Fala meus basqueteiros! Já que basquete salva, vamos salvar você com essas informações para discutir com os parças depois de bater aquela bola. Você aí sabe quem são os cinco maiores arremessadores da história da NBA?

Pois é, garanto que você deve ter visto os cinco primeiros atuando, ou então conhecem boas histórias. Mas talvez você não saiba que não foi a NBA que implantou a linha de 3 pontos no basquete. Então antes de listar os maiores arremessadores da história da NBA, te conto um pouco da história da implantação da linha de 3 no basquete.

Após algumas tentativas frustradas nos anos 1940 e 1960, no ano de 1967 a ABA (American Basketball Association), implantou de fato a mudança na regra, que hoje mudou o jogo também. A ABA foi um sucesso enquanto durou, até mesmo maior que a NBA. Mas em 1975 a ABA acabou após uma fusão com a NBA.

Apenas na temporada 1979/1980 a NBA começou a usar a linha de 3 pontos em seus jogos, usando os padrões da ABA e que são vistos até hoje. A distância entre a linha de 3 e o aro na NBA é de 7,24 metros em distância frontal e 6,70 metros na zona morta. CURIOSIDADE – A distância da linha de 3 pontos na NBA é diferente do que é visto no basquete FIBA, jogado no resto do mundo. No basquete com regras da FIBA é de 6,75 metros em qualquer área para o arremesso. A FIBA só implantou a linha de 3 pontos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.

Quem são os maiores arremessadores da história?

Mas vamos parar de conversinha e bora para o nosso TOP 5 de maiores arremessadores de 3 prontos da história da NBA. Para causar um suspense no leitor, iremos de forma de decrescente. Eu sei, esse lance de suspense não rola muito, pois o primeiro é mole de acertar. Mas vamos mesmo assim.

Confira o moletom New Era NBA Miami Heat Preto

5º – Kyle Korver

Maiores arremessadores da história da NBA - Kyle Krover - Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

Se você se assustou, eu também me assustei. Mas ele está entre os cinco maiores arremessadores da história da NBA. Tá beleza, ele matava algumas (muitas) bolinhas, mas não era nenhum espetáculo de jogador. Draftado pelo Philadephia 76ers em 2003, Korver era o famoso Catch and Shoot, dificilmente batia bola para efetuar os arremessos e sempre estava bem posicionado esperando o passe para pegar e arremessar de fora.

Korver ficou 18 anos na NBA e, apesar da carreira longeva, nunca chegou a ser nenhum grande pontuador na liga. Em toda a carreira ele teve médias de 9,7 pontos por jogo, 3 rebotes e 1,7 assistências.

O que surpreende é a quantidade de bola de 3 pontos: somando temporada regular e playoffs foram 2.704 arremessos convertidos. Média 42,9% em temporada regular e 39,1% em playoffs.

Kyle Korver passou pelo Philadelphia 76ers, Utah Jazz, Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers e Milwaukee Bucks, onde se aposentou em 2020.

Confira o boné New Era NBA Miami Heat aqui na Fut!

4º – Reggie Miller

Maiores arremessadores da história da NBA - Reggie Miler - Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

O quarto colocado é uma lenda da NBA. Ele mesmo, o garoto de Indiana, Reggie Miller. Um especialista nato em arremessado de 3 pontos. Miller está entre os 75 maiores jogadores da liga em todos os tempos. E isso quem disse foi a própria NBA. Para muitos, além de um dos maiores arremessadores da história, esse cara mudou o jogo.

Mesmo sem ter conquistado nenhum anel durante seus 19 anos de NBA e de Indiana Pacers, Miller foi o primeiro da história a transformar o arremesso de 3 pontos em algo comum. Draftado em 1987, o armador foi por cinco vezes selecionado pro All-Star Game e por três vezes escolhido pro All-NBA Team, a seleção da temporada.

Decisivo como poucos, Miller matou 2.560 bolas em temporada regular e 320 durante os playoffs. Ao todo foram 2.880 arremessos convertidos. Durante sua carreira, em temporada regular a média de arremessos convertidos foi de 39,5%, já nos playoffs a média foi de 39% de acerto.

No geral, Miller carregou o Pacers em diversas temporadas, pendurando os tênis em 2005 com médias de 18,2 pontos por jogo, 3 rebotes e 3 assistências. Um MONSTRO DE JOGADOR.

Bola de Basquete Spalding Streetball Laranja só aqui na Fut.

3º – James Harden

Maiores arremessadores da história da NBA - James Harden - Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

Simplesmente o BARBA! Sim, ele também está na lista de um dos maiores arremessadores da história. Isso aí, James Harden é o primeiro desta lista que ainda atua na NBA. No alto dos seus 32 anos e correndo atrás do seu primeiro anel de campeão da NBA, o barbudo não para.

