Você sabe identificar as principais diferenças entre as chuteiras de campo na hora de comprar? Neste texto explicaremos as diferenças entre chuteiras FG e SG. No futebol de alto rendimento cada detalhe é extremamente importante. Desde o clima, passando pelo equipamento utilizado, até o peso da bola. Sabendo disso, a escolha da chuteira perfeita para cada solo é essencial.

Escolher uma chuteira errada pode acarretar em diversos problemas físicos. Caso você opte por um solado que não seja o adequado para determinado tipo de gramado, isso pode ocasionar em torções nos tornozelos e joelhos, dentre diversas outras lesões.

As chuteiras do tipo SG, por exemplo, são mais indicadas para campos úmidos e macios, isso por conta de seus cravos serem mais altos. Caso você opte por essa chuteira para jogar em um campo mais seco e duro, esses cravos podem prender na grama causando até uma ruptura nos ligamentos do joelho ou do tornozelo – o que te deixaria de fora do jogo por mais ou menos 8 meses.

Agora, caso escolha uma chuteira do tipo FG para atuar em um campo mais úmido você também correrá riscos, já que esse tipo de chuteira conta com cravos mais curtos, apropriados para campos secos.

 

 

 

As chuteiras SG

As chuteiras Soft Ground, mais conhecidas pela sigla SG, atendem pessoas que jogam em campos mais macios ou úmidos. Elas apresentam cravos mais longos e em menor quantidade. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias, já encontramos chuteiras SG com algumas travas mescladas, podendo ter um número maior de travas. Isso para te dar mais estabilidade e mobilidade, seja qual for a condição de clima ou solo.

Na maioria das vezes, as chuteiras SG apresentam travas de alumínio, também podendo ser de poliuretano. Normalmente essas chuteiras são mais usadas por jogadores que desejam e necessitam de maior estabilidade, para que possam dar arrancadas e freadas bruscas, como goleiros, zagueiros e atacantes, pois seus cravos são maiores e dão mais segurança.

As chuteiras SG são menos usadas devido as restrições que elas apresentam, por terem travas maiores acabam prendendo os pés dos jogadores com mais facilidade, por isso dificilmente é a opção dos jogadores de ataque, os mais habilidosos e versáteis, como Messi, Neymar e Ronaldo, entre outros. Ela acaba sendo a melhor opção para gramados molhados e jogadores de defesa.

 

 

As chuteiras FG

As chuteiras Firm Ground, que são mais conhecidas pela sigla FG, são o tipo de chuteira mais comum e usado no Brasil. Elas são indicadas para solo seco e firme, sem condições chuvosas, pois contam com uma maior quantidade de cravos e geralmente cravos mais curtos.

Mas isso não é uma regra, já que ela é a mais escolhida entre os boleiros justamente por sua variedade, pois as chuteiras FG podem ter também as mais variadas formas. É possível encontrar formas arredondadas, quadradas, triangulares, longitudinais, mais altas, baixas, emborrachadas, de material sintético, de diâmetro curto, mais alongado, etc.

Por serem mais confortáveis, devido ao comprimento dos cravos, essas chuteiras são as preferidas de laterais e meio-campistas, pois são posições que requerem movimentação durante todo o jogo. Jogadores como Lionel Messi mostram preferência pelas chuteiras do tipo FG, isso por conta delas serem mais versáteis. Esse tipo de solado permite que os jogadores tenham mais mobilidade em campo devido ao estilo de suas travas, logo, jogadores habilidosos e de grande movimentação preferem esse tipo de chuteira. Como é o caso das chuteiras de Messi e Cristiano Ronaldo.

 

Confira nossos produtos

 

Bônus: As chuteiras HG, MG e AG

As travas HG (Hard Ground), MG (Multi Ground) e AG (Artificial Ground) são usadas principalmente para a prática do futebol em campos de grama escassa (ou “rala”) e com o solo de terra firme. Além disso, as travas do tipo AG também são usadas em campos de grama sintética. Recomenda-se esses tipos de travas para os campos com as condições anteriores por possuírem menor altura e maior base. A natureza do terreno obriga que se tenha necessidade de distribuir a pressão pela maior área possível, oferecendo, simultaneamente, um aumento de tração.

 

 

Esperamos ter ajudado você a entender as principais diferenças entre os tipos de chuteiras de campo disponíveis no mercado. Agora você tem as informações necessárias para saber qual chuteira utilizar para cada piso especifico, seja gramado alto, baixo, em condições secas ou úmidas.

 

Na FutFanatics você encontra uma grande variedade de modelos para campo, das chuteiras SG até as chuteiras FG, das principais marcas esportivas do mundo. Confira aqui. Ainda tem dúvidas de qual chuteira comprar? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e vamos continuar essa conversa!

Deixe seu comentário!