É, meus fanáticos, hoje o assunto não é tão bom… Falar de camisa azarada nem sempre é vantajoso, porque vai que a história volta à tona e prejudica algum time citado.

Mas, confiando que os Deuses do futebol não deixariam nada de ruim acontecer com os times que serão citados aqui, vamos mostrar para vocês uma lista de 10 camisas que são consideradas azaradas.

Flamengo e a papagaio de vintém

Crédito: Gilvan da Silva / Site Oficial do Flamengo

Não tínhamos como começar essa lista sem colocar a camisa azarada do Flamengo em primeiro. Aliás, não é novidade que os torcedores rubro-negros querem passar bem longe de qualquer camisa que faça menção a do Papagaio do Vintém.

Essa história começa lá atrás, no ano de fundação do Flamengo. Isso porque o uniforme foi o primeiro usado pelo time carioca, em 1912. Porém, a falta de vitórias e excesso de derrotas fizeram com que a camisa azarada fosse substituída por outro modelo, a Cobra-Coral.

Mesmo acreditando que a camisa não tinha muita sorte (talvez nenhuma), o Flamengo decidiu utilizá-la novamente em 1995. E, adivinhem? Em nove jogos, nenhuma vitória.

Como se não bastasse, o time rubro-negro resolveu fazer mais um teste em 2015. Porém, a história parecia que seria diferente após algumas vitórias usando a tal camisa azarada. Mas nem tudo foram flores (quem esperava por isso, não é mesmo?), e no Campeonato Carioca daquele ano, o Flamengo foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0.

No segundo jogo, o time rubro-negro apostou novamente na camisa azarada e foi para o intervalo da partida perdendo por 1 a 0. No vestiário, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu trocar os uniformes e retornou com a camisa tradicional listrada. Na segunda etapa, o time do Flamengo não só marcou dois gols, como terminou com a vitória na partida.

Ao final do jogo, o técnico Luxemburgo afirmou que não sabia da história da camisa azarada e decidiu mudar porque estava causando confusão em quem assistia (ou foram os Deus do futebol avisando o treinador, né, fica aí o questionamento…).

2- Cruzeiro X Topper

Crédito: Site Oficial Cruzeiro

O Cruzeiro iniciou a temporada de 1998-99 vestindo uniformes da marca Rhumell. Tudo ocorria bem e até o título mineiro foi conquistado pela equipe.

Porém, um pouco antes da temporada terminar, o Cruzeiro trocou de fornecedor e passou a jogar com camisas fabricadas pela Topper. Daí pra frente foram só batidas na trave: os vice-campeonatos na Copa do Brasil, Mercosul e Brasileirão e, como se não bastasse, em 99, o Cruzeiro não levou o Campeonato Mineiro e ainda foi eliminado pelo Atlético-MG no Campeonato Brasileiro.

Tudo indica que a junção de Cruzeiro e Topper deu ruim apenas na temporada de 1998 e 1999, já que anos depois a marca voltou a fabricar os uniformes do time mineiro. Porém, é sempre bom deixar meio de lado aquelas camisas que foram usadas nos vice-campeonatos de 99, né?!

3- Grêmio “Negresco” 

Crédito: Diego Bretanha / Acervo Histórico do Grêmio

O Grêmio é outro clube que carrega contigo a marca de um uniforme que ficou famoso como a “camisa azarada”.

Em 1996, o modelo third, conhecido como “negresco”, entregou que não daria muita sorte já no primeiro jogo. Diante do Vélez, o tricolor vencia a partida por 3 a 1, mas sofreu o empate e foi eliminado logo depois na Supercopa da Conmebol.

4-Brasil Uniforme Branco

Crédito: Domínio Publico

Tudo bem, eu sei que você já viu o Brasil jogando com o uniforme branco nos últimos anos, mas saiba que a camisa branca da Seleção Brasileira foi a precursora de camisa azarada no país.

Já ouviu falar no Maracanazo, né? Então, foi lá em 1950 que o nosso Brasil usou essa camisa branca. Bem no jogo que tínhamos tudo para ganhar: futebol e o fato de estar em casa, mas não levamos… Após esse jogo, a camisa branca foi trocada pela nossa tradicional “Canarinho” que nos deu muitas e muitas glórias.

5- Argentina- Camisa Escura 

Crédito: Getty Images

Falando em jogar no Maracanã, você se recorda do uniforme que a seleção da Argentina entrou em campo na final da Copa de 2014 e foi derrotada pela Alemanha? Pois é, foi o famoso azul escuro.

