Salve meus fanáticos. Já que a FutFanatics é a loja oficial dos fanáticos, preparamos um conteúdo maneiro sobre o que todo fanático por futebol adora: camisas de futebol. Mas o texto tem um charme extra, vamos falar das oito camisas mais marcantes da Copa do Mundo.
Camisas mais marcantes da Copa do Mundo
Brasil – 1970
A camisa do Brasil na campanha do Tri é simplesmente uma obra prima e com toda certeza está entre as camisas mais marcantes da Copa do Mundo. Com poucos detalhes, simples, marcante e com muita representatividade. A Amarelinha marcou época vestindo o melhor e mais forte time de futebol de todos os tempos. Detalhe: o manto brasileiro de 1970 foi eleito pelo jornal britânico The Times o mais lindo de todos os tempos.
Holanda – 1974
Não foi só em com a bola no pé, ou sem ela, que a Holanda de 1974 encantou. O time que revolucionou o futebol com o carrossel Holandês também tinha o uniforme que marcou época. A camisa laranja marcou a história. Junto disso, o camisa 14 daquela seleção também marcou. Johan Cruyff era tão autêntico, que tirava uma das listras da manga da camisa para descaracterizar a marca registrada da Adidas. O craque era patrocinado pela Puma e não queria sua imagem vinculada com a marca rival.
Alemanha – 1990
O uniforme da seleção campeã tinha mais cores que em outras edições, com os losangos na área do peito, e nas cores que formavam a bandeira da Alemanha, e as três listras da Adidas no ombro na cor preta. A camisa tornou-se um símbolo para os colecionadores e para uso casual, sendo um ícone do estilo futebolístico.
Argentina – 1986
A camisa que ficou eternizada pelos gols de Maradona contra a Inglaterra tem a história bastante curiosa e esse é um dos motivos de ser uma das camisas mais marcantes da Copa do Mundo. O treinador da Argentina, Carlos Bilardo queria que a camisa 2 tivesse a mesma tecnologia da camisa 1, que era mais leve. Porém, não haveria tempo para a confecção do uniforme para o jogo contra a Inglaterra. Bilardo então colocou um funcionário da AFA para procurar camisas azuis, fabricadas pela Le Coq Sportif na Cidade do México. Alguns modelos foram apresentados e na hora da escolha, Maradona apontou para um deles e disse “Com essa camisa ganharemos da Inglaterra”. Dito e feito. Reza a leda que a correria foi tanta que foi preciso oito costureiras funcionárias do América do México para costurarem os 38 conjuntos que seriam usados na partira.
França – 1998
A camisa da França, inevitavelmente, a camisa mais marcante naquela Copa foi a dos bleus. Possuía três listras brancas na parte frontal e uma vermelha na região do peito. As mangas eram mais compridas e tinham as listras da marca, intercalando com as cores do país. A gola do tipo polo também contava com os detalhes das cores da bandeira.
Chile – 1998
A camisa do Chile na Copa do Mundo de 1998 era no mínimo diferente. Apostando alto no futebol, a Rebook colocou o logo da marca no corpo da camisa chilena. Isso mesmo, a camisa do Chile tinha uma grande marca exposta no uniforme todo.
México – 1998
Na Copa do Mundo de 98, a seleção mexicana veio mais uma vez para causar em seus uniformes. O modelo daquela edição é uma homenagem à representatividade histórica do país. A então patrocinadora ABA Desporto estampou o símbolo Asteca Piedra del Sol. Naquele ano o México chegou às oitavas de final. Mas no assunto ousadia, a seleção levou o título com certeza.
Brasil – 2002
A camisa do Brasil ficou marcada não só pelo título, mas também pela ‘dificuldade’. Isso mesmo, na final daquela Copa do Mundo em 2002, ainda no primeiro tempo, o zagueiro Edmilson precisou trocar a camisa, pois aquela que ele havia iniciado o jogo havia rasgado. Naquele ano, a Nike tinha lançado uma tecnologia de absorção de suor usando uma outra camiseta por baixo, como uma segunda pele. Resultado: Edmilson parou o jogo e não conseguia mais vestir a camisa da seleção e aquela final foi interrompida por isso.
O que achou da nossa lista de camisas mais marcantes da Copa do Mundo? Achou que faltou algum manto? Então comenta neste post falando qual camisa sentiu mais falta.
Confira também os mantos das seleções para a Copa do Mundo aqui na Fut.
Veja também: Curiosidades da Copa do Mundo: Conheça uma peculiaridade de cada edição da Copa
Top 5: Os melhores jogadores que nunca jogaram Copa do Mundo
Bolas da Copa do Mundo: A história das pelotas que rolaram nos mundiais
Bola da Copa do Mundo de 2022: conheça a Al Rihla pelota que será usada no Qatar
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!