Fala, Craque! Tudo certo? Um assunto que gostamos de falar é futebol e, consequentemente, tudo o que está no meio da modalidade. Então, um assunto que não poderia ficar de fora aqui é a evolução da bola de futebol.

Aliás, podemos admitir que, apesar dela não ser tão bem cuidada às vezes e pouco admirada pelo tanto de importância que tem, é sempre bom lembrar que sem ela, nada acontece!

Então, bora falar de um dos objetos mais importante do futebol e entender como aconteceu a evolução da bola de futebol!

O surgimento da bola

O futebol, bem diferente do que é jogado nos dias de hoje, surgiu por diversão. Lá na Inglaterra Medieval, a modalidade se tratava mais de briga do que de disputa.

O objetivo não era, necessariamente, ir chutando a bola até o gol, mas sim, ficar a maior parte do tempo com a posse de bola. Porém, apesar do futebol daquela época não ter nada a ver com o futebol de hoje, uma coisa em comum já existia: a bola.

Vale destacar ainda, que muitos ingleses proibiram o uso de pés no antigo Football, em meados de 1824. Além disso, não havia regras para o uso da mão.

Porém, nada de achar que a bola era igual a de hoje, apesar de ser meio óbvio. Então, bora conhecer a primeira bola que se tem notícia:

Bola Bexiga de Porco

Se tem uma coisa que essa bola não tem a ver, é com a bola de futebol de hoje em dia. A evolução da bola permitiu que saíssemos de uma bola com peles para algo super tecnológico.

Ou seja, a bola de futebol do séc 2 A.C até o séc 5, eram bolas recheadas de penas, novelos e pele. Por fora, sim, é isso mesmo que você leu: era uma bexiga de porco. Porém, para que tivesse mais resistência, a bexiga era coberta com couro costurado.

Getty Images

Bom, não sei vocês, mas sabendo da existência de uma bola que foi feita de pele, estou bem agradecido pela criação das nossas bolas atuais. Obrigada evolução da bola de futebol!

E, se você acha que acabou a bola de bexiga de porco, se engana! Se liga na próxima!

Bola: Futebol Medieval

E a bola feita de bexiga de porco chega até nós novamente. Porém, desta vez, com alteração importantes.

A bola medieval, é a bola usada entre o séc 13 e o séc 19. Sem costura pelo lado de fora, a bexiga de porco passou a ser cheia de serragem ou cortiça. Além disso, o próprio futebol também teve uma evolução: Na Grã-Bretanha medieval, agora podia-se chutar a bola!

Primeira bola do Brasil

Em torno de 1844, obteve-se notícias da primeira bola de futebol em solo brasileiro. E, foi neste momento que começou o processo da evolução da bola de futebol. O processo de vulcanização da borracha, permitiu que a bola de bexiga de porco fosse aposentada.

Sendo assim, a bola passou a ter o seu interior feito de borracha. Além disso, também passou a ser coberta com couro marrom.

Getty Images

Já em 1894, quando começou a ser usada a bola de borracha, outra evolução também apareceu, desta vez no futebol. Naquele ano, Charlles Miller atualizou algumas regras e também o uso de diversos equipamentos no futebol moderno.

1930- Bolas da discórdia

Se tem uma coisa que existe no futebol, essa coisa é a discórdia. Por isso, não seria novidade se na história da evolução da bola de futebol existisse algum conflito desse.

E, essa discórdia também tinha que ser em uma data importante: a primeira final de Copa do Mundo! Sim, Uruguai e Argentina não brigaram, mas não concordavam com qual bola seria usada na partida.

Crédito: Domínio Público

Por isso, cada equipe levou uma bola e cada bola foi usada em um tempo de jogo. A bola da Argentina, era muito parecida com a bola de vôlei atual. Já a do Uruguai era conhecida como a Modelo T. Isso porque tinham gomos no formato da letra.

1950 – Do Brasil

Todos sabem que a Copa de 1950 foi realizada no Brasil. E todo mundo também sabe o desfecho da competição, que nem vale a pena ser lembrado. Porém, outra fase da evolução da bola de futebol, que merece destaque, aconteceu nessa Copa.

Conhecida como Duplo T, a bola era parecida com a de 1930, porém, foi feita e fabricada por brasileiros. Além disso, a cobertura dela era mais resistente e impedia a entrada de água.

Além disso, o laço, que antes era o espaço que permitia encher a bola, desta vez foi substituído pela válvula.

1970 – Formato Clássico

Vinte anos após, surgiu a bola mais tradicional de todas: a com formato geométrico. O preto e branco da bola, permitiam que o objeto tivesse mais visibilidade, não apenas para os torcedores, mas também para as transmissões de TV.

Crédito: Domínio Público

Por ter sido a bola mais futurista até o momento, de acordo com a evolução da bola de futebol, a bola foi chamada de Telstar. Isso porque, esse nome, também se refere a uma linha de satélites americanos.

2006 – Pós-moderna

Em 2006, o mundo podia ver uma bola que fugia mais do óbvio. Com os polígonos sendo abandonados, os painéis curvos ganharam espaço. Além disso, os painéis não eram costurados, mas sim colados, a bola evitava qualquer tipo de absorção de água.

Crédito: Leonardo Attuch

A bola, conhecida como Teamgeist, foi usada na Copa do Mundo da Alemanha.

2018- Bola Interativa

Em 2018 pudemos conhecer a mais tecnológica das bolas. Isso porque, a bola Telstar 18 (que teve esse novo em homenagem ao modelo de 1970) possuía um chip instalado. A peça tornava possível a comunicação da bola com smartphone ou tablet.

Além disso, na aparência também foram colocados pequenos quadrados que representavam vários pixels juntos, o que também deu um ar de inovação.

Crédito: Reprodução Adidas

E, de 2018 para cá, não houveram mudanças extraordinárias. Lógico que esteticamente as bolas mudam a cada ano, mas ainda nenhuma tecnologia nova foi imposta em um dos objetos mais importantes do futebol.

Mas fala aí, fanático, você curtiu conhecer mais sobre a evolução da bola de futebol? Ah, e para não sentir falta de algum modelo, se liga na imagem abaixo, que incluí todos os modelos feitos até hoje!

evolução da bola de futebol

Crédito: Reprodução

Aproveita e, já que está no clima de conhecer evolução, se liga nesse texto aqui: chuteiras mais bonitas da história: modelos que fizeram sucesso no futebol

Ah, e não esquece de passar na loja da Fut e garantir uma bola para a partida do final de semana, em!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!