Praticar esportes ou exercícios está sendo cada vez mais fundamental na rotina das pessoas. Vivemos em um cotidiano acelerado, no qual não temos muito tempo para dedicarmos ao nosso corpo e nossa saúde. Por isso decidimos te ajudar a escolher o tênis certo para sua atividade física.

 

     Benefícios da atividade física:

  • Combate ao excesso de peso;
  • Controle da depressão;
  • Ajuda no bom humor;
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Combate a insônia;
  • Diminui os ricos de doenças vasculares, diabetes entre outras.

 

A primeira dica na hora de começar uma atividade física é praticar algo prazeroso, que fará você se sentir bem consigo mesmo. Além disso, é preciso estar com os acessórios certos para treinar, seja na academia ou ao ar livre.

Os tênis são um dos principais acessórios para seu exercício e o seu desempenho depende muito dele, seja para sua segurança ou para aumento de velocidade. É normal que um atleta de primeira viagem se questionar: “qual tênis eu uso para começar a treinar?” Calma lá, iremos mostrar as características de cada tênis para sua atividade favorita.

Tênis para corrida

A corrida é uma paixão de muitos atletas que buscam uma vida saudável misturada com o prazer da endorfina. Existem diversas modalidades de corrida: maratonas, trilhas, pista de atletismo, entre outras. Todas necessitam do Tênis corretamente adequado.

Tênis de maratonas

Para os praticantes de maratona, o foco nos calçados são o conforto e leveza, pois serão quilômetros de corrida com constante nível de desempenho.

 

Tênis de trilha

As corridas em trilhas demandam um pouco mais da atenção dos atletas, devido os aspectos naturais, tais como: lama, chuva, pedras, entre outros. Para que o atleta tenha um bom desempenho, o calçado precisa ter um solado resistente e boa aderência para evitar acidentes. O cabedal deve favorecer a segurança dos pés e a entressola é baixa e firme para evitar torções em terrenos irregulares.

 

Tênis para pista de atletismo

Os calçados para atletas de 100, 400 e 800 metros rasos precisam ser totalmente preparados para explosão do atleta. São focados em desempenho e resistência, com travas que irão ajudar na impulsão do corredor, contribuindo para a diminuição do tempo de prova.

 

Tipos de pisadas

Outro fator importante são as pisadas, o qual cada corredor possui um tipo. São divididas em três tipos: a neutra (pisada com a parte inteira do pé), pronada (pisada com as ponta dos pés) ou supinada (a parte externa do pé).

Pisada Neutra: A pisada neutra é considerada a ideal, ela começa com a parte externa do calcanhar e ligeiramente rotaciona para dentro do pé.

Pisada Supinada: No supinado o calcanhar toca o chão com o lado externo do pé, ganhando impulso pelo dedinho.

Pisada Pronada: A pisada pronada apoia-se do lado interno do pé, ganhando mais força pelo dedão.

Para descobrir melhor o seu tipo de pisada a melhor maneira é procurar um especialista no assunto.

Quando trocar de tênis?
Um calçado de corrida dura em média 400 a 900 km. Após isso, ele começa a perder seu amortecimento, sendo que o conforto na hora de amortecer é a principal característica para os corredores.

Tênis para caminhada

As caminhadas diárias são um dos exercícios mais praticados para as pessoas que estão começando a sair da zona do sedentarismo. Na hora de comprar o seu tênis de caminhada, foque no conforto e na boa qualidade, pois a sequência de pisadas e o tempo continuo de movimento acabam desgastando o produto e incomodando seus pés.

A diferença entre um tênis para caminhada e para corrida:
A diferença entre os dois define-se na intensidade. Os tênis para corrida são construídos para um padrão de alto desempenho, cujo objetivo é a melhor absorção de impactos sofridos pelo corpo durante os exercícios. Já um tênis de caminhada tem maior foco no conforto e maciez para percursos que de menor velocidade.

Tênis para treinos em academias

Muitas pessoas levam em consideração apenas a beleza na hora de comprar o seu calçado para academia. Porém, é necessário se atentar em diversos detalhes para que seu treino tenha de qualidade e conforto.

Primeiramente decida qual atividade irá praticar na academia. Caso opte por exercícios aeróbicos, tais como: Spinning, Zumba, Jump, Funcional, entre outras, as melhores opções são tênis com bom amortecimento para o retorno de energia, flexibilidade na hora das movimentações e uma boa aderência para sua segurança.

Já um tênis para musculação, as melhores opções são os que possuem maior estabilidade, de forma que darão mais segurança aos joelhos e a coluna na hora do exercício.



 

 

Tênis para Crossfit

O praticante de Crossfit sabe o que precisa para conseguir o ápice do seu desempenho, e claro que o tênis precisa estar adequado a sua necessidade. As principais características de um calçado de Crossfit, são: conforto, leveza, melhor absorção de impacto para corridas curtas, estabilidade para momentos de levantamento de peso, resistência e controle da umidade.



A Rebook, uma das principais marcas de Croosfit, traz uma tecnologia diferente no modelo NANO. Confira as suas características:

  • ETC360°: Revestimento que reduz o atrito, reduzindo a umidade e acúmulo de calor dentro do tênis.
  • NanoWeave: Material respirável que oferece maior conforto, flexibilidade, resistência e desempenho para seus movimentos.
  • RopePro: Oferece proteção para melhor aderência e apoio para subidas de corda na modalidade de CrossFit.
  • Metasplit: Sulcos na região da sola para permitir maior flexibilidade e ranhuras por todo antepé para melhor passada e mais estabilidade e equilibrio.
  • Nanoshell: Maior proteção contra a abrasão da entressola e apoio para o pé.
  • Ortholite: Garante maior conforto, respirabilidade e um sistema antimicrobial

Está precisando de dicas de estilo pra saber quando e como usar o manto do seu time? Confere esse outro post do nosso blog pra não errar na hora de vestir o manto.

Veja também: Como aderir camisa de futebol no dia a dia

Agora que você aprendeu quais tênis deve usar na hora da sua atividade física, clica no banner pra escolher o seu próximo tênis pra treinar.

Confira alguns dos tênis disponíveis lá no nosso site:

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!