O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos e ganha cada vez mais a simpatia e atenção de pessoas no mundo todo. No Brasil mesmo, os telespectadores que acompanham o esporte da bola oval tem crescido consideravelmente. Se você já se interessou pela modalidade ou quer começar a acompanhar as partidas mas não sabe como o jogo funciona, fique com a gente e descubra as regras do futebol americano e até como jogar.

 

Regras do futebol americano: Como funciona o jogo?

A dinâmica do futebol americano é conquistar território e seu principal objetivo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais vezes o time conseguir fazer isso, mais pontos ele terá. Pra isso, ter uma boa estratégia é fundamental.

 

Tamanho do campo

O campo de futebol americano tem 120 jardas de comprimento por 53,5 jardas. Para o nosso sistema em metros, a medida fica 109,7 metros de comprimento por 48,92 metros de largura, já que 1 jarda é igual 0,9144 metros.

regras do futebol americano campo

Bora aprender as regras do futebol americano e conhecer mais sobre o esporte

Cada jarda é marcada no campo, uma a uma. As jardas com numeração igual a múltiplos de 5 são marcadas com a linha inteira e as com múltiplos de 10 numeradas no gramado. São duas endzones, área no fim das duas pontas do campo, uma para cada time, com dimensões de 10 por 53,5 jardas, além das duas traves em forma de “Y”.

Calma, respira! Pode ser que as regras do futebol americano estejam te apavorando, mas elas são mais simples que você pensa.

Tem um vídeo bem explicativo pra te ajudar a entender a dinâmica do jogo. Confira!

 

Tempo de jogo

O jogo é dividido em 4 quartos de 15 minutos cada. Mas existem algumas situações na partida em que o tempo é parado, como:

  • Sempre que o passe do quarterback não é completado ou acontecem pontuações;
  • Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, até o árbitro reposicionar a bola;
  • Two-Minute Warning: dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, até a nova saída da bola.

 

Vai começar a partida!

A definição de quem começa o jogo com a bola é decidida na moeda, assim como no nosso futebol. Mas, ao contrário do nosso, a equipe que começa sem a bola é a responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o kickoff.

O retornador, jogador do time adversário que recebe a bola do kickoff é responsável por pegá-la e decidir entre duas opções:

  1. Tentar fazer um retorno, pegando a bola e avançando para ter uma boa posição de campo;
  2. Ajoelhar no chão e desistir de retornar (caso faça isso dentro de sua própria endzone, o time de ataque começa o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa).

Geralmente o retornador escolhe a segunda opção.

 

Ao ataque!

regras do futebol americano touchdown

Agora com força ofensiva da equipe de ataque no gramado, o mínimo que é preciso fazer é conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando para o campo defendido pelo adversário. São quatro chances que o time tem para avançar essas 10 jardas, e pra isso, são realizadas duas jogadas básicas:

  1. O passe: que normalmente parte do quarterback para um de seus recebedores;
  2. Corridas: geralmente responsabilidade do running back.

Lembra que foi dito que o futebol americano é um jogo de estratégia? Pois é, as jogadas precisam ser combinadas antes de cada tentativa e levando em consideração também como a defesa adversária está montada.

Os recebedores tem um trajeto pré concebido para desempenhar, assim como os corredores sabem exatamente por onde devem ser executadas as corridas.

Confira alguns passes da NFL (National Football League), a maior e mais importante liga de futebol americano do mundo. Sem surpresas, a liga dos Estados Unidos.

Se a equipe não conseguir avançar as 10 jardas nas quatro tentativas, ela perde a posse de bola, dando a vez para o time adversário colocar sua equipe de ataque em campo para tentar avançar as 10 jardas, também em quatro tentativas, a partir do ponto onde a última jogada parou.

Aqui, novamente a estratégia é usada. Na maior parte das vezes, as equipes usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, se não conseguem, optam por chutar um punt e devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo

Outra estratégia é tentar um field goal, o chute entre as duas traves, para marcar pontos caso a distância seja segura.

 

Como funciona a pontuação do Futebol Americano?

De acordo com as regras do futebol americano, são três formas de marcar pontos em um jogo:

  • Touchdown (6 pontos): é a principal pontuação, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do time adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola;

Dá uma olhada nesses touchdowns e veja como a jogada funciona

Depois de fazer o touchdown, o time ainda tem duas opções para garantir pontos extras. Um chute simples acertando dentro do “Y” (as traves) valendo 1 ponto ou entrar novamente na endzone (valendo 2 pontos).

  • Field Goal (3 pontos): é a pontuação secundária. O kicker (chutador) é responsável pela jogada e precisa fazer a bola passar dentro das traves em formato de “Y” no fundo do campo. Se conseguir, ganha três pontos pro seu time. Mas, se errar, o adversário tem a posse de bola no ponto do chute para tentar seu ataque.

Confira alguns Field Goals que deram a vitória para seus times

https://youtu.be/ZYzrcgzi-48

  • Safety (2 pontos): única pontuação exclusivamente da defesa. Ela acontece quando o time consegue executar um tackle (derrubar o rival) ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone.

Ou ainda forçar um intentional grounding dentro da própria endzone. Ou seja, quando o quarterback faz um passe somente para se livrar da bola e não ser derrubado. Nesse caso, além de ganhar os 2 pontos, o time ainda fica com a bola na próxima jogada.

 

Formas de perder a posse de bola

Sim, chegou a hora de ver as famosas pancadas do futebol americano.

O objetivo da defesa é não deixar o adversário avançar no seu campo. Além disso, existem outros jeitos de recuperar a bola: os turnovers. São duas formas:

  • Fumble: quando o jogador que tem a posse da bola a solta antes da jogada ser encerrada.

A posse será de quem pegou a bola primeiro e manteve o controle sobre ela. Se for o ataque, a jogada continua no local onde o jogador pegou. Se for a defesa, é hora de o ataque entrar em campo no local onde a jogada foi encerrada.

  • Interceptação: quando o passe é recebido por um jogador de defesa do time adversário em vez de ir para um dos próprios recebedores da sua equipe.

O adversário precisa segurar a bola sem que ela encoste no chão, podendo retornar para tentar chegar à endzone e marcar um touchdown. O ataque começará onde o jogador for derrubado.

Com vocês, algumas pancadas de respeito no futebol americano e exemplos de como a defesa atua

 

E aí, aprendeu um pouco sobre as regras do futebol americano? Espero que tenha clareado pelo menos um pouco a sua ideia de como funciona a dinâmica do jogo. Agora é sentar no sofá e acompanhar as partidas quando elas retornarem ou assistir aos jogos já realizados pela internet.

 

Futebol Americano na Fut

Sim, meu amigo, a Fut também tem camisetas, bonés, jaquetas e moletons do futebol dos nossos irmãos norte-americanos.

Abaixo são só alguns exemplos. Entre em nosso site e confira todo nosso repertório do futebol da bola oval.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!