Salve Fanático! Voltamos pra contar um pouco mais sobre a história do futebol, dessa vez sobre o futebol internacional. A Eurocopa 2021 já começou, com grandes polêmicas, disputas e até um baita susto, mas hoje nós vamos falar sobre a história dessa competição que reúne grandes craques do futebol mundial.

Eurocopa: o início

O primeiro a pensar em uma disputa continental entra as seleções europeias foi Henri Delaunay, ex-presidente da Federação Francesa de Futebol e primeiro secretário geral da UEFA, desde a fundação da instituição em 1954 até 1955.

troféu da Eurocopa

Imagem: Reprodução

Infelizmente a primeira eliminatória para o torneio ocorreu apenas em 1958, três anos após a morte de Delaunay. No entanto, em homenagem ao idealizador da competição, a taça de campeão da Euro recebeu o nome “Troféu Henri Delaunay”.

As primeiras edições da Eurocopa

A Eurocopa teve sua primeira edição entre 6 e 10 de julho de 1960, na França. O torneio contou com apenas quatro seleções participantes: Iugoslávia, Tchecoslováquia, União Soviética e a anfitriã, França. Os soviéticos são os primeiros campeões da Eurocopa.

Imagem: Reprodução

Mesmo que o número de países disputando as eliminatórias para a Eurocopa aumentasse a cada edição, apenas 4 seleções chegavam de fato a Eurocopa e disputaram as edições de 1964, 1968, 1972 e 1976 do torneio.

A competição teve sua primeira reformulação apenas em 1980, quando 8 países passaram a fazer parte da disputa. Em 1996, mais uma vez, o número de participantes da Euro dobrou e a competição passou a contar com 16 seleções.

Desde 2016, o segundo maior torneio continental entre seleções, atrás apenas da Copa do Mundo, conta com 24 seleções disputando o título de Campeão Europeu.

Os 60 anos da Eurocopa

Originalmente a edição comemorativa de 60 anos da competição deveria ocorrer em 2020, devido as paralisações e atrasos no calendário do futebol causados pela covid-19, a 16ª edição foi adiada e está acontecendo entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2021.

Em 2021, pela primeira vez, a competição acontece com partidas diferentes sedes, os jogos acontecem em 11 cidades em 11 países diferentes. Esse formato conhecido como “Eurocopa itinerante” foi pensado em 2012 como uma alternativa a crise financeira vivida pelos países do velho continente.

Imagem: futeboleiros.com

Tradicionalmente o país sede da competição precisa arcar com grandes investimentos em infraestrutura nas cidades que receberão os jogos. Portanto, dividir a competição por diferentes países serviu como uma alternativa para que os países ainda tivessem interesse de realizar a competição.

Formato de disputa atual

São 24 seleções divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Cada seleção joga com as outras três dentro do seu grupo e as duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as oitavas de final, também se classificam os quatro melhores terceiros colocados.

A partir das oitavas de finais, as partidas são no sistema mata-mata, em partida única, caso haja empate as equipes disputam prorrogação e pênaltis até chegar a um vencedor.

Campeões da Eurocopa

Os países com mais títulos da Eurocopa são Alemanha e Espanha com 3 títulos, sendo que esse último foi o único país a conseguir títulos consecutivamente na competição, 2008 e 2012.

Confira os países com títulos do Campeonato Europeu de Futebol:

Campeões Número de títulos Ano das conquistas
Espanha 3 1964, 2008 e 2012
Alemanha 3 1972, 1980 e 1996
França 2 1984 e 2000
Portugal 1 2016
Grécia 1 2004
Dinamarca 1 1992
Holanda 1 1988
Itália 1 1968

*Outros dois países tem títulos da Euro, União Soviética (1960) e Tchecoslováquia (1976), mas nenhum dos dois países existem atualmente.

Artilheiros da Eurocopa

Confira os 10 maiores artilheiro da Euro:

Jogador País N° de gols
Cristiano Ronaldo* Portugal 11
Michel Platini França 9
Ole Madsen Dinamarca 7
Alan Shearer Inglaterra 7
Antoine Griezmann França 6
Zlatan Ibrahimovic Suécia 6
Wayne Rooney Inglaterra 6
Nuno Gomes Portugal 6
Thierry Henry França 6
Viktor Ponedelnik União Soviética 6

*Cristiano Ronaldo começou a Eurocopa 2021 com 9 gols, empatado com Platini, mas já no primeiro jogo da seleção portuguesa marcou 2 e agora o craque está isolado como maior artilheiro da competição com 11 gols.

*O português também quebrou outro recorde, na Euro 2021 ele se tornou o único jogador da história a participar de cinco edições do torneio, 2004, 2008, 2012 (em que foi campeão), 2016 e agora em 2021.

As últimas finais da Eurocopa

Em uma competição com 61 anos de história como a Eurocopa é muito difícil selecionar os jogos mais importantes entre todas as inesquecíveis partidas que já aconteceram. Por isso resolvemos selecionar as finais das últimas cinco edições da competição pra contar com um pouco mais de detalhes pra você.

Vamos a nossa seleção de finais por ordem cronológica:

Final da Eurocopa 2000

Essa edição da Eurocopa contou com grandes viradas em todas as etapas da competição, mas nenhuma delas foi mais dramática do que a grande final.

