Você está com sua chuteira folgada o que fazer agora? Ela está grande, sobrando no pé e dificultando você a desenvolver seu futebol arte.

Para te ajudar nesta difícil missão, trouxemos 6 dicas pra você resolver esse problema. Elas servem para chuteiras de campo, Society e futsal. Confira!

 

1 – Tiras de gel

Chuteira folgada o que fazer? Tiras de gel

Uma das formas de diminuir as folgas da chuteira é colocar tiras de gel transparente próprias para o efeito na zona onde seus pés encostam.

Essas proteções autoadesivas são encontradas em sapatarias e farmácias e fixam o pé dentro da chuteira, podendo ser colocadas na parte interna, traseira e superior do calçado.

Antes de colocar a tira de gel, garanta que a superfície da chuteira esteja limpa e seca, assim, o calcanhar assenta no lugar ideal e não existe atrito de contato entre o meião e a chuteira, prevenindo bolhas e calos nos pés.

Detalhe: para quem não gosta da textura do gel, existem opções de tiras em tecido e camurça.

 

2 – Palmilha de enchimento

Outra opção para corrigir o espaço das chuteiras folgadas é a palmilha de enchimento, que pode ser feita de espuma ou gel.

A palmilha oferece acolchoamento, suporte e elimina um pouco do espaço de folga da chuteira, dependendo da altura que forem as palmilhas.

Elas são encontradas em diversas lojas de calçados a um preço baixo e podem ser adaptadas a qualquer tipo de chuteira.

Para quem gosta de colocar a mão na massa, confira esse vídeo que ensina a fazer uma palmilha em casa.

 

3 – Chuteira folgada o que fazer? Palmilha de Isopor

Aproveitando as dicas do vídeo acima, você pode usar isopor para fazer sua palmilha.

Para isso, você pode usar uma bandeja de isopor como a de uvas passas. É um material muito confortável e pode ser renovado em qualquer momento.

Um pouco diferente das dicas do vídeo, com o isopor é só recortar o formato da sua chuteira e colocar, sem precisar colar na palmilha. É bem fácil e prático de fazer!

 

4 – Tiras de EVA

Chuteira folgada o que fazer? Tiras de EVA

Chuteira folgada o que fazer? Bem barato e fácil de encontrar, o EVA pode resolver seu problema

Outra dica são as tiras de EVA, material encontrado facilmente em papelarias e com um preço bem baixo. Confira:

  • Corte duas tiras de EVA com cerca de 3×10 cm;
  • Meça a tira de EVA na chuteira, colocando-a na parte interna, anterior e superior pra ver se encaixa bem;
  • Passe um pouco de cola quente ou cola branca em cada uma das tiras;
  • Cole as tiras na chuteira e pressione um pouco para que a cola fixe bem.

Pronto! Esta técnica funciona em qualquer tipo de chuteira.

Atenção: Se for usar cola branca, espere algumas horas antes de experimentar a chuteira.

 

5 – Água

A água também pode ser útil na hora de apertar uma chuteira folgada, pois ela tem o poder de encolher o calçado e, se bem feito, os resultados podem ser excelentes.

No entanto, é importante verificar se as chuteiras podem ser molhadas, consultando a etiqueta do produto.

Como fazer?

  • Umedeça bem as chuteiras

Caso elas tenham algumas partes de camurça, o que é bem difícil em chuteiras, use um borrifador. Portanto, outros tipos podem ser mergulhados em água.

  • Deixe a chuteira secar ao sol

Caso esteja um dia frio, use um secador em temperatura baixa, tomando cuidado pra nunca aproximar demais o aparelho no calçado, já que alguns tecidos podem derreter com o calor.

Quando a chuteira estiver seca, experimente e verifique se encolheu.

Caso ela não tenha encolhido o suficiente e ainda estiver folgada, experimente repetir o processo mais algumas vezes até o resultado desejado.

 

6 – Trocar o solado

Por último, uma solução mais cômoda e um pouco mais cara: levar a chuteira ao sapateiro para trocar o solado.

Uma dica: faça um orçamento com o profissional antes. Se trocar o solado do calçado não compensar o valor que você vai pagar, é preferível não fazer o serviço e comprar outra chuteira, até porque o resultado pode não ser o esperado, aí você vai ter que pagar o serviço e ainda assim comprar outro produto, ou seja, vai gastar duas vezes.

Prefira também ir ao sapateiro para recuperar chuteiras caras ou de alta qualidade, e não para consertar chuteiras gastas e velhas.

Trouxe esse vídeo para mostrar como é feito o procedimento e porque trocar o solado funciona para ajustar chuteiras folgadas. Confira a partir do minuto 6’13”:

 

Confira as chuteiras da Fut

Espero que nosso post “Chuteira folgada o que fazer? Descubra 6 dicas pra ajustar seu calçado” tenha ajudado a resolver o seu problema.

Veja também – Melhores chuteiras 2019: Conheça 5 modelos que mitaram no ano

Deixe seu comentário!