Grandes times de futebol muitas vezes inspiram outros tantos a seguirem ou copiarem algumas de suas características, seja o nome, o uniforme ou o escudo.

A verdade é que times de massa sempre são vistos com admiração por aqueles que amam o futebol tanto quanto nós.

Assim, observamos por aí diversos Corinthians, Flamengos, Palmeiras, Botafogos espalhados pelo Brasil.

Por isso, criamos esse conteúdo para você que deseja saber mais sobre times de futebol que fizeram a cabeça e inspiraram outros times.

 

Corinthians

Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos do Timão

Um caso raro em que o time que se inspirou para criar seu nome e acabou se tornando maior que o inspirador.

O famoso Corinthians, que tem a segunda maior torcida do país, com 30 milhões de “loucos”, teve como inspiração para o seu nome o Corinthian-Casuals, da Inglaterra.

 

O inspirador londrino

O Corinthian Football Club (em foto do período 1896-1897)

O Corinthian-Casual surgiu em 1882, época na qual o futebol se dividia entre amadorismo e profissionalismo. A equipe de Londres foi fundada para reunir os maiores craques amadores da época, desafiando quaisquer profissionais que aparecessem pela frente.

Mesmo sem disputar torneios oficiais em seu início, os corintianos fizeram fama por humilharem os principais campeões do futebol britânico, a ponto de, apenas pelos amistosos que disputavam, ganharem o rótulo de melhor equipe do planeta. Até hoje, o clube é considerado o melhor time amador de todos os tempos.

 

Passagem pelo Brasil

Amistoso em 1910 – Corinthian-Casuals F.C. (Inglaterra) 2 x 0 A.A. das Palmeiras (São Paulo)

No Brasil, o Corinthian da Inglaterra é lembrado pela influência que deixou em sua primeira passagem por aqui, em 1910. As atuações impressionantes dos londrinos no Rio de Janeiro e em São Paulo incentivaram a criação do Corinthians.

Nesse ano, o time cruzou o Atlântico e desembarcou em solo carioca, onde os amadores fizeram 10 a 1 sobre o Fluminense (então campeão estadual), 8 a 1 na seleção local e 5 a 2 em um combinado de jogadores brasileiros.

Já em São Paulo, mais vitórias elásticas: 2 a 0 na Associação Atlética das Palmeiras, 5 a 0 no Paulistano e 8 a 2 no SPAC, de Charles Miller.

Como legado, a vitória sobre a AA das Palmeiras influenciou um grupo de operários do Bom Retiro a fundar uma nova equipe. Em 1º de setembro, surgia o Corinthians Paulista.

Vale lembrar que o Corinthian também mudou a história de outro gigante mundial. O Real Madrid pegou a camisa do time inglês como inspiração para o seu próprio uniforme.

Fonte: Mantos do Futebol

No entanto, limitar a história dos londrinos ao surgimento de um dos clubes brasileiros mais bem sucedidos é muito pouco diante de tudo o que fizeram, porque o Corinthian realmente marcou época no futebol internacional. Não à toa, é considerado como o maior clube amador que já existiu.

 

Flamengo

Zico, ídolo no Flamengo

São 123 anos de uma história repleta de glórias, títulos e exposição da marca Flamengo além das fronteiras brasileiras. Nessas 12 décadas, 67 clubes surgiram pelo planeta aumentando o gosto e a popularização do futebol e do clube carioca, seja pela similaridade dos escudos, das cores ou do estilo dos uniformes.

Até mesmo o nome já foi “clonado”. Coreanos, africanos, ingleses, alemães e, lógico, brasileiros, mostram que para disseminar paixão, não basta ter somente o vermelho correndo nas veias, é preciso também misturar o preto.

 

Santa Cruz

Primeiro time do Santa Cruz

O ano era o de 1914. A equipe de regatas do Flamengo – primeiro esporte do clube – só permitiu a criação do departamento de futebol com algumas ressalvas. Uma delas era a distinção do uniforme. Deste modo, o rubro-negro da camisa era separado por finas linhas brancas, dando-se o apelido de “Camisa Cobra Coral”.

No mesmo ano, o pernambucano Santa Cruz era fundado nas cores preto e branco, em Recife. Porém, foi só em 1915 que surgiram as três cores no uniforme do clube, para a disputa do campeonato estadual.

