O Dia dos Pais está chegando! Com ele, vem também a sensação de proteção e afeto que a relação entre pai e filho desperta. Então, resolvemos escrever sobre filhos que seguiram os passos dos pais no esporte. Um tema simbólico, pois o pai serve como exemplo não só de vida, mas também profissional.

E enquanto observam seu herói desempenhar o seu papel nas quatro linhas, nas pistas ou nas águas, o filho se enche de admiração e decide seguir o mesmo caminho que o seu campeão.

Por isso, fizemos uma lista com filhos que seguiram os passos dos pais no esporte e, dessa vez, são vistos brilhando mundo afora pelos seus “velhos”, com o coração cheio de alegria e orgulho.

Fique com a gente e confira essa lista recheada de histórias e amor:

Bernardinho e Bruno

Bernardinho não foi apenas técnico da seleção brasileira. Ele também brilhou em quadra como levantador, mesma posição ocupada hoje por seu filho, Bruno.

 

Rivaldinho e Rivaldo 

Campeão da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira, Rivaldo teve a oportunidade de ouro de atuar ao lado do próprio filho, o Rivaldinho, em campo. Pai e filho jogaram juntos pelo Mogi Mirim, com direito a passe de um e gol de outro.

 

Nelson Piquet e Nelson Piquet Jr.

Mais uma geração de velocistas “pai e filho”. Nelson foi três vezes campeão mundial da Fórmula 1 (1981, 1983 e 1987). Nelson Piquet Jr. seguiu os passos do pai no automobilismo, mas não teve sucesso na F1.

 

Torben e Martine Grael

Essa é aquela típica família que não sai da água. Torben Grael é velejador, um dos maiores vencedores de medalhas do Brasil em Olimpíadas. Sua filha, Martine Grael, sagrou-se medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, também na vela.

 

Thiago, Mazinho e Rafinha Alcântara

Iomar do Nascimento, mais conhecido como Mazinho (centro), foi parte da Seleção Brasileira que ganhou a Copa do Mundo de 1994. Ele marcou 35 gols em sua trajetória pela Seleção e ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul em 1988, além do título da Copa América em 1989.

Seus filhos, Thiago (à esquerda) e Rafinha, jogaram nas categorias de base do Barcelona. Thiago joga atualmente pelo Bayern de Munique na Bundesliga e faz parte da Seleção da Espanha.

Rafinha, por outro lado, é jogador do Barcelona e, seguindo os passos de seu pai, escolheu representar o Brasil a nível internacional.

 

Bronny e LeBron James 

LeBron James Jr., conhecido como Bronny, tem 14 anos e atua pela Crossroads, escola tradicional no basquete. Seguindo os passos do pai, LeBron James, ele já exibe um repertório de jogadas dignas de quem deve entrar na NBA.

 

Felipe e Oscar Schmidt

Seguir a carreira do pai ou da mãe é comum. Raro mesmo é o que conseguiu Felipe Schmidt, filho da lenda do basquete Oscar: jogar ao lado do pai. Aconteceu em 2002, no Flamengo, quando Felipe ainda despontava nas quadras e o já veterano Oscar, aos 44 anos, preparava a sua despedida.

Felipe desistiu da carreira no basquete e hoje trabalha como cineasta.

 

Wladimir e Gabriel

Wladimir (em pé) jogava como lateral-esquerdo e é um dos maiores ídolos do Corinthians, clube que defendeu entre 1972 e 1985 e ainda voltou em 1987, tendo ganho, entre outros títulos, quatro vezes o Campeonato Paulista – 1977 (o título que acabou com uma fila de 23 anos de jejum de conquistas do clube), 1979, 1982 e 1983.

Ao longo de sua carreira, Wladimir Rodrigues dos Santos, que é recordista de partidas pelo Timão (805) e foi peça importantíssima na Democracia Corinthiana, liderada por Sócrates, ainda vestiu as camisas de Santo André, Ponte Preta, Cruzeiro e Santos.

Gabriel Rodrigues dos Santos é filho de Wladimir, mas ao contrário do que muitos podiam imaginar, começou sua trajetória no futebol no São Paulo, um dos principais rivais da equipe que o pai defendeu e brilhou por tanto tempo.

 

Pelé e Edinho

 

Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, é filho do maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente, Pelé.

No entanto, ao contrário do pai, Edinho seguiu carreira no futebol jogando como goleiro e defendeu a camisa do Santos, como o pai, durante a carreira.

