A Copa do Mundo 2023 já começou e a seleção feminina convocada pela técnica Pia Sundhage estreou com uma super vitória por 4 X 0 sobre a seleção do Panamá, iniciando muito bem o caminho em busca da nossa primeira estrela. Mas você ainda não conhece as atletas que fazem parte da nossa seleção?
Calma que eu fiz a boa pra você e preparei um conteúdo legal pra ficar sabendo quem são as atletas que compõem a delegação da seleção brasileira de futebol feminino.
Seleção feminina
Confira as convocadas para a Copa do Mundo Feminina de 2023:
Começando com as goleiras temos a mais experiente dentre elas.
A goleira Bárbara foi uma das surpresas dessa convocação porque ela estava sem ser chamada pela Pia desde 2021. Barbara é uma goleira experiente de 35 anos, atualmente jogadora do Flamengo e que foi convocada para a sua 5ª Copa do Mundo.
A goleira do Peixe é outra das convocadas pela Pia para a seleção feminina. Camila é uma jovem atleta de 22 anos, goleira da equipe do Santos e participará de sua primeira Copa do Mundo
Letícia Izidoro, ou Lelê, é a goleira de confiança da técnica que já disse que ela será a goleira titular de baixo das traves brasileiras. Com 28 anos, esta é a 3ª Copa do Mundo da carreira de Lelê, mas é a primeira em que ela chega com status de titular da seleção. Atualmente defendendo o Corinthians, Lelê foi titular em 138 dos 140 jogos que disputou pelo Timão.
Agora falando das jogadoras de defesa convocadas para defender a seleção feminina na Copa do Mundo. Antônia tem 29 anos e atualmente joga no Levante UD da Espanha, inclusive ela foi campeã da Copa América Feminina de 2022.
A Bruna, mais conhecida como Bruninha, foi convocada para defender a lateral direita na seleção feminina, atualmente ela defende o NJ/NY Gotham FC disputando a NWSL (EUA). Bruninha tem apenas 21 anos e disputará sua primeira Copa, ela tem uma carreira vitoriosa pelas seleções de base e vai junto na disputa pela primeira estrela do Brasil na Copa Feminina.
A zagueira Kathellen de 27 anos, disputará sua 2ª Copa do Mundo, tendo sido campeã da Copa América de 2022 com a seleção feminina. Kathellen é uma zagueira experiente que já jogou nos Estados Unidos, na França, Itália e atualmente joga pelo Real Madrid da Espanha
Outra zagueira convocada para defender a amarelinha na Copa, Lauren joga pelo Madrid CFF, da Espanha e com apenas 20 anos ela é a caçula dentre a jogadoras convocadas e irá disputar sua primeira Copa do Mundo.
Agora falando de mais uma experiente zagueira, Mônica tem 36 anos e vai disputar a sua 3ª Copa do Mundo. Ela foi uma das surpresas na lista de convocadas, mas sua experiência e liderança dentro do grupo foi fundamental para a convocação. Atualmente no Madrid CFF da Espanha, a atleta já jogou na Áustria e na Austrália, além de ter jogado pelo Internacional, Marília, Foz Cataratas FC, Ferroviária, Flamengo e Corinthians aqui no Brasil.
Rafaelle é outra defensora da seleção feminina, aos 32 anos ela participará de sua 2ª Copa do Mundo. No dia da convocação Rafaelle estava sem clube, mas foi anunciada pelo Orlando Pride do EUA em 03 de julho.
Em sua 3ª participação em Copas do Mundo, a lateral esquerda Tamires de 35 anos, é a única mãe da seleção feminina. A 5 anos no elenco do Corinthians, a jogadora teve duas pausas abruptas na sua carreira, em 2008 e 2011, mas sua persistência e amor pelo futebol foram fundamentais para que ela conseguisse voltar a atuar em alto nível e conquistar essa merecida convocação.
A meio campista Adriana de 26 anos, é atleta do Orlando Pride e vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Ela estava na lista do técnico da seleção, Vadão, para a Copa do Mundo de 2019, mas infelizmente sofreu uma ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho um dia antes da convocação oficial.
Ary Borges foi outra das convocadas que disputará sua primeira Copa do Mundo. Aos 23 anos a atleta joga atualmente pelo Louisville City dos Estados Unidos e foi campeã Paulista com o Palmeiras em 2022.
