Fala Fanáticos, tudo bem? Estamos de volta e dessa vez pra falar sobre uma prática comum nos esportes dos Estados Unidos, mas que o futebol mundial tem começado a adotar. As camisas com números aposentados no futebol são uma forma que os clubes encontraram de homenagear jogadores que tiveram uma passagem marcante pela equipe.

Números aposentados no futebol

Grandes ídolos do futebol mundial já foram homenageados pelos clubes que fizeram carreira. Alguns craques conquistam essa honra graças as conquistas que têm pelo time.

Outros jogadores, infelizmente, têm seus números aposentados no futebol devido a grandes tragédias ou perdas repentinas, colocando o seu nome no hall da fama do futebol por um motivo triste.

Montamos uma lista de jogadores marcantes para seus clubes que tiveram seus números aposentados no futebol nos últimos anos.

Vamos a lista de atletas que tiveram suas camisas homenageadas no futebol.

Meni Levi 

O jogador Meni Levi, na época com 24 anos, foi atleta do clube Maccabi Tel-Avivi  (time israelense) até o dia 26 de janeiro de 2002. Nesse dia, durante uma partida contra Beitar Jerusalém, o atleta recebeu a bola, dominou e passou adiante, em seguida ele sofreu um colapso e caiu no campo. O jogador ainda se levantou e tentou continuar jogando, mas caiu novamente e foi levado para o hospital.

Levi sofreu um AVC e ficou hospitalizado por vários anos até poder ser transferido para casa onde continua em tratamento, o ex-jogador está consciente e se comunica através de gestos. O clube aposentou o número 12 usado pelo jogador e até hoje a torcida canta uma canção para Levi aos 12 min de todos os jogos da equipe.

Phil O’Donnell

O jogador Phil O’Donnell, então com 35 anos, atuava pelo clube escocês Motherwell, até que durante uma partida no dia 29 de dezembro de 2007 o jogador desmaiou, já no fim da segunda etapa e foi levado para o hospital, onde foi declarada a morte devido a um infarto.

David Clarkson era sobrinho de O’Donnell e estava em campo atuando pelo mesmo clube quando o jogador passou mal, depois de ver o tio saindo de ambulância ele também precisou ser substituído.

Após a morte do jogador o clube aposentou o número 10 usado por O’Donnell e apenas o sobrinho do atleta pôde usar a camisa 10 depois da morte do tio.

Paolo Maldini

O craque italiano Paolo Maldini começou sua carreira pelo Milan em 1984 e atuou pelo clube até a sua aposentadoria em 2009. O craque, durante uma boa parte de sua carreira, usou a camisa 3 do clube Rossonero e após o fim de sua carreira, a equipe aposentou o número.

Apenas os filhos de Maldini têm autorização para usar a camisa 3 do Milan.  Um de seus filhos, Daniel Maldini, é jogador profissional do clube, mas por enquanto o jogador decidiu não assumir a responsabilidade de assumir a camisa 3 da equipe. O outro filho de Maldini, Christian, também é jogador, mas atua por times de menor expressão na Itália.

Franco Baresi

Outra camisa aposentada pelo Milan é o número 6 usado por Franco Baresi. O jogador foi outro atleta que atuou por toda a sua carreira pelo clube Rossonero e por 20 anos, entre 1977 e 1997, o atleta construiu a história de um dos maiores defensores da história da equipe.

Gianfranco Zola

O atleta italiano Gianfranco Zola conquistou a torcida do Chelsea, ele chegou no clube em 1996 e jogou pelo time até 2003. A passagem do jogador pela equipe britânica foi tão marcante que ele chegou a conquistar o título de melhor jogador da história do Chelsea.

O Chelsea nunca aposentou oficialmente o número 25 usado por Zola, mas após a saída do jogador em 2003 nenhum outro atleta vestiu a camisa 25.

Maradona

Diego Armando Maradona, atuou pelo Napoli entre 1984 e 1991, e a equipe homenageou o jogador aposentando sua camisa 10 em 2000. O craque foi um ponto de virada na história do clube, ele liderou o Napoli em sua melhor fase com títulos italianos e europeus que colocaram o clube no mapa do futebol mundial.

O jogador é tão importante na história do clube, que após a sua morte, em novembro de 2020, a equipe mudou o nome do seu estádio para “Diego Armando Maradona. A seleção Argentina também quis aposentar sua camisa 10 depois da aposentadoria de Maradona, mas a FIFA não permitiu e a ideia foi abandonada.

Johan Cruyff

O holandês Johan Cruyff é conhecido por ser um dos maiores craques da Holanda e também é um dos jogadores com camisas aposentadas no futebol. O jogador teve duas passagens pelo clube, ele começou sua carreira profissional pelo Ajax em 1964 e ficou lá até 1973 e em 1981 o craque voltou para seu primeiro clube e ficou por mais duas temporadas.

Depois de 12 temporadas usando a camisa 14 do Ajax, o maior ídolo do clube teve sua camisa aposentada a partir de 25 de abril de 2007, dia do aniversário de 60 anos do ex-atleta.

Emiliano Sala

O mais recente dos jogadores e entrar pra lista de  atletas com números aposentados no futebol  foi Emiliano Sala. O jogador argentino atuou pelo Nantes, clube da França, entre 2015 e 2019. Durante sua passagem pela equipe o jogador se destacou e chamou a atenção do clube galês, Cardiff City.

Na noite de 22 de janeiro de 2019 o jogador pegou um voo na França, rumo ao País de Gales, para assinar contrato com o Cardiff, infelizmente o avião do jogador desapareceu no Canal da Mancha. O corpo de Sala foi encontrado dias depois em meio aos destroços.

O mundo do futebol ficou chocado com essa perda tão repentina, vários clubes e atletas importantes, não só do futebol, prestaram sua homenagem pela memória do jogador. O Nantes resolveu homenagear o jogador aposentando o número 9 usado por Sala durante sua passagem pelo time.

Rogério Ceni

O São Paulo é um dos poucos clubes brasileiros que homenagearam um jogador aposentando sua camisa, sem surpresa nenhuma o atleta homenageado foi o ex-goleiro Rogério Ceni.

Ceni tem uma história de 25 anos pelo Tricolor e após sua aposentadoria em 2015 o clube decidiu aposentar o número 01 usado pelo goleiro por tantos anos. A camisa 1 ainda é usada pelos goleiros que vieram após de Ceni.

Cléber Santana 

Cléber Santana foi um meio campo que jogou pelo Avaí entre 2012 e 2014 e foi peça importante no time que levou o clube a conquista do Campeonato Catarinense de 2012, sendo apelidado pela torcida de Maestro.

O clube de Florianópolis decidiu aposentar a camisa 88 usada pelo meia depois dele ser dado como morto no acidente aéreo que vitimou o clube da Chapecoense em 2016.

Essa foi a nossa lista de jogadores que tiveram seus números aposentados no futebol. Além desses temos inúmeros casos de grandes jogadores que receberam essa homenagem de seus clubes. Cita nos comentários quais jogadores do seu time deveriam ter seus números aposentados no futebol?

Veja também: Descubra a curiosa história de como surgiu a troca de camisas no futebol

Clique no banner pra conferir as camisas do seu time e personalize com o número do seu ídolo.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!