E a base, vem como? Frase muito comum no meio do futebol e no esporte em geral. Isto refere-se aos talentos e promessas que precisam ser “lapidados”. Muitos dão mais que certo e viram inspirações para uma geração.
Aproveitando o momento do pequeno fanático (dia das crianças), vamos mostrar alguns atletas que além de serem um sucesso no esporte podem inspirar crianças a serem ”super humanos” na vida também.
E BASE, VEM COMO? Vem pro Blog da Fut.
Gabriel Jesus
Do Jardim Peri para o mundo. Assim definimos o Gabriel Jesus, hoje jogador do Manchester City e revelado pelo Palmeiras. Antes de todo sucesso, o jogador teve muitos dias de luta, no qual sempre coloca a sua mãe em total evidência por apoiar a sua trajetória no futebol.
Aos três anos de idade, o menino Gabriel se mudou para o Jardim Peri, São Paulo, onde começou os seus primeiros passos no futebol. Como todo bom boleiro, começou jogando nas ruas. Em 2013, assinou o seu primeiro contrato com o Palmeiras. O resto vocês já sabem…
Em 2018, viralizou uma foto onde o jogador estava pintando as ruas de Peri de verde e amarelo para a Copa do Mundo de 2014. Quatro anos depois, era o atacante titular do Brasil. Para o cria da base, o lema é: nunca desista dos seus sonhos, no que você acredita. E claro, lembre de suas origens.
LeBron James
É um dos melhores jogadores da história do basquete, tendo muitos especialistas comparando sua genialidade com a de Michel Jordan (conseguem entender a importância dele para o esporte?). “King James” é um gigante do basquete mundial, sua ideologia e envolvimento em causas importantes fazem dele um imenso influenciador. A bandeira da #BlackLivesMatter (vidas negras importam), foi levantada por todos os jogadores da NBA, mas a força de James levou a importância do movimento a outro patamar.
O ”pai LeBron”, apelido dado pelos fã do basquete, começou sua trajetória em Akron, Ohio, uma das regiões mais pobres dos Estados Unidos. Em um lugar permeado pela violência, o basquete foi uma válvula de escape para o atleta não se influenciar com as coisas ruins e ainda dar uma vida melhor para a sua mãe, seu principal objetivo desde o começo.
LeBron chegou à NBA antes mesmo de ter passado pela Universidade. Hoje, depois de dar glórias ao Cleveland Cavaliers, Miami Heat e atualmente no Los Angeles Lakers, ele pode ser considerado uma inspiração para todos os jovens que, assim como ele, enxergam o esporte como uma válvula de escape.
Lewis Hamilton
De uma vida simples ao topo do pódio. Talvez seja a melhor maneira de analisar Lewis Hamilton no automobilismo. O inglês hexacampeão da F1, começou em seu kart no pequeno município ao norte de Londres. Hoje é o esportista britânico mais bem pago da história.
O inglês já é considerado um dos maiores corredores de todos os tempos da Formula 1. Isso porque o seu pai acreditou no talento do seu filho e sempre o apoiou, desde o Kart, onde fez impossível para que Hamilton estivesse sempre pronto para acelerar.
Serena e Venus Williams
Aqui na verdade são dois exemplos. Serena é uma das melhores e importantes tenistas de história. É a maior campeã de Grand Slam na era aberta, com 23 títulos. Venus Willians tem 7 Grand Slams e, ao lado de sua irmã, conquistaram 21 títulos de duplas, além outras quatro medalhas de ouro.
Richard Willians, pai de Serena e Venus, enfrentou muitos desafios para conseguir treinar as irmãs, visto que o tênis é historicamente um esporte praticado por brancos. Começou a ensinar o esporte para suas filhas nas quadras públicas de Compton, Califórnia, quando tinham apenas quatro anos de idade.
Os seus pais a apoiaram nas quadras e na escola, forçando seus investimentos nos estudos das duas filhas. O resultado foi uma carreira vitoriosa para ambas, um verdadeiro exemplo de dedicação em família.
Cristiano Ronaldo
Bom, o “robozão” dispensa apresentação. O gênio português é considerado por muitos um dos melhores jogadores da história do futebol. Por sua versatilidade, foco e principalmente o seu espirito de campeão. Com todos esses atributos, CR7 é uma inspiração para os jovens jogadores.
O menino português começou a na Ilha da Madeira, em Portugal, com todo apoio da sua mãe, que tirava “leite de pedra” para que seu filho tivesse todo o suporte para o futebol. Todo seu esforço valeu a pena.
Hoje, CR7 é o espelho de uma nação de portugueses e exemplo para muitos novos jogadores, que buscam além de talento, determinação e foco nos seus objetivos.
Estes foram alguns atletas que fizeram e fazem a diferença, sendo eternos espelhos de dedicação ao esporte. Seja pela determinação, superação ou a visão do esporte para o mundo.
Então quando perguntarem: E a base, vem como? Vem com apoio dos familiares e principalmente com investimentos de tempo e dedicação. Eles são o futuro do nosso esporte.
Veja também: Camisas Umbro: Confira os novos terceiros uniformes para 6 clubes brasileiros
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!