Fala fanático, beleza? Pronto para cair no meio da savana africana? Pois é, as zebras da Copa do Brasil sempre estiveram soltas em todas as edições do torneio. Nós separamos algumas surpresas que aconteceram no certame nacional nos últimos anos, mais precisamente de 2014 pra cá. 

Vale lembrar que a zebra já caminhou pelos campos da Copa do Brasil neste ano de 2022. Elas também estarão na lista de maiores zebras da Copa do Brasil.

As zebras da Copa do Brasil já caminharam por diversos biomas do país. Tem zebra no sertão nordestino, no serrado, no interior de São Paulo. Até fazendo um tour no Maracanã.

Mas antes vamos explicar de onde surgiu essa expressão de zebra no futebol. O criador do termo foi Gentil Cardoso, lendário técnico de times do Rio de Janeiro. A expressão surgiu quando o treinador, então na Portuguesa-RJ, iria encarar o Vasco, pelo Campeonato Carioca de 1964.

Ele foi perguntado se a Portuguesa poderia surpreender e ele disse que poderia dar ZEBRA. A zebra, no caso, era um animal que não estava no Jogo do Bicho, então ‘dar zebra’ era tão inesperado, que nem no Jogo do Bicho poderia acontecer.

E aconteceu, a zebra passeou naquele dia e a Portuguesa carioca bateu o gigante por 1 a 0, coroando o treinador Gentil Cardoso e sua expressão criada na véspera. Agora que explicamos a origem, vamos lá ao o que interessa, as zebras da Copa do Brasil:

Zebras da Copa do Brasil em 2022

Dupla gaúcha cai ainda na primeira fase

Zebras da Copa do Brasil: Grêmio x Mirassol - 2022
Clique na foto e confira os mantos do Grêmio – LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A Copa do Brasil deste ano já reservou muitas surpresas históricas. Como a eliminação dos gigantes do Rio Grande do Sul. O Internacional foi até o Rio Grande do Norte encarar o simpático Globo. Saiu de lá derrotado por 2 x 0, com uma falha do tamanho do Beira-Rio do goleiro Gabriel.

Já o Grêmio foi encarar a boa equipe do Mirassol, no interior de São Paulo. Saiu de lá derrotada após uma má atuação coletiva da equipe. O time paulista conseguiu segurar a pressão do tricolor gaúcho no final e saiu com a classificação para a segunda fase.

O fato curioso é que ambas equipes já foram eliminadas. O Mirassol caiu diante de outra surpresa, o Azuriz, do Paraná, perdendo por 1 a 0. O Globo-RN também caiu diante de uma zebra histórica da competição, o Brasiliense, finalista em 2002. A equipe potiguar empatou em 1 a 1 e acabou sendo eliminada nos pênaltis.

Zebras da Copa do Brasil: Globo x Internacional
Clique na imagem e confira os mantos do Inter Ricardo Duarte/S. C. Internacional

Juazeirense já aprontou neste ano

Olha eles aí! Não bastasse ter causada a eliminação de um gigante em 2021, a Juazeirense também eliminou outro gigante já em 2022.

A equipe cruzmaltina amarga a Série B do Brasileiro pelo segundo ano consecutivo, não dá sinais que vai se reerguer assim tão fácil. O jogo começou com o Vasco abrindo o placar, mas não foi o reflexo do restante da partida.

A equipe baiana foi muito superior e pressionou o Vasco até buscar o empate com o lateral esquerdo Nildo. A partir daí o Vasco pouco fez para se reerguer e buscar o segundo gol. Todo o time foi mal, incluindo o ídolo Nenê.

Por fim, na disputa de pênaltis, o camisa 10 vascaíno perdeu e Rodrigo Calaça brilhou pelo segundo ano consecutivo pegando a última cobrança do zagueiro Anderson Conceição. Agora a equipe Baiana espera o sorteio da terceira fase para saber quem será seu adversário.

