No coração da Amazônia, onde a floresta respira histórias e os rios sussurram sabedoria ancestral, nasceu um time que carrega  identidade, orgulho e luta. O Gavião Kyikatejê Futebol Clube é o primeiro time profissional 100% indígena do Brasil e sua trajetória é tão marcante quanto as pinturas que adornam os corpos de seus atletas.

Criado oficialmente em 2009, no município de Bom Jesus do Tocantins (PA), o Gavião Kyikatejê representa mais do que futebol. É a manifestação da cultura indígena nos gramados. Sob a liderança inspiradora do cacique Zeca Gavião, presidente e o primeiro indígena do país formado em um curso superior de futebol.

Um clube que representa o povo indígena

O Gavião Kyikatejê não entra em campo apenas para competir. Entra para representar. A cada passe, um manifesto. A cada gol, um grito coletivo por visibilidade, inclusão e justiça. O clube indígena luta para manter a tradição do seu povo, promovendo o esporte como ferramenta de transformação e educação.

O sonho da diretoria é ter um elenco formado majoritariamente por indígenas e quilombolas, não só no profissional, mas desde as categorias de base. 

A base e o futebol feminino

Em 2021, o time feminino profissional do Gavião ficou com o vice-campeonato do campeonato paraense. Foto: @gaviaokfc/ Instagram. 

Mesmo enfrentando desafios estruturais, o Gavião Kyikatejê mantém viva sua chama. O time feminino tem ganhado espaço e respeito, revelando meninas de 15, 16 e 17 anos que sonham alto. Em 2021, o profissional feminino ficou em segundo lugar do campeonato paraense, perdendo o título para o tradicional Remo. 

O ídolo Aru

Aru no centro vestindo a camisa do Gavião. Foto: Reuters.

Como toda grande história, essa também tem seu herói: Aru, o atacante que marcou o primeiro gol do time na elite do Campeonato Paraense. Com pinturas no corpo e raça no peito, ele deixou seu legado antes de partir em 2018. A camisa 9 foi aposentada, mas sua memória segue viva.

Camisas do Gavião Kyikatejê na Futfanatics

Você encontra essa linda camisa no site nacional e internacional da Futfanatics.

A luta do Gavião agora também pode ser vestida. As novas camisas de futebol do clube, disponíveis na Futfanatics, são verdadeiras obras de arte. Inspiradas nas pinturas corporais tradicionais da etnia Gavião Kyikatejê, elas celebram a identidade indígena com traços fortes, cores marcantes e um propósito poderoso.

Ao vestir uma peça do Gavião Kyikatejê, você se conecta com uma causa que une tradição, futebol e resistência cultural. E o melhor: estão disponíveis para todo o Brasil e até para torcedores internacionais.

Compre a camisa no site nacional aqui.

Compre a camisa no site internacional aqui.