E aí, fanático! Tudo bem? Recentemente trouxemos as curiosidades da próxima Copa do Mundo no Qatar. Agora vamos falar sobre as curiosidades de todas as edições do torneio. A edição de 2022 será a 22ª, mas você conhece curiosidades da Copa do Mundo de 1954? Então fique aqui para saber ao menos uma curiosidade de cada Copa.
São muitas curiosidades da Copa do Mundo. Cada edição acabou reservando muitas curiosidades diferentes. Separamos um curiosidade por edição da Copa do Mundo. Preparado para a jornada de curiosidades da Copa do Mundo? Então partiu com o Blog do Fut!
Curiosidades da Copa do Mundo
Copa do Mundo de 1930 – Uruguai
Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu. Três estádios foram utilizados, o Estádio Centenário, o Estádio Pocitos e o Estádio Parque Central. O Estádio Centenário, com capacidade para noventa mil pessoas, foi construído especialmente para a competição e seu nome vem da celebração do centenário da independência uruguaia. Foi o principal estádio da competição, sendo apelidado por Jules Rimet de “O Templo do Futebol”. O estádio abrigou dez das dezoito partidas da competição, incluindo as semifinais e a final. O restante das partidas foi disputado nos estádios Parque Central e Pocitos, com capacidade máxima de vinte mil e mil pessoas, respectivamente.
Copa do Mundo de 1934 – Itália
Esta Copa do Mundo foi a primeira à qual as equipes tiveram de se classificar para participar. 32 nações entraram para a competição e, depois das eliminatórias, 16 seleções participaram do torneio definitivo. O então campeão Uruguai não quis participar em represália as seleções europeias que quatro anos antes não quiseram ir a sua copa em 1930. A Itália se tornou a segunda campeã mundial, derrotando a Tchecoslováquia por 2 a 1 na final.
Copa do Mundo de 1938 – França
A Alemanha, que havia anexado a Áustria e tinha passado a contar com boa parte dos talentosos jogadores do Wunderteam (com notória exceção do craque austríaco Matthias Sindelar, que não aceitou fazer parte da Seleção Nazista de Adolf Hitler), além da base que conquistara o terceiro lugar em 1934. Sindelar foi encontrado morto em sua casa um ano depois, segundo o laudo oficial (nazista), asfixiado por monóxido de carbono.
Copa do Mundo de 1950 – Brasil
A vitória da seleção amadora dos Estados Unidos sobre a Inglaterra é considerada a maior zebra da história das Copas, e talvez do futebol mundial. Os ingleses participavam pela primeira vez de um Mundial e chegaram ao Brasil como um dos times favoritos ao título. Enquanto isso, os norte-americanos tinham uma equipe amadora, formada basicamente por carteiros, lavadores de prato e imigrantes. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti. Em 2005, foi lançado um filme sobre a partida, Duelo de Campeões.
Outro fator que merece ser lembrada nesta edição e sim, é uma das maiores curiosidades da Copa do Mundo é que em 1950 não houve final propriamente dita. O campeão daquele ano foi definido após um quadrangular final entre Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia. Por ironia do destino a última rodada teve Espanha x Suécia no Pacaembu, jogo em que ambas já estavam eliminadas. No mesmo horário Brasil x Uruguai se enfrentavam no Maracanã, decidindo a Copa. O Brasil precisava de um empate, perdeu e o resto é história. Essa é mais uma das curiosidades da Copa do Mundo.
Copa do Mundo de 1954 – Suíça
Esta edição foi a que teve a maior média de gols de todas as copas, com 140 gols em 26 partidas, uma média de 5,38 gols por partida. Este recorde foi proporcionado principalmente pelos resultados do Grupo 2, que tinha a Hungria, a Alemanha Ocidental, a Turquia e a Coreia do Sul, tendo goleadas em todas as partidas (Alemanha Ocidental 4 – 1 Turquia; Hungria 9 – 0 Coreia do Sul; Hungria 8 – 3 Alemanha Ocidental; Turquia 7 – 0 Coreia do Sul; Alemanha 7 – 2 Turquia). Além disso, houve resultados como Uruguai 7 – 0 Escócia, Áustria 5 – 0 Tchecoslováquia, Alemanha 6 – 1 Áustria e Áustria 7 – 5 Suíça, esta última sendo a partida com o maior número de gols em todas as Copas.