Uma das regras da Liga Sportiva Pernambucana (LSP), hoje Federação Pernambucana de Futebol, afirmava que seus afiliados não poderiam usar as mesmas cores. O problema foi que tanto o Santa Cruz quanto o Flamengo eram alvinegros, sendo assim, um dos dois teria que alterar seu pavilhão.

A decisão saiu em um sorteio. O Flamengo venceu e como prêmio permaneceu alvinegro. Já o Santa teria que mudar suas cores. Assim, optou-se pela inclusão do vermelho junto ao branco e preto, nascendo assim o Tricolor.

Inclusão do vermelho na camisa

Time tetra-campeão pernambucano em 1972Dois fatores teriam influenciado na inclusão do vermelho. O primeiro teria sido a boa impressão que o time do Flamengo/RJ causou durante uma excursão ao Recife na época. O rubro-negro carioca usava então um uniforme com listras horizontais vermelhas, brancas e pretas, o popular Cobra-Coral, que foi adotado pelo Santa Cruz.

Outro fator teria sido a simpatia que alguns dos membros da diretoria nutriam pela Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, que naquele momento se desenrolava na Europa. Na época, a bandeira alemã era composta por três faixas horizontais: preta, branca e vermelha. As novas cores do clube foram oficializadas no dia 16 de março de 1916.

 

Athletico Paranaense

Fusão entre dois clubes, o Athletico-PR herdou a cor preta do Internacional e a vermelha do América, ex-clubes paranaenses, em 1924. A similaridade com o Flamengo, porém, ficou no escudo e no uniforme.

Até o final da década de 80, as únicas diferenças no escudo eram as letras que ficavam no canto superior esquerdo, no fundo preto. Em 1988, o clube adotou as listras verticais, e em 1997 foi desenhado o escudo que perdurou até o final de 2018.

Evolução das duas camisas até 2013

Coincidência ou não, é possível encontrar, circulando pela internet, publicações antigas afirmando que foi uma homenagem ao clube carioca. Essa versão da história costuma ser negada pelos atleticanos. 

Em 2018 o clube passou por uma reformulação, modificando toda a sua identidade visual, desde o escudo as camisas de futebol.

Até a Alemanha entrou na onda

Anos antes de a Alemanha divulgar seu uniforme rubro-negro inspirado no Flamengo para a Copa do Mundo de 2014, clubes brasileiros e até um sul-coreano prestaram a homenagem ao clube da Gávea.

Em terras tupiniquins, os fundadores do Atlético-GO, em 1937, resolveram adotar não só as cores, mas o uniforme semelhante. Dois anos depois, em 1939, foi a vez do Moto Club, do Maranhão. Após a criação do departamento de futebol, o time trocou o verde e branco pelo vermelho e preto, com as listras horizontais na camisa.

 

Pohang Steelers, da Coreia do Sul

Lulinha, ex-Corinthians, no Pohang Steelers

E fora do país… Na Coreia do Sul, o Pohang Steelers também tem suas cores e vestimentas similares ao Fla. Em 2009, o brasileiro Sérgio Farias, técnico do time na época, confirmou a inspiração no time de 1981, campeão do mundo, na Ásia.

 

Palmeiras

Pelo Brasil há várias equipes que fazem alusão ao Alviverde do Palestra Itália, como o próprio Palmeira, que utiliza um escudo bem parecido ao do “co-irmão”.

Porém, os nomes oficiais são diferentes. Enquanto o do Sudeste é a Sociedade Esportiva Palmeiras, o do Rio Grande do Norte, que joga a Primeira Divisão do Campeonato Potiguar, usa o Palmeira Futebol Clube.

Os nordestinos foram fundados bem mais tarde também: 23 de junho de 1959, quase 45 anos depois do Palmeiras (26 de agosto de 1914).

 

Sociedade Esportiva Palmeirinha-SP

O Palmeirinha de Porto Ferreira-SP disputa o último nível do Campeonato Paulista, chamado de Segunda Divisão (na verdade, a quarta estadual). Fundado em 3 de abril de 1955, ele tem as mesmas cores e até o mesmo nome social do Palmeiras da Capital.