Terceira escolha do Draft de 2009, Harden acumula diversos feitos individuais na carreira: Uma vez MVP da temporada, sete vezes All-NBA, dez vezes All-Star, três vezes cestinha da temporada e uma vez Melhor Sexto Homem. Ufa, acabou.

O Barba também se especializou em bolas de 3 pontos. Até o presente momento da carreira, jogando pelo Philadelphia 76ers, foram 2.593 arremessos convertidos em temporada regular e 341 acertos nos playoffs. Somados, são 2.934 cestas de 3 na carreira do barbudo.

Continuando a sua busca incessante por um título de NBA, Harden se juntou nesta temporada a Joel Embid para batalhar por isso. Além do atual clube, ele já atuou por Oklahoma City Thunder, Houston Rockets e Brooklyn Nets.

O Harden também foi escolhido pela NBA como um dos 75 jogadores mais importantes de todos os tempos da liga. Suas médias na carreira até aqui são de 24,9 pontos por jogo, 5,6 rebotes e 6,8 assistências.

Veja a Camiseta New Era NBA Brooklyn Nets aqui na Fut!

2º – Ray Allen

Maiores arremessadores da história da NBA - Ray Allen - Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

O cara mais Clutch da história das finais da NBA. Pode não ter sido o jogo inteiro, mas o que ele fez naquele jogo 6 de 2013 é coisa de outro planeta. O cara levou o jogo pra prorrogação, com uma bola da zona morta, faltando 5 segundos. E mais: aquele Miami Heat acabou batendo o San Antonio Spurs no jogo 7 e saindo campeão, quer mais?

Essa é só uma das muitas histórias incríveis da carreira do lendário armador e chutador Ray Allen. Draftado como quinta escolha em 1996 pelo Milwalkee Bucks, Allen conquistou duas vezes a NBA, além do título com o Heat, ele também foi campeão com o Boston Celtics em 2008.

Além dos títulos, Allen foi selecionado dez vezes para o All-Star Game e duas vezes All-NBA. O histórico armador americano tinha uma mecânica praticamente perfeita para o arremesso. Rápido no gatilho e perfeito no movimento. Era o suprassumo da linha de 3 da NBA, era, vocês já imaginam o porquê.

Ray Allen encerrou a carreira em 2014 com 2.979 conversões atrás da linha dos 3 pontos em exatos 1.300 jogos de temporada regular. Soma-se a esse número as outras 385 bolas que ele matou em séries de playoffs. Ao todo são 3.364 arremessos certeiros da linha do perímetro.

A carreira deste craque foi magnifica, ele fechou sua caminhada na NBA com médias de 18.9 pontos por jogo, 4.1 rebotes e 3.4 assistências ao longo de 18 temporadas. Allen também esta entre os 75 jogadores mais importantes da história da liga. REVERENCIAS A RAY ALLEN.

1º – Stephen Curry

Maiores arremessadores da história da NBA - Stephen Curry - Divulgação/Instagram
Divulgação/Instagram

Como terminar a lista dos maiores arremessadores da história sem citar o Brinquedinho Assassino? Essa primeira colocação era fácil, não é mesmo? Stephen Curry é, sem sombra de dúvidas, o maior chutador da história da NBA. Lembra da mecânica perfeita do Ray Allen? Pois é, ele colocou isso em um outro patamar.

Rápido, letal, sem posição preferida, sem pausa pro drible, sem preocupação com marcação. Quer uma bola de três direto do logo do meio da quadra? RECEBA! Ah, que tal um arremesso depois do drible? Receba! Mas ele não deve chutar bem parado. ELE CHUTA. Pronto, step and back dele não deve funcionar. É TÃO BOM QUE VOCÊ NEM PERCEBE.

Aos 34 anos, e em sua 12ª temporada na NBA, Curry carrega no sangue o dom de bom arremessador, ele é filho de Dell Curry, que atuou entre 1986 e 2002 na NBA. Seu irmão, Seth Curry atualmente joga pelo Brooklyn Nets.

Curry bateu todos os recordes possíveis de arremessos da linha de 3 pontos. Sempre atuando com a camisa do Golden State Warrios, o brinquedinho assassino acumula 3.117 bolas convertidas na linha de três pontos em temporada regular, são 42,8% de aproveitamento nos arremessos. Ele lidera as estatísticas também nos playoffs com 470 acertos. Computando assim 3.587 bolas que ele acertou ali dentro do aro. INCRÍVEL.

Também entre os 75 jogadores mais importantes da história da NBA, Curry acumula três anéis de campeão, dois MVPs, sete vezes All-Star e All-NBA, além de ter sido cestinha da temporada por duas vezes.

O CURRY É UMA JARARACA

Veja também: Como jogar basquete? Saiba tudo sobre o esporte

Tênis de basquete: como escolher o modelo certo para o seu jogo

Bolas de basquete: como escolher?

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!