Copa do Mundo de 1958 – Suécia
Os dirigentes do Brasil esqueceram de mandar para a Fifa a numeração dos jogadores para a disputa da competição. A entidade, então, precisou definir a numeração dos brasileiros. Por obra do acaso, o reserva Pelé recebeu a camisa 10 e eternizou o número logo em seguida.
Copa do Mundo de 1962 – Chile
Nas quartas de final entre Brasil e Inglaterra, um cachorro entrou o gramado sem que ninguém percebesse. O goleiro inglês tentou retirar o animal, mas ele foi para o meio de campo. O craque brasileiro Garrincha também tentou, mas o cachorro deu uma “jogada de corpo” em Mané. Finalmente, Jimmy Greaves retirou o cachorro.
Copa do Mundo de 1966 – Inglaterra
Esta foi, até agora, a única edição da Copa do Mundo cuja final aconteceu em um sábado. Este mundial foi transmitido ao vivo pela televisão para 20 países europeus, através da Festival Eurovisão da Canção. O México desejava a transmissão do evento ao vivo, mas com a dificuldade das transmissões via satélite entre continentes (não havia transmissões via satélite para todo o mundo ainda, só para a Europa), ficou impossibilitado de realizar tal feito. Uma equipe da Televisa, (principal emissora de televisão do México) com 100 profissionais, esteve em visita nos estúdios da BBC britânica para fazer um estágio de aprendizado justamente durante o período do evento, com vistas a fazer a cobertura da Copa do Mundo 4 anos depois, que seria em seu país. De volta ao país, a equipe mexicana recebeu a preço de custo, os “tapes” dos jogos do campeonato.
Copa do Mundo de 1970 – México
Esta Copa ficou marcada por vários lances geniais de Pelé que não terminaram em gol, como uma cabeçada defendida pelo goleiro inglês Gordon Banks e que ficou conhecida como a Defesa do Século, o chute de antes do meio-de-campo contra o goleiro Viktor da Tchecoslováquia que ficou conhecido como “O Gol que o Pelé não Fez”, além de um Drible de corpo contra o goleiro uruguaio Mazurkiewicz.
Copa do Mundo de 1974 – Alemanha
A grande revelação desta copa foi a Seleção Holandesa de Futebol, que, sob a batuta de Rinus Michels, voltou à copa após 36 anos de ausência, desde a sua segunda participação, em 1938, na França, utilizando como bases o AFC Ajax, campeão intercontinental em 1972, e o Feyenoord, campeão intercontinental em 1970. A seleção era conhecida como “Laranja Mecânica” e “Carrossel Holandês”, devido à tática de Michels de alternar os jogadores em suas posições. O destaque dessa equipe era Johan Cruijff, que atuava bem tanto na defesa, quanto no meio-campo ou no ataque.
Copa do Mundo de 1978 – Argentina
Foi a primeira Copa em que a Argentina usou o escudo da AFA, Associação de Futebol Argentino no uniforme, nas Copas anteriores a camisa albiceleste estava sem o devido escudo. Foi a última Copa em que 16 seleções participariam da fase final. A partir do Mundial seguinte, na Espanha, em 1982, seriam 24 seleções.
Copa do Mundo de 1982 – Espanha
Fahid Al-Ahmad Sabah, ministro dos esportes no Kuwait, interferiu no resultado do jogo entre França e Kuwait. Inconformado com a confirmação de um gol, no qual ele considerou irregular, desceu até o campo e ordenou que sua equipe deixasse o gramado, caso aquele gol fosse validado. O árbitro russo Miroslav Stupar anulou o gol. Em 1990, quando o Iraque invadiu o Kuwait, o ministro dos esportes não teve a mesma sorte e foi morto pelos soldados de Saddam Hussein.
