estamos em preparação para a próxima edição do torneio que acontece entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023. É bom você saber que pela primeira vez serão 32 seleções disputando o título e também que Brasil, Colômbia e Argentina são as representantes Sul-Americanas.
Nossa Rainha Marta, vai para sua 5ª Copa do Mundo tentar, mais uma vez, trazer esse título inédito para o Brasil. Na primeira fase o Brasil enfrenta França, Jamaica e Panamá para avançar na competição em busca do troféu.
Seleção Brasileira Feminina
A técnica da seleção brasileira feminina é a Sueca Pia Sundhage que já convocou as guerreiras que vão em busca do primeiro título mundial feminino. Se liga nas convocadas:
Quer saber um pouco mais sobre a história da Rainha do futebol? Confira aqui!
Aproveite o Mês do Futebol e garanta tudo para o seu futebol aqui na loja dos Fanáticos e Fanáticas por futebol.
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!