Fala Fanático! Tudo bem? A Copa do Mundo está se aproximando e estamos todos ansiosos. Mas você já se perguntou como surgiu o torneio de futebol mais importante do planeta? Se liga que o Blog da Fut preparou um breve texto com a História da Copa do Mundo.
Como surgiu?
A Copa do Mundo demorou 26 anos para sair do papel. A primeira ideia aconteceu no ano de 1904, quando a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) foi fundada. No primeiro ano não passava de uma ideia. A primeira tentativa de unir os países em uma competição aconteceu em 1905. Porém nenhuma seleção confirmou participação.
Em 1908 o futebol foi instituído na programação olímpica. Com o início da 1ª Guerra Mundial (1914 – 1919) a ideia de se fazer uma competição exclusiva de futebol foi deixada de lado. Ainda amador, os laços se estreitaram entre as federações após a eleição de Jules Rimet para presidente da FIFA. Rimet queria profissionalizar o esporte e após os Jogos Olímpicos de 1928, oficializou a primeira Copa do Mundo em 1930, no Uruguai.
Os torneios seriam disputados a cada quatro anos, em anos pares, intercalando com as Olimpíadas. A Copa do Mundo permitia atletas profissionais. O Uruguai se sagrou campeão em casa num torneio que contou com 13 seleções, sendo 7 da América do Sul, 4 da Europa e 2 da América do Norte.
Primeiras edições
Ainda na década de 30 foram disputadas mais duas edições. Em 1934 a competição foi realizada na Itália. O torneio contou com a inscrição de 32 seleções. Foram definidas eliminatória para a definição das 16 participantes. Após algumas desistências, as vagas foram definidas com 3 participantes das américas, um da África e 12 europeus. O certame acabou os donos da casa sagrando-se campeões em cima da Tchecoslováquia na final.
Em 1938 o torneio continuou a ser disputado na Europa, desta vez na França. A sede do torneio basicamente foi a França para homenagear Jules Rimet, já com 64 anos. A escolha do país natal de Rimet causou irritação na Argentina, que acreditava que seria sede do torneio, achando que FIFA faria rodízio de continentes. Apenas dois países americanos participaram da Copa de 38, Brasil e Cuba. Os outros foram solidários aos argentinos e boicotaram a competição. A atual campeã Itália confirmou o favoritismo e conseguiu o bicampeonato. O Brasil terminou em terceiro lugar e teve o artilheiro da Copa, Leônidas da Silva, com sete gols. Esta foi a última Copa antes da pausa para devido à Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Essa pausa atrapalhou a história da Copa do Mundo, mas foi o melhor a fazer.
Volta pós-guerra
A volta da Copa do Mundo aconteceu em grande estilo. Em 1950 o Brasil sediaria o principal torneio de futebol do mundo, inaugurando o maior estádio de futebol do mundo, o Maracanã. O que era pra ser uma grande festa se transformou em uma depressão profunda. A Copa do Mundo de 50 marcou uma das maiores dores já vividas pelo futebol brasileiro, o Maracanaço. Este foi primeiro grande vexame do Brasil na história da Copa do Mundo. O outro vocês já devem imaginar.
O torneio no Brasil foi a única Copa do Mundo sem uma grande final. Porém, o último jogo calhou de ser justamente entre os primeiros colocados. O campeão seria definido em um quadrangular que contou com Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia. No último jogo o Brasil enfrentou o Uruguai precisando de um empate para ser campeão. Os uruguaios precisavam da vitória. E foi o que aconteceu, 2×1 para a celeste e quase 200 mil pessoas chorando no Maracanã.
Ressaca de 50
Em 1954 a poderosa Alemanha conquistava seu primeiro título mundial batendo a favorita Hungria de Puskas. Na primeira fase os húngaros simplesmente enfiaram um sonoro 8 a 3 nos alemães. Mesmo assim os germânicos conseguiram avançar de fase. O Brasil caiu justamente contra a Hungria nas quartas de final. O destino quis uma revanche entre Alemanha e Hungria na final do torneio. E o ‘Milagre de Berna’ aconteceu. A Alemanha ganhou por 3 a 2 e sagrou-se campeã pela primeira vez.
Prazer, Brasil!
