Estamos de volta Fanáticos! E agora, prontos pra te ajudar a escolher o seu próximo tênis. Entender as partes dos tênis é uma ótima opção pra quem busca o calçado perfeito para a prática de atividades físicas.

Você pode querer um tênis para caminhar, para correr, para escalar ou só para ficar estiloso(a) no dia a dia, mas para cada uma dessas atividades você precisa priorizar as partes dos tênis que podem te proporcionar melhor desempenho.

Partes dos tênis

Entenda as partes que compõem os calçados e descubra o que o tênis ideal para a sua atividade precisa ter para que você consiga melhor desempenho.

Cabedal

O cabedal é a parte externa superior do tênis, responsável por proteger, dar conforto e estilo aos pés. Importante para quem busca um tênis mais leve ou mais resistente. O seu material  influencia no peso e na durabilidade do calçado.

Lingueta (ou língua)

A lingueta auxilia o cabedal no conforto e na proteção dos pés. Podem ser finas e flexíveis, nas chuteiras por exemplo, ajuda na rápida mudança de direção. Nos tênis de corrida e caminhada elas são mais grossas para garantir o conforto.

Cadarço

O cadarço tem a função de ajustar o calçado aos pés.  Essencial para evitar lesões no tornozelo durante as atividades físicas. Alguns tênis não possuem cadarço, mas o ajuste é feito por meio de tecido elástico.

Contraforte

Contraforte é uma das partes do tênis responsável por evitar lesões acomodando o calcanhar e mantendo o pé estável dentro do tênis.

Forro

O revestimento interno do tênis também é chamado de forro e pode ser feito em têxtil ou sintético. Em atividades que os pés transpiram muito a melhor opção é o forro têxtil que absorve o suor. Para calçados casuais o forro sintético é elegante e também oferece muito conforto.

Palmilha

A palmilha também fica na parte interna do tênis e é responsável por garantir a postura ideal para o seu pé dentro do calçado. Alguns modelos possuem palmilha removível facilitando a higienização do calçado.

Entressola

A entressola é responsável por garantir o amortecimento do contato dos pés com o solo, absorvendo impactos e garantindo o conforto em atividades de alto impacto.

Solado

É importante que o solado do tênis tenha tração para evitar escorregões durante qualquer atividade. O solado também contribui para a flexibilidade do calçado e costuma ser feito de diferentes tipos de borracha que vão te oferecer maior ou menor tração conforme o tipo de terreno que você vai correr.

Essas são as partes do tênis que você deve dar mais atenção na hora de escolher o tênis ideal para a sua atividade física.

Outra dica é escolher o tamanho correto de tênis, para que seu pé não fique apertado em tênis pequenos e nem “solto” em tênis grandes demais. E também saber o seu tipo de pisada é um diferencial para escolher o melhor tênis para sua atividade.

Veja também: Como saber meu tipo de pisada: pronada, neutra ou supinada?

Agora que vc conhece as partes do tênis, clica no banner e escolhe o melhor tênis para a sua corrida.

tenis para corrida

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!