É fim de ano meus Fanáticos, e tem umas tradições que são inesquecíveis, São Silvestre pela manhã no último dia do ano é uma delas. Infelizmente, devido a pandemia da Covid-19, em 2020 não teremos a 96ª edição da mais tradicional corrida do país que foi adiada para o dia 11 de julho de 2021.

São Silvestre

A Corrida Internacional de São Silvestre reúne todos os anos milhares de atletas, e não atletas, do mundo inteiro. Tradicionalmente a competição acontece no dia 31 de dezembro, e conta com competidores de todos os continentes que vêm em busca de conquistar a corrida de rua mais importante da América Latina, como um encerramento do calendário esportivo anual.

Como começou?

A história começa em 1924 quando, após um retorno da França, o jornalista Cásper Líbero trouxe para o Brasil uma corrida de rua parecida com a corrida que ele conheceu no país europeu.

Na França a competição acontecia de noite e os atletas corriam com tochas nas mãos durante todo o percurso.  O Brasil deixou de lado as tochas, mas no início a competição também acontecia no período noturno. E em 31 de dezembro de 1924, plena noite de Réveillon, foi dada a largada da primeira edição da corrida de São Silvestre.

A 1ª edição

Com um trajeto inicial de oito quilômetros, a primeira edição da São Silvestre contou com 60 competidores inscritos, 48 participantes e 37 classificados. O vencedor foi Alfredo Gomes, que além de ser o primeiro a ganhar a São Silvestre também foi o primeiro negro a representar o Brasil em Olímpiadas.

Curiosidade

Você sabe qual a origem do nome São Silvestre?

Para a Igreja Católica dia 31 de dezembro é celebrado o dia de São Silvestre. A corrida foi batizada em nome do santo do dia de sua realização, São Silvestre foi um papa católico que comandou a igreja do dia 31 de dezembro de 314 d.C. ao dia 31 de dezembro de 335 d.C.

Mulheres na São Silvestre

A participação feminina na corrida começou apenas em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) considerou aquele o ano Internacional da Mulher e a organização da corrida entendeu aquilo como um marco importante na história e autorizou a participação das mulheres. A alemã Christia Valensieck foi a primeira campeã da corrida e também a primeira bicampeã, repetindo o título em 1976.

São Silvestre

Christia Valensieck, primeira campeã da São Silvestre

Hoje em dia os horários de largada entre homens e mulheres são diferentes, mas no início da participação feminina os gêneros corriam juntos e as classificações eram separados após o fim da corrida.

A corrida

A São Silvestre já teve vários percursos e distâncias diferentes ao longo dos anos. No início a corrida era de 8 km e contava com participantes amadores que não podiam tomar água durante a prova.

Apenas atletas brasileiros eram permitidos até a 20ª edição da corrida, mas a partir de 1945 a prova ganhou as primeiras participações internacionais, com atletas do Chile e Uruguai. e conforme a São Silvestre foi crescendo e se tornando conhecida mundialmente, atletas profissionais de todos os lugares do mundo foram atraídos para competir no Brasil.

Em 1989 a competição começou a ser disputada durante o dia com largadas separadas dos pelotões feminino e masculino. No mesmo ano a organização inverteu o sentido do percurso da corrida, que sempre foi realizada pelo centro da cidade de São Paulo.

Para conseguir o reconhecimento oficial da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), em 1991 a prova passou a ser de 15km para cumprir as exigências e fazer parte do calendário internacional das provas de rua.

Com a expansão da prova, em 1998 uma outra novidade chegou à competição. Dessa vez, a tecnologia começava a fazer parte da São Silvestre. Os chips de cronometragem passaram a ser utilizados pelos participantes. O sistema transmite em tempo real, os tempos dos maratonistas para a organização.

No percurso atual a prova começa na manhã de 31 de dezembro, na Avenida Paulista com a Rua Augusta e a linha de chegada fica também na Avenida Paulista, em frente ao Edifício Casper Líbero.

Trajeto da São Silvestre de 2019

Observação: a prova não acontecerá em 2020 devido a pandemia do Corona Vírus, a 96ª edição da São Silvestre está prevista para acontecer em 11 de julho de 2021. Assim em 2021 está previsto duas edições da prova.

O ranking

Depois de 95 edições, o ranking de títulos da corrida mais importante da América Latina, tem o Brasil como país com mais vencedores na categoria masculina com 29 atletas campeões. O segundo país com mais títulos é o Quênia com 14 atletas masculinos, mas na categoria feminina o país desbanca os outros com as quenianas que levaram 12 vezes o título da corrida. As atletas portuguesas venceram sete vezes a corrida e ocupam o segundo lugar no ranking feminino.

São Silvestrinha

A versão infantil da São Silvestre surgiu como uma forma de incentivar o esporte na vida das crianças. A competição infanto-juvenil começou em 1994, sendo disputada dias antes da prova adulta e permitindo a participação de jovens atletas entre 4 e 17 anos de idade em diferentes categorias com percursos entre 100 m e 800 m.

Acessibilidade na São Silvestre

Pessoas portadoras de deficiências também podem participar da corrida, atletas cadeirantes e com outros tipos de dificuldades motoras ou intelectuais têm largadas previstas para antes da competição dos pelotões de elite e do pelotão geral.

Só pra matar a saudade da São Silvestre, acompanhe a emocionante chegada do pelotão masculino da edição de 2019, com uma ultrapassagem inesperada nos últimos metros de prova.

Curtiu saber mais sobre a história da São Silvestre? Comente aí o que achou do post.

Veja também: Tênis para correr na rua: 5 modelos que irão impulsionar sua corrida

Aproveita e clica no banner pra conferir os melhores tênis de corrida para impulsionar o seu treino.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!