Ary que até o início da Copa ainda não tinha marcado pela Seleção, mas estreou muito bem marcando 3 dos 4 gols do Brasil no jogo.
A meia Ana Vitória, mais conhecida como Aninha, tem apenas 23 anos e também disputa sua primeira Copa do Mundo. Símbolo da equipe feminina do Benfica de Portugal, Aninha fez mais de 110 jogos, marcou 60 gols e conquistou 11 títulos pela equipe Portuguesa, mas no fim da temporada europeia 2022/23 ela acertou sua saída da equipe e irá jogar no PSG após a Copa.
Duda Sampaio disputa sua primeira Copa do Mundo aos 22 anos. Atualmente Duda é atleta do Corinthians, mas também já jogou pelo América MG, Cruzeiro e Internacional.
Kerolin é outra jovem atleta que foi convocada para disputar sua primeira Copa do Mundo. Atualmente jogadora do North Carolina Courage, Kerolin está sendo disputada por 4 equipes do futebol Europeu, Barcelona, Chelsea, Lyon e Manchester United.
Mais uma representante da Brabas do Corinthians, aos 30 anos, a volante Luana disputa sua segunda Copa do Mundo. A experiente jogadora é veste a camisa da seleção desde os 20 anos e é uma das jogadoras de confiança da Pia para a disputa da Copa.
Aos 30 anos a atacante Andressa Alves é umas das estrelas do Brasil para essa Copa. Em sua terceira Copa do Mundo e atualmente jogando pelo Houston Dash dos Estados Unidos ela é uma das mais experientes dentre as convocadas.
A centroavante Bia Zaneratto é também conhecida como a Imperatriz dessa seleção. Aos 29 anos, a capitã do Palmeiras é duas vezes campeã da Libertadores, disputa sua 4ª Copa do Mundo e é uma das lideranças dentro da seleção Brasileira.
E a responsabilidade de ser considerada “apenas” a sucessora de Marta na seleção feminina?
Debinha carrega esse título muito bem sendo a líder técnica do Brasil e a artilheira na “Era Pia Sundhage”. Aos 31 anos ela é jogadora do Kansas City, e apesar de ter sofrido com lesões no início do ano se recuperou a tempo de ser uma das convocadas para a Copa.
Gabi Nunes estreará em Copas do Mundo aos 26 anos. A atleta sofreu com 3 grandes lesões no joelho que adiaram seus sonhos vestindo a camisa do Brasil, mas suas boas atuações pelo Corinthians e Madrid CFF renderam a merecida convocação. Recentemente ela foi anunciada pela Levante UD da Espanha e se integrará ao elenco após a disputa da Copa do Mundo.
Aos 25 anos, Geyse vai disputar sua segunda Copa, além de ser umas das jogadoras que mais trazem o DNA do futebol brasileiro no seu estilo de jogo. Atleta do Barcelona, ela foi um dos destaques da equipe Blaugrana na campanha que levou ao título da Liga dos Campeões 2022/23.
A atleta que dispensa apresentações, aos 37 anos, Marta já disse que a Copa de 2023 será a última de sua carreira. Após quase um ano afastada por lesão, a atleta do Orlando Pride se dedicou para se recuperar a tempo e conseguir a convocação para sua 6ª participação em Copas como a artilheira da competição, entre homens e mulheres, com 17 gols.
Nycole Raysla é uma atacante de 23 anos, atualmente atleta do Benfica. Ela foi convocada para sua primeira Copa, mas infelizmente foi cortada durante os treinos devido a duas lesões no tornozelo ainda na preparação para o torneio, a última lesão infelizmente sem possibilidade de recuperação a tempo.
A jogadora Angelina, do OL Reign, dos Estados Unidos, foi convocada como suplente e agora é a responsável por assumir o lugar da Nycole na delegação brasileira. Aos 23 anos a meio-campista, nascida nos Estados Unidos, tem dupla nacionalidade e como característica principal sua polivalência dentro de campo, sabendo se adaptar e atuar bem em várias partes do campo.
Agora que você já conhece um pouco mais das jogadoras Brasileiras que estão em busca da primeira estrela da seleção feminina na Copa do Mundo de 2023. Clique no banner pra conhecer mais a fundo sobre a história da nossa Rainha Marta.
Confira os mantos de outras seleções que estão na disputa da Copa Feminina disponíveis aqui na Fut.
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!