Além da já tradicional rivalidade entre França e Itália, os italianos também chegaram nessa final com sede de vingança depois de serem eliminados pelos Franceses nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998. Mas os franceses eram os atuais campeões mundiais na época e não iriam deixar os italianos conseguirem o que queriam tão facilmente.

Em um jogo pegado, os dois times saíram para o segundo tempo sem marcar, mas ambos voltaram decididos a serem os campeões da Europa.

Confira no vídeo abaixo os melhores momentos desse clássico mundial na final da Euro 2000.

O resultado? França 2 X 1 Itália

Os italianos não conseguiram sua vingança e os franceses, de virada, mostraram porque aquela seleção era a atual Campeã Mundial.

Final da Eurocopa 2004

Imagem: Reprodução

Já na final da Taça dos Campeões Europeu de 2004 a anfitriã Portugal era claramente a favorita para levar esse título contra a Grécia. Apesar de ambas as seleções terem se enfrentado na estreia da competição com uma vitória de 2 X 1 para a seleção Grega, os portugueses ainda eram os mais cotados para levar o título.

Apesar do favoritismo português, a seleção comandada por Felipão foi muito bem controlada pelos gregos que conseguiram mantar um jogo equilibrado durante toda a primeira etapa. A seleção que contava com um jovem Cristiano Ronaldo, em sua primeira participação na Eurocopa, não conseguiu construir oportunidades em campo.

Só aos 11 minutos do segundo tempo, em um escanteio, o jogador Angelo Charisteas marcou para a seleção grega. A partir daí os portugueses passaram a pressionar constantemente, mas não conseguiu marcar e o título de campeão europeu foi para a Grécia.

Confira o gol de Charisteas no vídeo abaixo:

Final da Eurocopa 2008

Na final de 2008 temos outro grande clássico europeu, Alemanha X Espanha duas seleções que estavam muito fortes naquela época com uma geração inesquecível de craques dos dois lados do campo.

Apesar dos alemães entrarem em campo querendo muito vencer a partida, ficou claro desde o início a superioridade dos espanhóis. A Roja criou várias oportunidades de gol desde o início do jogo e aos 33 minutos do primeiro tempo Fernando Torres marcou para a Espanha.

A Alemanha não conseguiu correr atrás do placar, apesar de continuar tentando e pressionar mais no segundo tempo, o título foi para a equipe Espanhola, que dois anos depois seria também a seleção campeã do mundo na Copa de 2010.

Confira os melhores momentos da partida no vídeo abaixo:

Final da Eurocopa 2012

Mais uma vez a seleção espanhola chegou à final da Euro e dessa vez contra os italianos. As equipes se enfrentaram também na primeira fase do torneio, um jogo equilibrado que terminou em 1 X 1.

Na final nenhuma das duas seleções era considerada favorita, depois do jogo na primeira fase era claro que seria um jogo equilibrado, com craques de ambos os lados que poderiam definir o jogo a qualquer momento.

Mas a Espanha chegou mais preparada para essa partida, os atuais campeões mundiais tinham um estilo de jogo único, que apesar de já ser bastante conhecido pelos adversários era muito difícil de parar. O famoso tiki-taka espanhol começou a ser mais utilizado na edição anterior da Euro, consagrou a Roja campeã mundial e foi decisivo também na final europeia em 2012.

Os espanhóis abriram 2 X 0 ainda no primeiro tempo, a seleção italiana claramente não estava em seu melhor dia e não conseguiu quebrar o estilo de jogo dinâmico e rápido dos espanhóis. O jogo terminou 4 X 0 para a Espanha, a primeira seleção a conquistar dois títulos europeus seguidos.

Confira os melhores momentos da partida e os 4 gols da Espanha na final da Euro 2012 no vídeo abaixo:

Final da Eurocopa 2016

A taça dos campeões europeus foi disputada na França em 2016 e teve na final seus anfitriões contra a seleção Portuguesa.

O jogo foi equilibrado e relativamente tranquilo com destaque para uma entrada forte de Dimitri Payet no craque português ainda no começo do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo ainda entrou e saiu de campo por duas vezes, até que não aguentou e foi substituído aos 25 minutos da primeira etapa saindo de maca e chorando sob os aplausos de todo o Stade de France.

O jogo seguiu equilibrado e ao fim dos 90 minutos nenhum dos dois times haviam marcado, o jogo foi para a prorrogação com a tensão aumentando para ambos os lados. As duas seleções começaram a arriscar mais na prorrogação sabendo que era tudo ou nada.

Mesmo com as maiores chances de gols na prorrogação, foi só no segundo tempo, em um chute de fora da área do camisa 9 português, Éder, que o placar foi aberto. 1X0 Portugal aos 109 minutos de jogo, os franceses ainda tentaram empatar, continuaram pressionando até os minutos finais mas não teve jeito, Portugal campeã europeia.

Confira os melhores momentos do jogo e CR7 levantando a taça de campeão europeu com a camisa de Portugal pela primeira vez no vídeo abaixo:

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história da Eurocopa e também sobre como foi as últimas finais do torneio, comenta aí quais seleções você acha que chega na final 2021?

E se você gosta de conhecer a história das competições de futebol mais importantes do planeta, veja também:

História da libertadores da américa: obsessão e paixão

Clique no banner abaixo pra conferir as camisas de seleções disponíveis na Fut.

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!