Fala, fanático! Tá de boa aí? Bora conferir uma lista de 10 filmes sobre futebol que valem a pena serem assistidos?

Sabemos que os campeonatos não tem pausa, mas entre um jogo e outro, vale a pena colocar um desses 10 filmes sobre futebol que separamos para você!

Lista de 10 filmes sobre futebol

Na lista, teremos filmes de humor, emoção, rivalidade e destaque de momentos e personagens históricos que já passaram por esse esporte que tanto amamos.

Ah, além disso, você também vai poder conferir algumas produções nacionais. Afinal, não é de hoje que o país do futebol produz conteúdos sobre futebol que vão além das quatro linhas.

1 – Fuga Para A Vitória (1981)

Crédito: Divulgação Fuga Para a Vitória

Esse filme tem uma pegada histórica muito grande. Isso porque, além de ter Pelé e Sylvester Stallone como personagens centrais, a história ainda conta um dos episódios mais marcantes da modalidade: a ocupação Alemã de Kiev.

A ocupação, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, teve diversos episódios que envolveram o futebol. Como, por exemplo, sobre o time do Dynamo organizou uma equipe para enfrentar os soldados alemães.

Porém, não eram apenas jogos simples e confrontos legais, até porque quando se fala sobre Segunda Guerra Mundial não é isso que vem à cabeça. Em um dos confrontos, por exemplo, os nazistas prometeram executar os jogadores caso perdessem para o time “da padaria”, como chamavam os adversários.

2 – Maldito Futebol Clube (2009)

Crédito: Divulgação Maldito Futebol Clube

Esse filme narra a história de, nada mais nada menos, que um dos técnicos mais idolatrados da Inglaterra. O ator Michael Sheen se passa pelo técnico Brian Clough, que fez história sendo bicampeão da Champions League com o modesto Nottingham Forest.

Porém, a narrativa passa bem longe dos momentos glamourosos da carreira do treinador, já que se passa no início dos anos 70, quando Brian chegava ao Leeds United. A dificuldade para implantar a sua filosofia, fizeram com que o técnico fosse demitido em apenas 44 dias.

A história, segundo especialistas, é um dos melhores filmes quando se trata da temática futebol. Por isso está na nossa lista de 10 filmes sobre futebol que você deve assistir!

3 – À Procura de Eric (2009)

Crédito: Divulgação À Procura de Eric

A história de “À Procura de Eric” envolve muitas temáticas, mas principalmente, a ligação de ídolo e fã. Isso porque, a narrativa conta a história de um simples carteiro inglês que não estava numa vida tão confortável como gostaria.

A sua alegria se resumia no seu fanatismo pelo Manchester United e pela idolatria por Eric Cantona. E, esse mesmo ídolo, é o responsável por surgir para Eric após uma alucinação em decorrência do uso de maconha.

Cantona é responsável por dar conselhos a Eric sobre os rumos que deve tomar na vida e, desta forma, melhorar suas condições. A partir desses conselhos, a vida do carteiro começa a dar certo.

Ah, outro ponto a se destacar é que Eric Cantona, é vivido pelo ex-jogador Eric Cantona mesmo. Desta forma, o ex-jogador e ator se destaca com seu papel de ídolo e como psicólogo na história.

4 – Boleiros: Era Uma Vez o Futebol (1998)

Crédito: Divulgação Boleiros

Quer falar de futebol brasileiro? Então você tem que assistir esse filme! Considerado uma obra prima brasileira, o filme mistura ex-jogadores e atores que representam facilmente outros jogadores que fizeram história e que são facilmente identificados.

Além disso, a história fala sobre futebol nacional e todos os seus confrontos que fazem história até hoje. Aliás, é neste filme que a célebre frase de Lima Duarte, direcionada para Marisa Orth, é imortalizada no cinema. “Minha senhora, você não sabe o que é um Palmeiras e Corinthians”.

5 – Heleno (2012)

Crédito: Divulgação Heleno

Falando de futebol brasileiro, aqui encontramos a narrativa de um dos primeiros boêmios da história do futebol nacional: Heleno de Freitas. O jogador foi ídolo do Botafogo nos anos de 1940.