Digo “famoso” porque não foi a primeira vez que a camisa azarada entrou em campo em uma final. Lá em 1990, de novo contra a Alemanha, a Argentina perdeu o mundial. Como se não bastasse, a equipe usou a camisa azarada em mais duas edições de Copa, 2002 e 2006, quando foi eliminada e nem na final chegou.

6- Botafogo- Cinza y Cinza

Crédito: Agência/Estado

Dizem que não é bom mexer no que está dando certo, né? Por isso, os torcedores botafoguenses não curtem muito a ideia de sair do tradicional e usar um terceiro uniforme, por exemplo.

Pelo motivo de não gostarem ou por azar mesmo, terceiras camisas não caem no gosto da torcida. Porém, a principal delas e mais lembrada pelos fanáticos, é a camisa que a Fila lançou, em 2010. Levando consigo dois tons de cinza, a camisa azarada foi usada apenas uma vez.

Isso porque, logo na estreia, o time carioca levou 6 a 0 do Vasco, em pleno Engenhão. Aí não precisava mais de nada para comprovar que a camisa azarada tinha que ficar longe de todos e, desde então, ela nunca mais foi usada ou, sequer, lembrada.

7- Corinthians ” Mercosul”

Crédito: Chanti Sports

Enquanto algumas torcidas não gostam de sair do tradicional, outras amam. Um exemplo disso é a torcida do Corinthians, que já apoiou a criação e fez uso dos mais diversos modelos de terceiras camisas.

Porém, nem sempre todas fazem aquele sucesso, principalmente quando envolve derrotas e uma eliminação… Foi isso o que aconteceu em 1999, na Copa Mercosul. Vestindo a camisa Third, o Corinthians foi eliminado pelo Independiente, da Argentina, na competição.

Após perder por 2 a 1, o time corintiano abriu mão de vestir a camisa que tinha detalhes cinzas nas mangas.

8- Fluminense e Adidas

Crédito: FutRio

Podemos dizer que a parceria entre Fluminense e Adidas não foi das melhores, em 1996. O time carioca já não vinha em boa fase e a nova marca chegou para piorar ainda mais (pelo menos é o que falam).

Além de afinar as listras tricolores na camisa e não agradar os torcedores, foi com esse uniforme que o Fluminense foi rebaixado pela primeira vez e, mesmo que desta vez o rebaixamento foi invalidado no ano seguinte, a camisa ganhou fama de azarada.

Isso porque, em 1997, quando o time já tinha sido salvo de um rebaixamento, foi rebaixado mais uma vez. E, desta vez, nem o novo design da camisa conseguiu tirar o time da segunda divisão…

9- Vasco e Reebok

Crédito: Getty/Images

A marca americana começou a fornecer uniformes para o Vasco na metade do ano de 2006. Logo no início da parceria, os torcedores viram o time perder a final da Copa do Brasil para o Flamengo. Além disso, a marca também esteve junto na primeira queda do time carioca para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 2008. Ou seja, a única parte boa para lembrar dessa junção de Vasco + Reebok é o fato de que Romário usou essa camisa, de resto, melhor dar uma esquecida.

10- Palmeiras Verde-Limão

Crédito: Lancepress

O Palmeiras teve o verde-limão como cor-destaque de três edições de terceiros uniformes do clube, em 2007, 2010 e 2012. Porém, foi em 2012 que veio o motivo para nunca mais usar essa cor: o segundo rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro.

Tudo bem que a competição não foi jogada apenas com o terceiro uniforme, mas o jogo decisivo, em que o time paulista precisava da vitória diante do Flamengo, foi jogado com o uniforme, por isso (e com motivos) a camisa azarada não foi mais usada.

Ufa! Acabou! 

Falamos tanto de derrota e camisa azarada que é bom até pensarmos nas conquistas desses clubes agora, né? Mas, ainda bem, o top 10 já acabou!

Para finalizar, muitos podem não acreditar e achar que foram apenas coincidências mas, por via das dúvidas, é sempre melhor deixar essas camisas azaradas bem guardadas e longe dos gramados.

Aproveita que está lendo sobre camisas, já vai conferir o top 10 das camisas mais lindas de 2020 e aproveita para melhorar o ânimo:

E, falando de camisas (aquelas que não são azaradas, lógico), dá uma passadinha no site da FutFanatics e garante uma nova para a sua coleção.

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!