Zebras da Copa do Brasil de 2014 a 2021

Fluminense x América-RN (2014)

Zebras da Copa do Brasil: Fluminense x América-RN
Confira a camisa do América-RN aqui na Fut – Reprodução/Twitter – FluminenseSC

A equipe potiguar surpreendeu o Fluzão no Maracanã com requintes de crueldade, ainda na 3ª fase. No jogo de ida, na Arena das Dunas, em Natal, o Flu tinha vencido por 3 a 0, com gols de Cícero (2) e Conca. Placar elástico, vaga encaminhada e a certeza de um jogo tranquilo na semana seguinte. Esse era o desenho, mas não foi bem assim.

O América chegou ao Rio de Janeiro sabendo que a tarefa era praticamente impossível. O treinador do Mecão, Oliveira Canindé, optou por poupar jogadores no primeiro tempo, já que a remontada seria difícil.

Aos 17 minutos do primeiro tempo, Marcelinho abriu o placar para o América. Até aí, o placar agregado ainda era 3×1 para o tricolor carioca. Ainda no primeiro tempo, o Fluminense virou com Fred e Cícero. Era o primeiro jogo como titular do atacante do Fluminense após o fracasso na Copa do Mundo de 2014 e a partida marcava o jogo 200 do camisa 9. O Fluminense foi para o vestiário com um placar somado de 5 a 1.

Do outro lado, o América precisava de 4 gols no segundo tempo para se classificar e claro, não poderia ser vazado. A classificação era certa do Fluminense. Mas a história começou a ser feita: Max empatou a partida aos 5 da segunda etapa. O placar do New Maraca marcava 2 x 2, com o agregado em 5 a 2 para os mandantes.

Eis que surge Alfredo. O atacante era titular, mas havia sido poupado no primeiro tempo. Tentando o tudo ou nada, foi a campo e iniciou a virada histórica aos 30 minutos, virando o jogo para 3 a 2, placar que ainda classificava o Fluzão. Para avançar, o América precisava de mais dois gols.

Aos 37 do segundo tempo ele reaparece: ALFREDO! O atacante fez o quarto gol da equipe do Rio Grande do Norte e colocou o América a apenas um gol de distância da classificação. Vale lembrar que naquele ano, o regulamento premiava o gol fora de casa.

O jogo caminhava para uma classificação do Fluminense, apesar dos sustos. Mas um ex-Vasco, antigo conhecido do futebol carioca, fez o impossível acontecer. Rodrigo Pimpão, aquele mesmo, anotou o gol da virada heróica aos 45 do segundo e tempo e colocou o América na próxima fase.

Naquele ano, o time potiguar acabou sendo eliminado nas quartas de final pelo Flamengo com duas derrotas por 1 x 0.

Além de ser uma das maiores zebras da Copa do Brasil em todos os tempos, este jogo é lembrado como um dos piores resultados da história do Fluminense.

Aparecidense-GO X Botafogo (2018)

É O TIME DO APARECIDO E ELE APARECEU! (Que piada horrível!) A Aparecidense de Goiás brocou o Fogão na primeira rodada e foi mais uma das zebras da Copa do Brasil. A equipe comandada pelo técnico Márcio Goiano venceu de virada por 2 a 1.

Tudo bem, era início de temporada, mas o tamanho das duas equipes era incomparável. O Botafogo estava até então invicto na temporada e foi até Goiás com força máxima. Logo aos seis Rodrigo Pimpão (ele mesmo que marcou contra o Fluminense pelo América de Natal) abriu o placar com um golaço de cobertura.

Parecia que a boa fase da equipe de General Severiano seguiria na temporada. PARECIA. Tudo estava tranquilo até o terceiro minuto do segundo tempo, quando Nonato, que naquela época já era um tiozinho, empatou em favor do time de Goiás após falha da defesa do Botafogo.

Quando se dá confiança o problema aparece. O Botafogo se perdeu, a equipe do técnico Felipe Conceição, o Tigrão para os íntimos, sentiu o golpe e se desorganizou. Mesmo tentando mexer na equipe e tentar alterar o resultado, Conceição nada pôde fazer quando Gustavo Ramos aproveitou mais uma falha dos zagueiros do alvinegro e colocou a Aparecidense na frente.

Ainda no fim do jogo, Pimpão foi expulso por reclamação e aí foi tudo por ladeira abaixo. A Copa do Brasil, o trabalho do Felipe Conceição, a paciência da torcida.

Naquele ano a Aparecidense caiu logo na fase seguinte, eliminado pelo Cuiabá por 3×1.

