Já estamos a menos de um mês para o evento mais importante do futebol. A cada quatro anos mais um capítulo na história é escrito. Seja por jogadas, partidas memoráveis ou jogadores fantásticos. No entanto, alguns craques da bola não tiveram a honra de vencer uma Copa do Mundo. Alguns passaram bem perto do título (o famoso uma mão na taça). Infelizmente, não conseguiram.

Montamos uma lista com cinco jogadores que foram craques em seus clubes e até mesmo na seleção, mas, por injustiça do destino não ganharam a Copa. Confira a lista!

5- Ferenc Puskás

Nascido em Budapeste em abril de 1927, Puskás é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol, com mais de 700 gols na carreira. Venceu tudo com o Real Madrid, somando três UCL (UEFA Champions League) pelo clube. Em 1954, a seleção húngara era a favorita na Copa, só que o titulo escapou na final contra a Alemanha Ocidental, perdendo por 3 a 2.

Após conflitos internos dentro da Hungria, o jogador não pode mais defender o país. Em 1958, veio morar na Espanha, onde defendeu o Real Madrid. Naturalizou-se espanhol e jogou a Copa de 1962, porém, a seleção espanhola caiu na primeira fase.
Apesar do atleta nunca ter ganho uma Copa, a sua representatividade é tão importante que o prêmio FIFA de gol mais bonito do mundo carrega seu nome.

4-Michel Platini

Platini ganhou quase tudo na sua carreira. Com a Juventus foram duas UCL e vários prêmios particulares. Quase tudo. Faltou a cereja do bolo para a sua carreira: a Copa do Mundo.

Nos anos 80, a seleção francesa era uma das potências no futebol. Na Copa de 1982, os franceses chegaram à semifinal, mas foram eliminados pela Alemanha Ocidental.

Na Copa do México em 1986, os Bleus (azuis, em francês) eram favoritos ao título por terem vencido a Eurocopa de 1984. Nesta edição, eliminaram o Brasil nos pênaltis pelas quartas de final. Só que mais uma vez a Alemanha estava no caminho e venceram a semifinal por 2 a 0. A seleção francesa ficou em terceiro lugar. Foi o fim da era Platini pela seleção Francesa. Posteriormente, o país sagrou-se campeão em 1998, quando sediaram o evento.

3- Johan Cruijff

Uma pena a Copa não ter Cruijff como campeão. O jogador, juntamente com seleção holandesa, deixou um legado em esquema tático no futebol. A seleção de 1974 foi responsável pelo famoso carrossel holandês, onde os jogadores faziam rodizio de posições dentro de campo, não existindo posição fixa. O sistema foi criado pelo treinador Rinus Michels e comandado em campo pelo gênio Cruijff.

Ele comandou a equipe até a final do mundial na Alemanha, perdendo apenas para os donos da casa. Até hoje a Copa de 74 é considerado uma das mais injustas do futebol mundial. Em 78, novamente um vice-campeonato contra a anfitriã Argentina.

O holandês foi escolhido pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) o maior jogador europeu do século XX e o segundo maior do mundo, atrás somente de Pelé.

Para os fãs de camisas retrôs, a camisa da Holanda 74 pode ser encontrada aqui na Fut.

2- Zico

Zico é considerado um dos maiores jogadores brasileiros, representava o futebol arte. O eterno galinho do rubro-negro Flamengo marcou mais de 400 gols pelo clube. Ídolo da seleção, foi um dos principais jogadores da Copa de 82, considerada uma das melhores de todos os tempos. A seleção canarinho foi eliminados para Itália com eterno carrasco Paolo Rossi, que marcou três gols na vitória italiana por 3 a 2 nas quartas de final.

Em 86, Zico veio para ser referência da seleção no México. No entanto, encontraram a favorita França nas quartas de final. Com mais uma injustiça dos deuses do futebol, Zico foi um dos responsáveis por desperdiçar uma das cobranças de pênalti, tirando o Brasil da semifinal. Eternizado por quem acompanhou, alí se foi uma geração de craques e claro, a chance do galinho Zico sagrar-se campão de uma Copa do Mundo.

1- Messi

O maior ídolo do Barcelona e o maior artilheiro da Argentina. Da lista, Messi é o único que pode dar a voltar por cima e conquistar a Copa do Mundo. O argentino tem uma nova chance na Copa da Rússia. No Brasil, o “ET” chegou bem perto do título, levando a Argentina à final e perdendo por 1 a 0 para Alemanha.

A foto acima é do fotógrafo Bao Tailiang, do jornal chinês “Chengdu Economic Daily” ganhou prêmio World Press Photo como a melhor foto esportiva de 2014. Um símbolo de todo o texto e o sentimento desses cincos gigantes do futebol. Em resumo, podemos dizer que quem perdeu, foi a Copa.

Tem algum outro jogador que deveria estar na lista? Diz pra gente nos comentários.

Confira os marcantes uniformes da Copa de 90. 

 

 

ENTRE NO CLIMA DA COPA COM A FUTFANATICS!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!