 

LucaZidane e Enzo

O eterno craque francês e carrasco do Brasil, Zinedine Zidane (centro), brilhou por onde passou. Juventus, Real Madrid, Seleção Francesa. Ele dava aula de elegância em campo e desfilava sua habilidade, mostrando que parecia ser fácil jogar futebol.

Luca Zidane (esquerda), escolheu as luvas e o gol para jogar futebol e também é jogador do Real Madrid. No entanto, o goleiro não será comandado pelo pai na próxima temporada. Isso porque o jovem de 20 anos será emprestado ao Racing Santander para a disputa da segunda divisão da Espanha na próxima temporada.

Formado no Real Madrid, Enzo Zidane joga como meia e estava sem clube depois de ter rescindido o contrato com o Lausanne, da Suíça. O jogador de 24 anos assinou um contrato de duas temporadas com o Desportivo das Aves, de Portugal.

 

Lela, Richarlyson e Alecsandro

Lela (esquerda) também teve a honra e o prazer em ver os filhos seguirem seus passos no futebol. O ponta-direita começou a carreira no Noroeste, de São Paulo, em 1979, mas se destacou em sua passagem pelo Coritiba, onde foi campeão nacional em 1985 sobre o Bangu. Depois de encerrar a carreira, foi treinador das categorias de base do Noroeste e do Marília.

Richarlyson (centro), jogou como meia e teve sua melhor fase jogando no São Paulo, onde conquistou o Mundial de Clubes em 2005 e o tricampeonato Brasileiro, em 2006, 07 e 08.

Já Alecsandro escolheu ser atacante como o pai e defendeu vários clubes durante a carreira, como Palmeiras, Coritiba, Atlético Mineiro, Vasco, Flamengo, Internacional, entre outros. O jogador tem em seu currículo 1 Campeonato Brasileiro, 2 Copas do Brasil e 1 Libertadores.

Atualmente, Alecsandro joga pelo São Bento, de São Paulo.

 

Pablo e Diego Forlán

Pablo Justo Forlán Lamarque (esquerda), o Forlán, foi lateral-direito do São Paulo de 1970 a 1976, onde conquistou os títulos paulistas de 1970, 71 e 75. Pablo Forlán, o Rei da Pancada, começou a carreira no C.A. Peñarol, de Montevidéu, equipe na qual jogou de 1963 a 1970.

Forlán também jogou no Cruzeiro, em 1977, no Nacional do Uruguai, em 1978, e encerrou a carreira no Defensor do Uruguai, equipe que atuou de 1979 a 1984. O lateral participou de duas Copas do Mundo, em 66 e 74. Em 1990, foi técnico do São Paulo, antes de Telê Santana assumir.

Seu filho caçula, Diego Forlán, foi atacante do Manchester United, conquistando a Premier League e a FA Cup. Ele também jogou pelo Villareal, Atlético de Madrid e pela Seleção Uruguaia, disputando a Copa do Mundo de 2010, quando a Celeste Olímpica levou o quarto lugar (sendo eleito o melhor jogador da Copa) , e o título da Copa América, em 2011.

O atacante também passou pelo Brasil, jogando pelo Internacional entre 2012 e 2013.

 

Paolo e Cesare Maldini

Cesare Maldini (direita) foi o capitão do Milan em vários títulos da Série A e uma Copa Europeia. Seu filho, Paolo, não só foi capitão do Milan como também da seleção italiana.

Paolo Maldini conquistou o título da Champions League em 2003 e 2007 pelo Milan.

 

Juan Verón e Juan Ramón Verón

Juan Ramón Verón (direita), foi o líder do Estudiantes tricampeão da Libertadores entre 1968-70.

O apelido de La Bruja (“A Bruxa”), herdado pelo filho Juan Verón, com o diminutivo Brujita (“Bruxinha”, claro) começou ainda nas divisões de base do Estudiantes e nada tinha a ver com mágica na bola: se o filho era facilmente reconhecível em campo pela cabeça raspada, Ramón chegou a ser cabeludo, característica que, somada ao nariz grande, rendeu o apelido.

 

Ademir e Domingos da Guia

Durante a infância de Ademir da Guia (esquerda), o pai Domingos não gostava muito que o filho seguisse seus passos. Chegou até a negar uma chuteira de presente a ele no seu aniversário de 10 anos.

Mas o destino foi certeiro. Ademir seguiu os passos do pai e se tornou o “Divino”, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras.

Domingos da Guia, um dos maiores zagueiros do futebol brasileiro em todos os tempos, faleceu em 2000, no Rio de Janeiro, aos 88 anos.

O jogador começou sua carreira no Bangu, nos anos 30, onde se destacou e ganhou uma homenagem no hino do clube. Mas sucesso mesmo ele fez no Flamengo, clube que defendeu entre 1937 e 1943.