 

Palmeiras Nordeste Futebol Ltda-BA

O Palmeiras Nordeste durou pouco tempo, de 2000 a 2005, em uma parceria entre o Palmeiras e a Associação Atlética Independente.

O Verdão de São Paulo dava R$ 60 mil mensais aos baianos, que saíram da Terceira Divisão do Estado para a elite. Mas, com o fim do acordo entre os clubes, o time caiu novamente e foi refundado em 2007 como Feirense, equipe que existe até hoje e que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.

 

Palmeiras Esporte Clube-MT 

O Palmeiras Esporte Clube durou de 1948 a 2012, quando mudou de nomenclatura e passou a se chamar Mato Grosso Esporte Clube, por conta do resgate às raízes do futebol mato-grossense e da vontade de deixar de se vincular a um clube de âmbito nacional.

Sociedade Esportiva Recreativa Panambi-RS

A Sociedade Esportiva Recreativa Panambi não leva “Palmeiras” no nome, mas possui as mesmas cores e o escudo bem parecido com o “parceiro” famoso do Allianz Parque.

 

Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Kawasaki Frontale, equipe da primeira divisão da J-League, completou 20 anos de fundação em 2016. O clube anunciou na época o uniforme que usaria na próxima temporada: um modelo retrô, com listras verticais inspiradas na camisa do Grêmio, similar ao que o Frontale usava nos primeiros anos de existência.

Foto: Getty Images

O clube foi criado em 1955 como Fujitsu FC. Era o time de funcionários da empresa homônima e participou da liga amadora japonesa, a Japan Soccer League (JSL).

Oficialmente fundado como companhia independente em 21 de novembro de 1996, disputou a liga amadora (já com o nome atual, JFL, ou Japan Football League) nos dois anos seguintes e foi um dos fundadores da segunda divisão da J-League (J2) em 1999. Campeão da J2 em 1999 e 2004, está na elite japonesa de forma contínua desde 2005.

Até o ano 2000 o Kawasaki tinha emblema e uniforme idênticos ao Grêmio, fruto de uma parceria que rendeu até jogadores emprestados pelo Tricolor Gaúcho ao Frontale, como o zagueiro Scheidt (1997), o meia Tinga (1999) e o atacante Valdney (artilheiro da JFL em 1998).

Associação Grêmio Sorriso-MT

A Associação Grêmio Sorriso foi fundada em 2014 e tem suas raízes nas escolinhas de base do Grêmio Porto-Alegrense.  O Sorriso Esporte Clube foi suspenso por dois anos, em 2014, por ter desistido de participar do Campeonato Mato-grossense com a competição em andamento.

Inicialmente, trabalhava apenas com atletas até 15 anos para mandar ao time gaúcho. Porém, partir de 2015 criou o time e vai apostar nos times sub-17 e sub-19 também, para disputar os estaduais de base.

Em 2017, o clube fez uma mudança radical, trocando o escudo e o uniforme similar ao Grêmio por um distintivo inspirado no Grêmio Prudente.

Club Almagro

Fundado em janeiro de 1911, na época no bairro de Almagro, em Buenos Aires. o time estreou na primeira divisão argentina em 1938, após vencer o primeiro torneio de segunda divisão que valeu promoção.

O Club Almagro passou a maior parte de sua vida nos torneios de acesso, principalmente a segunda divisão, mas em 2000 e 2004 chegou à primeira divisão, sendo rebaixado no ano seguinte, em ambas participações.

A equipe disputa atualmente a Primera B Nacional, equivalente à segunda divisão da Argentina.

 

Porto de Caruaru

O Porto de Caruaru é um time tradicional em Pernambuco. Fundado em 30 de junho de 1993, a equipe do interior estreou em torneios profissionais no ano seguinte, quando foi quarta colocada no Campeonato Pernambucano.

Em 1997 e em 1998, os melhores resultados da história do Porto de Caruaru no estadual: vice-campeão, perdendo os títulos para o Sport Recife.

 

Cruzeiro

Cruzeiro de Arapiraca-AL

Até então extinto, o clube cujo mascote é uma hiena, foi fundado em 1983 na famosa cidade de Arapiraca e retornou ao futebol depois de 23 anos parado. O clube alagoano encerrou as suas atividades em 1996, mas, neste mês de julho, ressurgiu para o futebol.