Em 1958 o mundo passou a conhecer um tal de Pelé, ainda garoto, apenas 17 anos. O menino brasileiro se tornaria o único jogador com três títulos mundiais da história. Além de Pelé, o mundo também conheceu a magia do futebol brasileiro. Com Garrincha, Didi, Nilton Santos, Zagallo e muitos outros. O Mundial da Suécia foi o primeiro título da Seleção Brasileira e foi o início da era vitoriosa da única seleção Pentacampeão do mundo.
Em 1962 o repeteco. O Brasil foi até o Chile e, mesmo com Pelé lesionado, saiu de lá campeão. O anjo das pernas tortas, Garrincha, carregou aquela seleção praticamente nas costas e com uma trajetória tranquila, o Bicampeonato veio. De uma vez por todas o Brasil se consolidava como potência no futebol mundial.
Em 1966 os inventores do futebol sediaram pela primeira vez uma Copa do Mundo. Além disso, foram a final pela primeira vez e foram campeões. A Inglaterra teimava em afirmar que a Copa do Mundo não era tão importante e deixou por muitos anos a competição de lado. Mas preciso se firmar no topo. Mesmo com muitas polêmicas, como o gol não dado em favor da Alemanha na final, os britânicos levaram seu único título para a Rainha.
A maior seleção da História da Copa do Mundo
Na Copa seguinte o torneio pousou na América do Norte. Mais precisamente no México. Ali também pousava um Disco Voador repleto de Extraterrestres que saiu do Brasil direto para a Copa de 70. Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gerson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. A maior seleção de futebol de todos os tempos conquistou o tri mundial para o Brasil e encantou o mundo com o futebol ofensivo e muita eficiência. Para muitos, o maior time da história da Copa do Mundo.
Além do título, o Brasil levou pra casa a Taça Jules Rimet, pois foi a primeira seleção nacional três vezes campeão do mundo. O Brasil goleou a Itália, que também tinha um grande time, na grande final. Foi a coroação do Rei do Futebol, Pelé, como o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Holanda muda o futebol e…
Em 1974 e 1978 os países que sediaram o torneio foram campeões. Em 74, a Alemanha de um tal de Beckenbauer seria campeã em uma final contra a poderosa Holanda e seu carrossel holandês comandada por dois gênios: o treinador Rinus Michels e o craque Cruyff. Já em 1978 a Argentina sediou o torneio e foi campeã com muita controvérsia. Na segunda fase os Argentinos precisavam tirar uma diferença de saldo do Brasil para ir à final. Golearam o Peru por 6×0 em um jogo que até hoje levanta muitas suspeitas. Este é, até hoje, o jogo que gerou as maiores suspeitas da história da Copa do Mundo.
Decepções do Brasil
Na década de 80 o Brasil montou duas grandes seleções, que resultaram em duas grandes decepções. Em 1982 houve a ‘Tragédia do Sarriá’. O dia que o Brasil foi eliminado da Copa da Espanha, contra a Itália, com um hat-trick do Paolo Rossi. Os italianos foram os mais eficientes do torneio e ganharam a final contra a forte seleção da Alemanha no Estádio Santiago Bernabéu com mais 90 mil espectadores.
Em 1986, também no México, o mundo se encantou com a magia e malandragem de outro camisa 10, dessa vez chamado Diego Armando Maradona. O ‘Dios’ dos argentinos carregou os Hermanos até o título com muitas jogadas incríveis, gols antológicos e uma pitada de malandragem na histórica quarta de final contra a Inglaterra com aquele gol de mão. A Argentina foi campeã em cima da Alemanha, que chegou na sua segunda final consecutiva. O Brasil foi eliminado também nas quartas pela França em um jogo que Sócrates, Zico e Platini erraram pênalti.
Era Dunga: pro bem e pro mal
Em 1990 a Itália sediou a revanche da final da Copa de 86. Dessa vez a Alemanha levou a melhor em cima da Argentina de Maradona. Na final no Estádio Olímpico de Roma a Alemanha venceu por 1 a 0 com gol de Andreas Brehme. Os argentinos foram os carrascos do Brasil nas oitavas de final e mais uma vez com polêmica. Anos depois o lateral esquerdo Branco disse ter ingerido água batizada com calmantes oferecida por um membro da comissão técnica da Argentina.
Já em 1994, após 24 anos, o maior jejum sem títulos mundial do Brasil, o tetra veio. O time comandado por Carlos Alberto Parreira fez uma campanha segura na Copa do Mundo sediada nos Estados Unidos. Inclusive o Brasil foi responsável pela eliminação dos americanos nas oitavas de final, justamente num 4 de julho, dia da Independia Norte Americana. A Copa do baixinho Romário foi decidida nos pênaltis, com o erro do Baggio na cobrança decisiva.