A zebra da Copa do Brasil caminhou pelo cerrado brasileiro, mas acabou caindo no pantanal.

Confira o manto do Botafogo aqui na Fut!

Afogados-PE x Atlético-MG (2020)

Zebras da Copa do Brasil: Afogados-PE x Atlético-MG
Camisa do Afogados-PE só aqui na Fut! Divulgação/Bruno Cantini

IH RAPAZ, SERÁ QUE SE AFOGOU? Pois é, o Atlético foi até o Pernambuco encarar o Afogados, pela segunda fase do torneio. Até aí, tudo normal. Se não fosse a péssima atuação que custou em uma mesma noite a eliminação no torneio, o cargo de treinador do venezuelano Rafael Dudamel, do diretor-executivo Rui Costa e do ídolo atleticano, então gerente de futebol, Marques.

O Galo saiu atrás no placar após gol de Candinho, já aos 17 minutos da segunda etapa. Naquele momento, só a virada interessava, já que o regulamento previa pênaltis em caso de empate. Aos 20 minutos, o zagueiro Gabriel colocou o time mineiro em igualdade no placar, mas ainda não era o suficiente para evitar mais uma das zebras da Copa do Brasil.

Logo após o gol, Marcio, zagueiro do Afogados foi expulso. O roteiro para uma classificação do Galo começava a ser escrito. Porém Philip pegou uma borracha e apagou o que estava sendo colocado no papel, colocando o Afogados a frente no placar novamente aos 18 do segundo tempo.

O Atlético ainda tinha um jogador a mais e buscava a virada para classificar sem a necessidade de cobranças de pênaltis. Aos 35 minutos, o interminável Ricardo Oliveira colocou o Atlético na disputa empatando o duelo. Mesmo assim, o time do Pernambuco se segurou.

Nos pênaltis o goleirão Wallef se consagrou e após 18 cobranças (9 para cada lado) o Afogados batia um gigante nacional pela primeira vez.

A zebra da Copa do Brasil passeou no sertão nordestino.

Juazeirense-BA x Cruzeiro (2021)

Zebras da Copa do Brasil: Juazeirense x Cruzeiro
Bruno Haddad/Cruzeiro

Você disse penalidades máximas? Então toma! Um ano depois do seu maior rival protagonizar umas das maiores zebras da história da competição, o Cruzeiro também decepcionou e protagonizou mais uma daquelas zebras da Copa do Brasil.

Na terceira fase, a raposa foi até o interior da Bahia enfrentar a Juazeirense. Afundado na Série B do Brasileiro, a equipe de Minas, maior vencedora do torneio, via na Copa do Brasil uma chance de arrecadação de dinheiro extra e reviver momentos de glória. Porém, Rodrigo Calaça não deixou.

O goleiro da equipe de Juazeiro do Norte brilhou durante a partida e nas cobranças de penalidades.

Na primeira partida em Minas Gerais, o Cruzeiro ganhou por 1 a 0, com gol do jovem Bruno José. Era a esperança para avançar a quarta fase e dar segmento ao trabalho de Felipe Conceição, ele mesmo, o Tigrão, que estava apenas por começar.

Na partida de volta, um empate bastava para a classificação do time das 5 estrelas. E foi assim até o minuto 85 da segunda partida. O jogo caminhava para a classificação do Cruzeiro com o 0 x 0, mas Thauan quis mudar essa história ao colocar a Juazeirense na frente e forçar a disputa de pênaltis.

Nas cobranças, a Juazeirense converteu as três primeiras cobranças e o time azul perdeu as duas primeiras. Fábio até que tentou, agarrando a quarta cobrança da equipe baiana, mas não foi suficiente. Rodrigo Calaça defendeu a última cobrança e colocou a equipe nas oitavas, posteriormente eliminada pelo Santos, entrando pra lista de maiores zebras da Copa do Brasil.

Veja o novo manto do Cruzeiro aqui na Fut!

Comenta aí se você acha que teremos mais zebras da Copa do Brasil passeando neste ano?

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Então Veja Também:

Confira também o Top 10: Camisas mais bonitas de 2021

Garanto que vai gostar ainda mais quando ver as camisas de Clubes Brasileiros disponíveis aqui na Fut!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!