Já chegamos na metade da Copa. Após o fim da fase de grupos, o torneio continuou surpreendente nas oitavas de final. Foram jogos que com certeza ficarão na história do futebol, com zebras, quase zebras e muita emoção. Para esquentar ainda mais as quartas, relembre quais foram os momentos marcantes da Copa da Rússia: oitavas de final.

França e Argentina

Contra a Nigéria, os Hermanos tinham conquistado uma classificação histórica com um gol do Rojo aos 41 minutos 2º Tempo. Nas oitavas tiveram pela frente a forte e promissora seleção francesa, que passou sem sufoco. Antes da Copa já era apontada como uma das grandes favoritas.

A França possui um time veloz, proposto a sair em velocidade com Pogba, Griezmann, Mbappé e cia. Saíram na frente com gol de pênalti de Griezmann, em uma bola de velocidade no contra-ataque onde Rojo, o jogador que “classificou” a Argentina, derrubou Mbappé dentro da área.

A partir deste momento, o jogo pegou fogo. O time argentino fez um gol no final do 1º tempo com chute de fora da área de Di María. Logo no começo do 2º tempo, a Argentina vira com chute de Messi que desviou no Mercado. Euforia Albiceleste!

A resposta francesa foi rápida: em um golaço de Pavard, a França empatou a partida. E num jogo até então equilibrado, a estrela de Mbappé brilha: marcou 2 gols e se estabeleceu como um dos grandes destaques do torneio.
Ao final da partida, Agüero fez o terceiro da Argentina em um cruzamento de Messi. Tarde demais. O jogo estava resolvido e os franceses passaram para as quartas. Foi o jogo com mais gols na rodada e com certeza um dos mais eletrizantes do torneio.

Os melhores momentos do jogo

Portugal e Uruguai

No mesmo dia, outro jogão. Portugal apostava suas fichas no craque Cristiano Ronaldo e o Uruguai no forte sistema defensivo, bem como na dupla Suárez e Cavani. E a dupla apareceu logo no início. Com uma virada de jogo, Cavani lançou Suárez, que voltou a bola na cabeça do craque do PSG. 1 a 0 para a Celeste!

Aos 9 do 2º tempo, o brasileiro Pepe empatou o jogo para Portugal. A resposta uruguaia foi rápida: em uma saída de contra-ataque, Cavani fez seu segundo gol. E que golaço! Uma bola batida de chapa no canto do goleiro português.

A seleção portuguesa pressionou, mas o forte sistema defensivo uruguaio funcionou. 2×1 para os sul-americanos. O jogador da partida saiu machucado e irá desfalcar a equipe no jogo contra França. Será que Cavani vai fazer falta?

Melhores momentos

Rússia e Espanha

A grande zebra das oitavas aconteceu entre Espanha e Rússia. Os espanhóis saíram na frente com o gol contra de Ignashevitch. Mas em um lance atrapalhado a defesa espanhola, Piqué tocou a mão na bola. Pênalti para os russos. Dziuba bateu e converteu para a anfitriã.

A Espanha teve o controle do jogo, mas não objetividade. Ao final do 2º tempo, Iniesta entrou em campo. Mesmo a genialidade do craque não foi capaz de evitar a primeira decisão de pênaltis da Copa.

Depois de 90 minutos e prorrogação, chegou o momento de tensão para as duas equipes. A seleção russa bateu com eficiência. Do lado dos espanhóis, Koke e Aspas não marcaram. A Espanha foi a terceira campeã a cair no mundial.

Melhores momentos

Croácia e Dinamarca

O jogo teve um início intenso, com os dois gols do jogo acontecendo nos primeiros 5 minutos da partida. A Dinamarca fez com o zagueiro Jorgensen e, no lance seguinte, Mandzukic empata aproveitando uma bola dentro da área.

O jogo esfriou e continuou assim na prorrogação. A má partida do craque Modrić foi um destaque negativo: perdeu um pênalti na prorrogação. Os goleiros foram os destaques desta partida.

Este foi o segundo jogo das oitavas a ir para os pênaltis. Os goleiros voltaram a brilhar, com duas defesas do dinamarquês Schmeichel e três do croata Subasic, colocando a Croácia nas quartas de final.

Melhores momentos:

Brasil e México

O jogo entre Brasil e México começou bem antes. Alguns jogadores mexicanos criticaram a maneira de Neymar jogar, alegando que o craque ‘cai muito’. A seleção brasileira mostrou um jogo equilibrado, com uma defesa sólida e laterais bem postados no sistema defensivo, além de uma boa postura ofensiva.

No primeiro tempo o placar ficou 0x0, com um jogo levemente melhor dos mexicanos. No 2º tempo, era visível que o gol brasileiro seria questão de tempo. Logo aos 5 minutos, em uma jogada de Willian chutando cruzado, a bola encontra a chuteira de Neymar que abriu o placar.

Após o gol, a seleção jogou mais solta. A evolução do Willian em campo foi notória. Neymar não deixou a desejar, sendo muito caçado no jogo. Ambos foram importantes para a vitória brasileira. Ao final do jogo, Neymar arrancou e chutou cruzado. Firmino, que havia entrado no lugar de G. Jesus, empurrou para as redes e selou a vitória brasileira.