Copa do Mundo de 1986 – México
A Copa de 1986 seria disputada na Colômbia. Porém, os graves problemas econômicos deste país impediram os colombianos de serem os anfitriões do torneio. A FIFA ofereceu a Copa para o Brasil, os Estados Unidos e o Canadá, em 1982, mas os governos desses três países recusaram. Então, o Mundial foi aceito pelo México, escolhido em 1983 para sediá-lo mais uma vez. Nem mesmo os terremotos um ano antes puseram em risco a realização da copa.
Copa do Mundo de 1990 – Itália
Este mundial teve jogos para diversos sistemas: Para computadores PC foi lançado o Italia 90, lançado pela US Gold, que tinha a tabela completa do mundial, os uniformes das seleções, bem como seus principais jogadores. Para os vídeo games caseiros, foi lançado o World Cup Italia 90, da Sega em parceria com a Virgin Mastertronic e a Olivetti, para o Master System e Mega Drive. A versão do Master System tinha 30 times, incluindo os 24 que se classificaram para as finais, mais 6 que não se classificaram (França, México, Polônia, Dinamarca, China e Hungria). Já a versão do Mega Drive continha 24 seleções, mas que não eram as que se classificaram, e tinha o nome dos jogadores diferenciados.
Copa do Mundo de 1994 – Estados Unidos
Com a conquista de 1994, o brasileiro Mario Jorge Lobo Zagallo tornou-se o único homem a vencer o Mundial em quatro oportunidades. Em 1958 e 1962, ele ganhou como jogador. Em 1970, Zagallo foi o técnico campeão. Em 1994, triunfou como coordenador técnico.
Copa do Mundo de 1998 – França
O zagueiro francês Laurent Blanc fez o primeiro “gol de ouro” da história das Copas, na sofrida vitória da França sobre o Paraguai nas oitavas de final do torneio. Quem levou o gol foi o polêmico José Luis Chilavert. Este gol está marcado como uma das curiosidades da Copa do Mundo, pois pouco tempo depois o golden goal foi retirado do futebol.
Copa do Mundo de 2002 – Coréia e Japão
Ao se apresentar como técnico da China, Velibor “Bora” Milutinovic conseguiu um feito inédito: representou cinco equipes diferentes em Copas do Mundo: México (1986), Costa Rica (1990), Estados Unidos (1994), Nigéria (1998) e China (2002). Em 2010, quando assumiu o comando da África do Sul, Carlos Alberto Parreira igualou a façanha – ele já tinha Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait no currículo.
Copa do Mundo de 2006 – Alemanha
Nessa Copa, os jogadores bateram o recorde de expulsões em Mundial Fifa. Ao todo, foram 28 cartões vermelhos. “Violência” também é parte das curiosidades da Copa do Mundo, mesmo que não seja uma estatística agradável, vale o registro.
Copa do Mundo de 2010 – África do Sul
As zebras sempre rondam a Copa do Mundos. Em 2010, as maiores surpresas foram as eliminações de Itália e França, finalistas do último mundial. Ambas as seleções voltaram para casa sem vencer um jogo sequer. Em 3º lugar no seu grupo, a África do Sul tornou-se a única anfitriã a ser eliminada na primeira fase do torneio.
Copa do Mundo de 2014 – Brasil
O Brasil foi eliminado da Copa 2014 nas semifinais, pela Alemanha, depois de sofrer uma goleada de 7 x 1. Foi a maior derrota da história da Seleção Brasileira, o maior placar em uma semifinal de Copa do Mundo e o mais desastroso resultado enfrentado por um país-sede na história das Copas. Se essa não é uma das maiores curiosidades da Copa do Mundo, pelo menos é
Copa do Mundo de 2018 – Rússia
O jogo entre Brasil e Costa Rica foi o primeiro na história das Copas que terminou com vantagem de dois gols para uma seleção depois de chegar aos acréscimos empatados em 0 a 0.
Gostou das curiosidades das Copa do Mundo? Então clique aqui para ver curiosidades da Copa do Mundo do Qatar.
Garanta as camisas das seleções da Copa do Mundo aqui na Fut!
Veja no Blog da Fut: Saiba quais são as oito camisas mais marcantes da Copa do Mundo
História da Copa do Mundo: Como surgiu o maior torneio de futebol do planeta
Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!