Antes do Flamengo, Domingos da Guia jogou no Vasco da Gama, Nacional (Uruguai) e Boca Juniors. No final de carreira, o zagueiro ainda defendeu o Corinthians.

 

Frank Lampard e Frank Lampard Jr.

Frank Lampard é um ex-jogador de futebol britânico que jogou pelo West Ham United na maior parte de sua carreira de 20 anos. Seu filho, Frank Lampard Jr, também começou a carreira no West Ham antes de defender o Chelsea, pelo qual ganhou três títulos da Premier League, uma Champions League e uma coroa da Europa League.

Posteriormente ele defendeu o Manchester City e o New York City, antes de se aposentar em 2017. Lampard marcou 106 gols na seleção inglesa.

 

Nico e Keke Rosberg

Foto: Charniaux / XPB Images

Keijo Erik ‘Keke’ Rosberg foi o primeiro piloto finlandês a competir regularmente na Fórmula 1, conquistando o Campeonato Mundial em 1982.

Seu filho, Nico, competiu pela Williams (2006-09) e Mercedes (2010-16), ganhando o campeonato em 2016 e anunciando sua aposentadoria cinco dias depois de obter o troféu.

 

Kasper e Peter Schmeichel

Foto: Andreas Houmann

Peter Schmeichel (direita) é lembrado principalmente por sua temporada de oito anos como goleiro do Manchester United, período no qual ele conquistou cinco títulos da liga, três FA Cups e uma Champions.

Ele foi o capitão dos Demônios Vermelhos quando eles se tornaram o primeiro time inglês a ganhar na temporada 1998-99. Peter também fez parte do time dinamarquês que venceu o Campeonato Europeu em 1992.

Seu filho, Kasper, também goleiro, emulou seu pai ao vencer a Premier League com o Leicester City na temporada 2015-16, e é um nome de destaque na seleção dinamarquesa.

 

Seth, Stephen e Dell Curry

Dell Curry (direita) jogou por 16 anos na NBA. Na época de sua aposentadoria, em 2002, ele era o cestinha do Chalotte Hornets com 9.839 pontos e líder em cestas de três pontos, com 929

O filho mais velho de Dell, Stephen (centro), foi condecorado duas vezes com o prêmio de MVP da liga. Em 2015, foi uma das peças-chave no primeiro título do Golden State Warriors desde o triunfo em 1975, tornando-se no ano seguinte o primeiro jogador na história da NBA a ser eleito MVP com unanimidade nos votos.

Seu irmão mais novo, Seth, também segue carreira na NBA, pelos Dallas Mavericks.

 

Eli, Peyton e Archie Manning

Elisha Archibald ‘Archie’ Manning III (direita) jogou como quarterback para o New Orleans Saints, o Houston Oilers e o Minnesota Vikins na Liga Nacional de Futebol-Americano (NFL).

Seu filho, Peyton (centro) foi condecorado como MVP cinco vezes. Ele jogou por 18 temporadas, principalmente pelo Indianapolis Colts, e se aposentou em março de 2016.

O outro filho de Archie, Eli, joga pelo New York Giants e já recebeu o prêmio de MVP no Super Bowl XLII e XLVI.

 

Gilles e Jacques Villeneuve

Piloto canadense, Gilles Villeneuve (esquerda) passou seis anos disputando o Campeonato Mundial de Fórmula 1 pela Ferrari, ganhando seis corridas e finalizando em segundo lugar no Mundial de 1979.

Villeneuve morreu em um acidente com Jochen Mass durante a rodada qualificatória para o Grande Prêmio da Bélgica em 1982.

O filho de Gilles, Jacques, tem 11 vitórias em sua carreira na Fórmula 1 e conquistou um Mundial em 1997, tornando-se o único piloto canadense a obter o título, correndo pela Williams.

 

Graham e Damon Hill

Ex-piloto da Fórmula 1 da Inglaterra, Graham Hill (esquerda) venceu dois campeonatos mundiais, em 1962 e 1968. Seu filho Damon competiu pelas equipes Brabham, Williams, Arrows e Jordan, conquistando o campeonato mundial em 1996 pela Williams.

E aí, Fanático, o que achou do post sobre filhos que seguiram os passos dos pais no esporte?

Veja também: Tênis para correr: cinco marcas baratas e confiáveis para sua corrida

 

CONFIRA NA FUT AS PROMOÇÕES DOS DIAS DOS PAIS.
DESCONTO PROGRESSIVO DE ATÉ 15%. CLIQUE NO BANNER. 

 

 

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!