Brasil no topo
O Brasil seguia dominante para a Copa de 98 na França. Os donos da casa tinham uma boa equipe, mas não estava entre as favoritas para aquele mundial. Com o passar dos jogos, as fases decisivas iam colocando nas semifinais dois favoritos de um lado, Brasil e Holanda, e duas surpresas do outro, França e Croácia. Brasil e França sofreram, mas chegaram na final. Porém o favorito e atual campeão do mundo foi completamente dominado pelos anfitriões na decisão. Resultado: 3 a 0 França com show de Zidane. Esta final ficou marcada pra sempre e Zidane entrou para a História da Copa do Mundo.
Em 2002 a Copa do Mundo desembarcava pela primeira vez na Ásia e pela primeira vez o Mundial seria organizado por dois países: Coréia do Sul e Japão. Dessa vez, o Brasil, finalista nas duas últimas edições era a zebra. França e Argentina chegavam com força para a disputa. O que se viu naquele mês foi a seleção comandada por Felipão ser extremamente dominante e as favoritas caindo na primeira fase. O Brasil foi penta vencendo todos os sete jogos. Ronaldo acabou como artilheiro da competição com 8 gols.
Grandes festas, grandes jogos
Em 2006 a Copa do Mundo foi sediada na Alemanha. Os donos da casa apostaram na juventude e reformulação após o vice em 2002. Com uma seleção formada por garotos tinham a missão de irem longe naquela Copa. Mas duas seleções, de tiozinhos, mostraram força. A França de Zidane e Henry e a Itália de Cannavaro, Totti e Del Piero. O azul da Itália levou a melhor na disputa de pênaltis e conquistou o tetra, exatamente 24 anos depois do tri. A final marcou a despedida de Zidane dos gramados. O craque francês foi expulso na prorrogação após agredir o zagueiro italiano Materazzi.
A Copa de 2010 foi o torneio das cores, dos rostos e dos barulhos diferentes. Pela primeira vez o torneio seria disputado no continente africano e a África do Sul ficou responsável por receber o mundo. O sorriso no rosto se misturava com o barulho das vuvuzelas. Em campo, a Jabulani aterrorizava goleiros. Além disso, nada muito além do pragmatismo. Talvez em uma das piores Copas do Mundo se tratando de nível técnico. A Espanha conseguiu enfim o título mundial, confirmando o favoritismo em cima da Holanda, com um gol salvador de Iniesta na prorrogação.
Ressaca do 7 a 1
A vontade do autor deste texto era de pular a edição de 2014, mas não foi possível. O Brasil sediou o mundial, era favorito depois de atropelar a Espanha na Copa das Confederações e tudo caminhava para a história ser escrita com o hexa do Brasil. Mas, os alemães estavam trabalhando para atrapalhar esta caminhada. Eis que aconteceu o que todo mundo sabe. Teria 7 motivos para esbravejar por aqui, mas me contento com 1 motivo para sorrir. Este motivo foi ver a Argentina perder a final no Maracanã para a Alemanha. Mesmo assim, a goleada da Alemanha ainda está entre as maiores vitórias da História da Copa do Mundo. Por outro lado, a derrota brasileira também entrou para a história da Copa do Mundo como um dos maiores vexames.
Em 2018 a Rússia recebeu o mundo em sai casa. O torneio mais imprevisível em muito tempo. Muitas seleções boas e nenhuma despontando como favorita. Porém a França de um garoto chamado Mbappé carregou a França rumo ao bicampeonato. O Brasil foi eliminado pela Bélgica, até o hoje o autor sonha com aquela bola do Renato Augusto.
Qatar 2022: O que esperar?
A cada quatro anos é esperado que a edição entre para a história da Copa do Mundo. Porém, essa Copa é diferente do que sempre foi visto. Distancias curtas, estádios luxuosos, muito calor, sem contar o período do ano. A Copa do Mundo do Qatar será disputada em novembro, na metade da temporada europeia. Agora nos resta esperar se essa será a maior Copa do Mundo da História.
Quer camisa de seleções para a Copa do Mundo no precinho? Clique aqui e garanta a sua!
Veja também: Curiosidades da Copa do Mundo: Conheça uma peculiaridade de cada edição da Copa
Saiba quais são as oito camisas mais marcantes da Copa do Mundo
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!