Chegamos ao fim da fase de grupos. Já foram definidos os classificados para as oitavas de final e, meus amigos, haja coração! Para um admirador do bom futebol, esta rodada foi de tirar o fôlego. Argentina se classificando, Alemanha ficando de fora, Brasil mostrando favoritismo, entre outros. Reveja com a gente momentos marcantes na Copa da Rússia: 3° rodada.

Gols importantes

Das três rodadas da Copa do Mundo, a terceira foi a mais decisiva. Já podemos considerar que esta fase de grupo está na história do futebol. Vamos aos gols mais importantes da rodada:

Senegal e Colômbia

No grupo mais equilibrado da Copa, a definição dos primeiros colocados veio com os cartões amarelos. O Japão perdia por 1 a 0 para a Polônia e Senegal estava indo para às oitavas junto com a Colômbia. Mas, aos 28 minutos do segundo tempo, o zagueiro Mina cabeceia forte e faz o gol da vitória colombiana. Com isso o Japão passa para a fase de mata-mata pelo critério dos dos cartões amarelos. Os Senegaleses tinham seis, contra quatro dos japoneses.


Vídeo gravado pela torcida

 

Coréia do Sul e Alemanha

É, quem diria, Alemanha fora das oitavas. Os alemães precisavam vencer os sul-coreanos para se manterem vivos na disputa, mas o inesperado aconteceu. Com o placar de 2×0, a Coréia vence a Alemanha e elimina os atuais campeões. O gol mais importante desse jogo foi o lance de desespero alemão quando o goleiro Neuer sai do gol, deixando fácil o contra-ataque para o gol de Son.


O gol de Son contra Coréia

 

Argentina e Nigéria

De todos os jogos na Copa, Argentina e Nigéria com certeza é um dos mais marcantes. Com um bom primeiro tempo dos argentinos, Messi fez um gol de gênio e até que fim “estreiou” na Copa. Um displicente pênalti de Mascherano resultou no empate dos nigerianos. Isso até aos 41 minutos do segundo tempo, onde Rojo fez o gol da vitória da Argentina, colocando os Hermanos nas oitavas.


Vídeo do canal Lances Inéditos

Zebra e decepções

Sem sombra de dúvidas, a maior decepção da rodada (e talvez da Copa) foi a eliminação da Alemanha. A expectativa em cima da atual campeã era grande. As atuações em campo é algo a ser esquecido. Müller de 10 gols em Copas passou em branco, Özil totalmente omisso na criação de jogados. E apesar do gol histórico de Kroos, o craque passou longe de ser o mesmo jogador do Real Madrid.

Outra decepção foram os mexicanos. Até então uma das sensações da Copa, perdeu 3×0 da Suécia. O time de Osorio passa por esses altos e baixos desde a Copa América. A instabilidade dos mexicanos é algo que o Brasil deve explorar para o jogo das oitavas.

Que isso Maradona?

Maradona roubou a cena no jogo da Argentina com gestos polêmicos, agradecimentos e saiu do jogo com mal-estar. Foi um personagem à parte, gerando contradições para os fãs do futebol. Será que foi uma estratégia de marketing ou foi paixão pela sua seleção?

Craque da rodada

Messi não vinha fazendo uma Copa “nível Messi”. Digamos que o primeiro tempo do craque foi excelente, buscando jogo o tempo todo, com um golaço de ET, além de uma bola na trave e boa movimentação. Teve também um passe de sinuca para o Higuaín. Foi o Messi de sempre.

O seu segundo tempo foi ruim tecnicamente, assim como o seleção da Argentina como um todo, porém, vimos um Messi mais raçudo. Deu carrinho no campo de defesa, tomou cartão amarelo para segurar jogo e comemorou o gol de Rojo como se fosse o último jogo de sua carreira. Vimos o craque sair com grama no rosto, algo fora do jeito contido de ser do craque.

Curiosidades e estatísticas

Continua forte a maldição dos campeões. Tirando o Brasil em 2006, desde 1998 o campeão da Copa anterior cai na primeira fase na Copa seguinte. Em 2002, a França foi eliminada na primeira fase. O mesmo ocorreu com a Itália em 2010, Espanha (2014) e agora os alemães.

Outros destaques:
• O mexicano Jesus Gallardo foi o jogador a tomar o amarelo mais rápido de todas as Copas, com 13 segundos.
• Foi a pior média de gols da Alemanha na história das Copas: apenas dois.
• Foi a primeira vez que a Alemanha cai na fase de grupos.
• Nenhum africano se classificou para as oitavas.

Opinião da Fut

A rodada foi marcada por decepções e jogos históricos. Se podemos marcar em uma imagem essa rodada será o sangue no rosto do Mascherano. Os jogos estão duríssimos, bem pareados. Não existe mais jogador corpo mole: não basta talento, é preciso muita garra para se sobressair no maior torneio do mundo.

Outro ponto importante é sobre as seleções africanas. Nenhuma deles se classificou para as oitavas. Apesar da força de vontade e bom condicionamento físico, é visível que ainda eles precisam evoluir no jogo.

Vamos falar de Brasil: a canarinho fez um bom jogo contra Sérvia, com destaque para Coutinho que deu um ótimo passe para o primeiro do Paulinho. A seleção ainda precisa se encontrar em alguns pontos, principalmente com nosso principal craque que não vem fazendo uma boa Copa. Vale ressaltando que a dupla de zaga Thiago Silva e Miranda vem fazendo bons jogos. Agora com o México, seleção que possui jogadores mais rápidos no contra-ataque, vamos testar de verdade a nossa defesa.

Camisas da rodada

Suécia
Para muitos, é a surpresa da das oitavas. O mais incrível foi que a seleção sueca negou a volta do craque Ibrahimovic, apostando no bom entrosamento e conquistando um lugar no pódio na camisa da rodada. Veja a camisa da Suécia aqui na Fut!

 

Uruguai
A seleção do Uruguai ainda não tomou um único gol na Copa. Aplicou um elástico placar de 3×0 nos donos da casa. A boa defesa colocou os uruguaios no nosso pódio. Veja a camisa uruguaia aqui na Fut!

(Photo by Stuart Franklin – FIFA/FIFA via Getty Images)

Argentina
Enfim, depois de fazer jogos decepcionantes, os Hermanos vieram para o nosso pódio. Que jogo foi aquele, meus amigos. A camisa pesa. Veja a camisa da Argentina aqui na Fut!

Bom, chegamos ao final da fase de grupos. Agora é o momento que “separamos os homens dos meninos”. Alguma surpresa não foi citada? Sinta-se à vontade nos comentários para conversar sobre futebol com a gente.
Veja também: Copa do Mundo: Torça com estilo para nossa seleção sem gastar muito

 

ENTRE NO CLIMA DA COPA COM A FUTFANATICS!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!