É importante citar a bela atuação do goleiro Uchoa. Se não fosse o goleiro mexicano, o Brasil teria goleado. Neymar e o goleiro tiveram o mesmo duelo na Copa de 2014, onde a muralha mexicana parou o craque. Mas dessa vez o jogo virou, não é mesmo?

Melhores momentos:

Bélgica e Japão

Bélgica e Japão foi de tirar o folego. A tão famosa geração belga tomou um susto. Os gols aconteceram somente no 2º tempo. A seleção japonesa abriu o placar com Haraguchi aos 3 minutos. Para piorar a situação dos belgas, os samurais azuis ampliaram com Inui que acertou um belo chute.

A seleção Belga reagiu. Aos 25 do 2º tempo, Vertonghen cabeceou “sem querer” para área e o goleiro japonês aceitou o lance. Aos 28, em um cruzamento de Hazard, Fellaini cabeceou para rede e empatou a partida.

Quando parecia que o jogo ia para prorrogação, apareceu a inocência do time asiático. Courtois é um dos goleiros que se destaca na bola área, ele conseguiu o lance de escanteio lançando rapidamente para De Bruyne que arrancou com a bola passou para Lukaku, que deixou Chadli fazer o gol da vitória nos acréscimos.

Melhores momentos:

Suécia e Suíça

As duas seleções fizeram um dos jogos mais equilibrados das oitavas. A partida entre as equipes foi inédita em Copas. O jogo foi decidido em uma bola que foi desviada pela defesa da Suíça e morreu no canto do goleiro.

A partida exigiu muito das duas defesas, principalmente da seleção sueca que precisava segurar o placar. O ataque suíço tentou de diversas formas, porém não conseguiu balançar a rede da seleção sueca.

Os suecos não se classificavam para umas quartas de finais de uma Copa do Mundo desde 1994, onde chegaram à semi. De lá para cá, ficaram fora de duas Copas. O curioso foi que a crescente da seleção veio somente após a aposentadoria do grande ídolo Ibrahimović.

Melhores momentos:

Inglaterra e Colômbia

No último jogo das oitavas, Inglaterra e Colômbia fizeram um jogo nível Copa do Mundo. Os ingleses saíram na frente com artilheiro da Copa: Harry Kane. Nos acréscimos, o zagueiro artilheiro Mina empatou a partida, levando o jogo para a prorrogação. Haja coração!

Na prorrogação a Inglaterra sentiu o golpe do empate. Deixou a seleção colombiana criar diversas oportunidades. A Colômbia não aproveitou e deixou que decisão fosse para os pênaltis.

Nas cobranças, os colombianos desperdiçaram duas chances: uma bola na trave e outra uma bela defesa do goleiro Pickford. Assim a Inglaterra passa para às quartas, onde irá encarar a Suécia.

Melhores momentos:

Craque da rodada

Mbappé marcou duas vezes contra a Argentina. ALEXANDER HASSENSTEIN GETTY IMAGES

Poderíamos dividir o craque da rodada em dois jogadores: Mbappé e Cavani. Ambos fizeram partidas de alto nível, marcaram dois gols e mostraram velocidade e perfil de liderança em campo.

Mas existem outras considerações. Pelo fato do jovem francês ser o segundo jogador abaixo dos 20 anos fazer dois gols em jogos de mata-mata, ao lado de nada mais nada menos que Pelé, o craque da rodada fica com Mbappé.

Além de fazer dois gols contra a Argentina, o jogador ficou marcado pela sua velocidade. No pênalti cometido por Rojo, o jogador chegou a 32,4Km/h. O defensor argentino não tinha outra opção a não ser pará-lo com uma falta.

Seleção da rodada

Rússia

AFP PHOTO / YURI CORTEZ /

A anfitriã da Copa desbancou a favorita Espanha nos pênaltis e mostrou comprometimento no esquema tático. Mais uma vez a camisa da Rússia está na seleção da rodada. Confira o modelo usado no jogo aqui!

Uruguai

Foto: Francisco Seco/Estadão Conteúdo

Cavani e cia. colocaram a pesada camisa uruguaia na seleção da rodada. O time mostrou força defensiva e foi capaz de parar o melhor jogador do mundo. Confira a camisa titular do Uruguai. 

Brasil

Willian, Neymar, Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Casemiro simulam efeito da flashbang em comemoração do primeiro gol do Brasil contra o Mexico (Foto: Michael Dalder/Reuters)

A melhor seleção com certeza foi a brasileira. Mostrou um jogo seguro na defesa, anulando qualquer possibilidade de gols da equipe mexicana. Mostrou talento, com Neymar recuperando a plenitude no futebol. Veja as principais ofertas de camisas seleção brasileira aqui.

Bom, chegamos ao fim das oitavas e já estão definidos os confrontos das quartas. O que pode acontecer? Teremos surpresas? O Brasil vai desbancar a seleção da Bélgica? Deixe nos comentários palpites dos próximos jogos da Copa do Mundo.

Veja também: Copa do Mundo: Torça com estilo para nossa seleção sem gastar muito

 

ENTRE NO CLIMA DA COPA COM A FUTFANATICS!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!