O futebol é um esporte democrático, que pode ser praticado nos gramados, na areia e também no salão, sendo o futsal um dos mais populares. Só que as regras e a dinâmica do jogo são diferentes, com isso, muitos iniciantes se perguntam: como jogar futsal?

E para a felicidade dos peladeiros, vamos mostrar as regras, os principais acessórios de futsal, fundamentos, entre outras informações, para que você possa jogar o fino da bola e se achar o Falcão das quadras.

 

Como surgiu o futsal

Juan Carlos Ceriani, criador do Futsal

A modalidade surgiu na década de 30, especificamente no Uruguai, uma época em que o país respirava futebol por conta do primeiro título mundial.

O aumento de pessoas jogando foi enorme, principalmente pelas crianças, que não tinham um local para jogar. Com isso, as quadras e ruas viraram palco de grandes partidas.

Vendo aquela realidade, o professor de educação física da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, decidiu criar uma modalidade onde era possível jogar em menos pessoas, usando regulamento de outros esportes, como o handebol e o basquete. O professor passou a chamar a nova modalidade de Indoor-Foot-Ball.

Em 1965 o esporte já tinha se tornado o Futsal, praticado em toda América do Sul, com a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, formada por Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil. Em 1989, a FIFA deu uma grande visibilidade a nível mundial.

Fonte: historiadetudo.com

Regras do jogo

O Futsal possui características diferentes de outros jogos de futebol. A dinâmica é mais rápida, com mais passes e lances de extrema velocidade, um verdadeiro “salão de festa”. Muito dessa dinâmica está relacionada às regras do jogo, por isso vamos mostrar as regras básicas e os conceitos do futebol de salão.

Jogadores

Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um goleiro. Na reserva, o máximo de jogadores são sete. A formação definida seria: o goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque).

Quadra de Futsal

O local do jogo precisa de um piso rígido e com boa aderência, tendo um tamanho entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 e 25 de largura, com a área penal tendo 6 metros em um semicírculo.

Regras básicas

Uma partida de futsal tem em média 2 tempos de 20 minutos e as substituições podem acontecer a qualquer momento, diferente do futebol de campo que são apenas três. Outro diferencial são os laterais, que são cobrados com os pés.

A arbitragem da FIFA usa dois cartões: o amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).

Faltas

Como todos os jogos de futebol, a falta precisa ser marcada durante a partida e são separadas de duas formas: direta e indireta.

Direta

• Interferir a jogada do adversário
• Empurrar o adversário
• Imprudência no jogo
• Dentro da área penal é marcado pênalti

Indireta

• Ficar mais de 4 segundos com a bola dentro da área penal
• Tentar retirar a bola quando está na mão do goleiro
• Prender a bola
• Tentar retardar a partida
• Impedir o goleiro quando irá sair com a mão

http://futebol-de-salao.info

Goleiro de Futsal

O goleiro de Futsal tem a dura missão de defender a guarda do seu time. O jogador precisa ter um bom reflexo, pois a distância da bola com o gol é pequena. Mas, além do reflexo, o goleiro precisa traçar uma estratégia durante a partida, seja antecipando as jogadas adversárias ou fechando o gol para o contra-ataque.

Algumas regras

• O goleiro não pode pegar a bola com as mãos fora da sua área penal. Caso isso ocorra, será marcado tiro livre direto para a equipe adversária.
• O arqueiro precisa respeitar o tempo de 4 segundos quando estiver com a posse de bola. No ataque poderá tocar livremente.
• Após o goleiro tocar a bola com o arremesso de meta, ele não poderá receber a bola novamente no seu campo de defesa.

Outro ponto muito importante são os acessórios de goleiros, fundamentais para evitar lesões. Os principais artigos são: calça, joelheira, cotoveleira, luvas e camisas.

Confira todos os produtos para goleiro AQUI!

Tênis de futsal

As chuteiras para essa modalidade precisam ter um solado liso, pois assim irá evitar escorregões. Na hora de escolher o melhor calçado para jogar futsal, foque no amortecimento e na leveza, o piso das quadras vai exigir muito do seu corpo.
Caso queria saber mais sobre o modelo que mais se encaixa com o seu estilo de jogo, clique aqui!

Clique para ver todos os modelos na FutFanatics

Bola de Futsal

jogar futsal

As bolas de futsal possuem características diferentes das bolas de campo, elas são menores e mais pesadas. Em média, uma bola de quadra pesa de 400 e 440 gramas na categoria adulta, e tem 62 a 64 centímetros de diâmetro.

Para calibrá-la, o recomendado é 6 a 9 libras, quicando em uma altura de 50 a 65 centímetros.

Fonte: Regras de esporte

Confira toda linha de bolas de futsal a Fut!

Mostramos de uma forma geral como jogar futsal. Agora, é só preparar o salão e entrar na festa do futebol arte.

Compre na Fut!

jogar futsal

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!