Foi no Cruzeiro que o goleiro Dida, que defendeu o Corinthians, o Milan e a Seleção Brasileira, deu os seus primeiros passos no futebol, na década de 90. Agora, o time volta a funcionar e se prepara para disputar a Segunda Divisão do Alagoano em 2020.

Suas cores são o azul e branco e, é claro, foram inspiradas no clube mineiro.

 

Curiosidade: o time que inspirou um desenho

Oliver Tsubasa deixou o Japão aos 11 anos para tentar se transformar em jogador de futebol no Brasil e ingressou nas categorias de base do São Paulo. No clube do Morumbi, tornou-se profissional, mas jamais disputou uma partida com a equipe adulta.

Ele ainda rodou um pouco pelo país antes retornar para sua terra-natal, onde ainda hoje é ídolo. Não, essa não é a história do protagonista de Super Campeões, desenho que ajudou a popularizar o futebol no território japonês.

A trajetória acima é a do homem que inspirou a criação do mangá e do anime que fizeram sucesso em boa parte do planeta, inclusive no Brasil nos  80.

 

Oliver Tsubasa da vida real

O Oliver Tsubasa da vida real se chama Musashi Mizushima, tem 54 anos, foi meio-campista entre as décadas de 1980 e 1990 e atualmente trabalha como profissional ligado à Associação de Futebol do Japão e é assistente técnico da seleção sub-17 do Tajiquistão, outro país que recebe suporte da federação japonesa.

Fã de futebol desde os primeiros anos, o meia foi mandado ao Brasil quando ainda era um pré-adolescente para tentar realizar o sonho de se tornar jogador profissional –na época, a modalidade era amadora no Japão.

Mizushima se matriculou na escolinha de futebol do São Paulo em 1975 e passou por todos os times de base até concretizar a meta de se tornar profissional.

No Morumbi, o japonês não participou de nenhum jogo oficial, mas construiu laços que durariam por muito tempo, como a amizade com o centroavante Careca.

O meia foi embora do São Paulo em 1985 e ainda teve passagens poucos expressivas por São Bento, Portuguesa e Santos antes de voltar para o Japão e ser um dos fundadores da J League, a liga profissional japonesa de futebol, que teve início em 1992.

Apesar de ter passado longe de fazer sucesso no Brasil, Mizushima virou exemplo a ser seguido no Japão. Sua história de coragem, de um garoto que cruzou o mundo atrás do sonho de viver de futebol, inspirou Yoichi Takahashi a lançar em 1981 o mangá (quadrinhos) Captain Tsubasa.

A obra conta a história de Oliver Tsubasa, um garoto fanático por futebol que consegue colocar o Japão no Mapa da Bola. Um dos times que o personagem defende ao longo da carreira é o Brancos FC, uma equipe brasileira com o uniforme idêntico ao do São Paulo.

———————————————————————————————————————————————————————————

Fontes: https://trivela.com.br/mais-que-inspiracao-no-brasil-o-corinthian-casuals-um-dia-ja-foi-chamado-de-melhor-time-mundo/; http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2015/11/dna-rubro-negro-67-times-que-se-basearam-no-flamengo-na-fundacao.html; https://www.torcedores.com; http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/futebol-no-japao/post/retorno-origens-kawasaki-frontale-voltara-vestir-gremio-em-2016.html; http://wwwblogtche-auri.blogspot.com/2016/03/clubes-que-nasceram-inspirados-no-gremio.html; https://globoesporte.globo.com/al/noticia/clube-que-revelou-dida-cruzeiro-de-arapiraca-vai-voltar-ao-futebol-depois-de-23-anos-parado.ghtml; https://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br/2017/10/26/japones-que-passou-10-anos-no-sao-paulo-inspirou-desenho-de-sucesso-mundial/

———————————————————————————————————————————————————————————

E aí, fanático, curtiu o nosso post sobre times de futebol que inspiraram outros clubes? Espero que sim!

Veja também: Futebol raiz: Clubes regionais que fizeram história

Se você gostou das camisas de times de futebol que apresentamos no post, é só passar no site da Fut e escolher a do seu gosto. Vai lá!

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!