E aí, meus Fanáticos? Vocês perceberam alguma mudança no Brasileirão nesses últimos anos? A diferença é que o número de clubes com marca própria têm aumentado e aos poucos a força das fornecedoras tradicionais tem diminuído no Campeonato Brasileiro.
Clubes com marca própria
Essa tem sido uma tendência entre clubes brasileiros de pequeno e médio porte, uma forma de oferecer maior identificação do torcedor com seus uniformes, além de poder aumentar seu leque de produtos e ter o retorno financeiro integral de todo o investimento.
Com as grandes fornecedoras esses clubes estavam sujeitos a seguir os templates criados pela marca sem nenhuma identificação específica com o clube e estar restrito ao contrato que fosse oferecido ao time.
O pioneiro de sucesso
O Paysandu, foi o primeiro dos clubes com marca própria que obteve sucesso no mercado, a marca Lobo, uma referência ao mascote do clube, foi criada em 2016 e passou a ser responsável pelos uniformes do Papão para a disputa da série C.
Segundo o departamento de marketing do clube no primeiro ano de venda das camisas com a marca Lobo, foram vendidas 110 mil peças, pouco mais do que o dobro de 2015, com a Puma como fornecedora. O faturamento da equipe aumentou em 12 vezes com o lucro de venda das camisas revertido integralmente para o clube.
Confere o manto do Papão aqui na Fut.
Série A
O Bahia foi o primeiro clube com marca própria na série A, a equipe rescindiu com a Umbro no meio de 2018, seis meses antes do final do contrato, e fez um concurso no site do próprio clube para os torcedores escolherem seus novos mantos.
Segundo o Globoesporte.com os dados divulgados pelo clube no fim de 2019 mostram que o Tricolor fechou o ano com aumento de 316% comparado ao ano de 2018, tendo como maior diferencial o faturamento com camisas, além de quase 30 produtos diferentes entre diversas peças de roupa, canecas, capas de celular e outros itens.
As marcas na Série A
Fizemos uma lista dos clubes com marcas próprias que estão atualmente disputando a série A do Campeonato Brasileiro.
Esquadrão – Bahia
Falando do Bahia, vamos começar falando sobre a Esquadrão, a marca é uma das mais bem sucedidas entre os clubes e traz um nome que faz referência ao mascote do clube conhecido por Esquadrão de Aço e que se parece muito com o personagem Super Homem, ou Homem de Aço da DC comics.
Vem dar uma olhada nos produtos do Esquadrão aqui na Fut.
Vozão – Ceará
A marca do Ceará conta com grande identificação com o Alvinegro, principalmente pelo nome “Vozão” uma alcunha carinhosa que o torcedor usa para se referir ao clube.
Confere os mantos do Vozão na Fut.
Leão 1918 – Fortaleza
O Fortaleza foi outro clube cearense que também lançou sua marca própria, a Leão 1918, neste caso a referência do nome é dupla lembrando a mascote e o ano de fundação da equipe.
Dê uma olhada nos mantos do Leão na Fut.
Dragão Premium – Atlético Goianiense
Lançada pelo Atlético Goianiense em 2019, a Dragão Premium também faz referência à mascote do clube Rubro-negro.
Vem conferir os mantos do Atlético Goianiense disponíveis na Fut.
1909 Sports – Coritiba
O Coritiba fundou a 1909 Sports em agosto de 2018. O nome da marca foi escolhido com base no ano de fundação do clube, tendência muito usada pelos clubes com marcas próprias.
Confere toda a linha da 1909 Sports disponível na Fut.
Gr33n – Goiás
Já o nome Gr33n usado pela marca do Goiás remete a cor principal do clube e a um apelido maldoso dado pelos times rivais “o clube dos 33” querendo dizer que a torcida Esmeraldina era tão pequena que só tinha 33 pessoas, mas aos poucos a própria torcida abraçou o apelido.
Vem conferir os mantos do Esmeraldino aqui na Fut.
As marcas na série B
Na Série B já são 9 os clubes com marca própria, quase metade do campeonato.
Entre esses clubes temos a Ponte Preta que veste a marca 1900, o Figueirense que usa a marca 1921 enquanto que o Juventude tem a marca 19Treze, todas elas homenageando os anos de fundação de seus respectivos clubes.
O CSA retornou em 2020 para a série B com a sua marca Azulão, já consolidada e o Náutico conta com a Nseis como fornecedora, uma homenagem a conquista do hexa campeonato pernambucano entre 1963 e 1968.
A Sparta, marca do América MG, possui nome inspirado no exército espartano que traz em sua essência traços da história do Coelho. Já o CRB tem a Regatas que remete ao próprio nome do clube.
Esses são alguns dos clubes com marca própria que estão disputando as duas séries principais do Campeonato Brasileiro.
Veja também: Chuteiras mais bonitas da história: Modelos que fizeram sucesso no futebol
Comenta qual a sua opinião sobre os clubes com marca própria? E aproveita pra clicar no banner e conferir as camisas de clubes regionais com marca próprias que estão disponíveis na Fut.
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!