Com as filmagens em preto e branco, a narrativa tem o futebol como plano de fundo. Isso porque a biografia e personalidade do craque temperamental ganham maior espaço.

Além disso, um fato curioso sobre o filme é que o ator Rodrigo Santoro, que interpreta Heleno, teve que aprender a jogar futebol, já que não tinha nenhuma afinidade com a bola.

6 – Hooligans (2005)

Crédito: Divulgação Hoolingans

Acredito que todos os que curtem futebol em algum momento ouviram falar sobre os Hooligans. Conhecidos pela violência, o filme retrata, de forma romântica, os torcedores do West Ham.

Com foco em mostrar como funciona o universo violento dos torcedores, o filme agrada principalmente aqueles que enxergam com naturalidade a violência no esporte.

7 – Goal – O Sonho Impossível (2005)

Crédito: Divulgação Goal! O Sonho Impossível

O jovem mexicano Santiago Muñiz é o personagem principal desse enredo. Com o sonho de ser jogador profissional e de viver da glória que a modalidade proporciona, Santiago não deixa de buscar o seu sonho a cada dia.

Morando no Estados Unidos com a sua família, após atravessar ilegalmente a fronteira do México, Santiago é observado por um olheiro. O mesmo é responsável por levar Santiago até um teste no Newcastle, da Inglaterra.

Após o teste, o mexicano foi aprovado e, a partir dai, passou a viver momentos difíceis, mas também, passou por uma reviravolta que manteve aceso o seu sonho de viver do futebol.

8 – El Cinco (2014)

10 filmes sobre futebol

Crédito: Divulgação El Cinco

Já falamos de filmes históricos, emocionantes e até que envolviam brigas, porém, ainda faltava um humor na lista de 10 filmes sobre futebol. E aqui está.

O “El Cinco” conta a história de um jogador veterano, que está em uma equipe da categoria de acesso da Argentina.

Patón Bonassoli não faz ideia do que irá fazer da vida quando se aposentar, já que a sua carreira está chegando ao fim. Para descobrir, o jogador redescobre a conexão que tem com sua esposa e, a partir disso, ela ajuda Patón a pensar em um caminho para seguir.

Para quem curte um humor, esse filme é um dos melhores da modalidade.

9 – O Casamento de Romeu e Julieta (2005)

10 filmes sobre futebol

Crédito: Divulgação O Casamento de Romeu e Julieta

Falando em humor, outro filme nacional não poderia ficar de fora. O filme conta a união de Romeu, um corintiano fanático, e Julieta, uma palmeirense fanática.

Além de contar de forma engraçada a união de um casal rival, o filme também conta histórias da cidade de São Paulo.

Um fato curioso sobre o filme é que o ator Marco Ricca, que interpreta um corintiano, é palmeirense na vida real. Além dele, Luis Gustavo, que interpreta o pai palmeirense da Julieta, é são paulino fora de cena.

10 – Metegol – Um Time Show de Bola (2013)

Crédito: Divulgação Metegol

Fugindo um pouco das narrativas anteriores, “Metegol” é um desenho de Juan José Campanella. A história gira em torno de bonecos de pebolim que ganham vida nas mãos de Amadeo.

O garoto, ao lado de seus amigos, tem o objetivo de evitar que a sua cidade seja tomada por Ezequiel, jogador já profissional da modalidade.

E a gente finaliza a lista de 10 filmes sobre futebol com o “Metegol”. É claro, buscamos incluir filmes que agradam os mais diferentes gostos.

Aliás, estávamos aqui pensando, que tal fazer outra lista, mas desta vez sobre documentários sobre futebol? Cá entre nós, tem alguns títulos bem legais e importantes sobre a modalidade.

E, para não fugir desse tema, confere esse texto que daria muito bem para virar história de filme: Descubra a curiosa história de como surgiu a troca de camisas no futebol

Ah, e também não esquece de passar na Loja da Fut e conferir umas camisas para sentar e assistir um dos filmes que selecionamos na lista de 10 filmes sobre futebol, beleza!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!