E aí, Fanático. Tudo certo? Hoje o assunto é com aqueles que curtem saber a história de uma das camisas antigas de futebol que marcou gerações. A escolhida da vez é a camisa mística do Grêmio de 83! Que ficou famosa que acompanhou o tricolor na conquista da Libertadores e do Mundial.

Se você quer saber toda a história que acompanhou o time gremista nas conquistas de dois dos títulos mais importantes da sua história, continue aqui com a gente!

Camisas antigas de futebol: Grêmio de 83 e a camisa “imortal”

Independentemente do time, algumas camisas sempre vão ficar na memória do torcedor. Ainda mais quando se trata da vestimenta de algum título especial.

Por isso, a camisa do time gremista, de 1983, não poderia ficar de fora das histórias das nossas camisas antigas de futebol. Afinal, foi ela quem deu ainda mais vida para os títulos da Libertadores e Mundial daquele ano.

E, claro, foi ela que coloriu a América e depois o mundo, de azul, branco e preto, acompanhando cada jogador em cada segundo dos jogos.

Conquista da Libertadores e do Mundial

Antes de começarmos a falar sobre a camisa em si, que tal voltar lá em 83 e lembrar de momentos importantes? Bora falar um pouquinho da conquista da Libertadores e do Mundial!

O primeiro jogo da final da Libertadores aconteceu no dia 22 de junho daquele ano. A partida foi marcada pelo empate em 1 a 1. Com o resultado do primeiro jogo, toda a comissão técnica e também os torcedores sentiram que aquele era o momento de conquistar o título inédito.

No dia 28 de junho, chegou a vez da América ser azul, branca e preta. Em uma quinta-feira de inverno, os torcedores gremistas lotaram o Monumental de Azenha para ver Grêmio levar a vitória de 2 a 1, em cima do Peñarol.

Antes mesmo dos primeiros 10 minutos, o tricolor saiu na frente, com uma jogada que começou com Casemiro. O jogador pegou uma sobra de um escanteio e lançou Osvaldo entrando pela esquerda, nas costas da zaga. O meia invadiu a área e chutou cruzado. A bola passaria na frente da meta, mas Caio apareceu de carrinho e mandou para o fundo das redes.

O empate em 1 a 1, com gol feito por Fernando Morena, era um resultado que não agradava nenhum dos lados. Isso porque o empate obrigava os times a irem para um campo neutro, fazer a terceira disputa pela decisão.

Crédito: Site Oficial Grêmio

Com os minutos rolando, já no segundo tempo, o gol do título apareceu na base do desespero. Aos 32 minutos, quando Tarciso cobrou lateral para Renato, no fundo de campo pela direita de ataque. O ponteiro levantou a bola e cruzou na área para o centroavante César, que havia entrado em campo para substituir Caio, que mergulhou de cabeça e venceu o goleiro Fernandez. Grêmio 2 a 1 e campeão da Libertadores de 83!

Ficha técnica da final da Libertadores

Grêmio 2 x 1 Peñarol

Publico: 80.000 Arbitro: Edison Perez (Peru); Gols: Caio, Fernando Morena (Peñarol) e Cesar
GRÊMIO: Mazzaropi; Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Casemiro; China (Cesar), Tita e Oswaldo; Caio, Renato Gaucho e Tarciso. Tec.: Valdir Espinosa
PEÑAROL: G.Fernández, Olivera, Gutiérrez, Montelongo, Diogo, Bossio, Silva, Saralegui, Fernando Morena, Zalazar, Ramos.

Seis meses após, no dia 11 de dezembro, era a vez de conquistar o mundo. Debutando na competição, o Grêmio tinha como adversário o Hamburgo, time já acostumado com decisões daquele tamanho. E, por isso, chegava como favorito na competição.

Porém, nenhum status abalou o Grêmio que, aos 38 minutos da primeira etapa, abriu o placar com gol de Renato Gaúcho. Mas, do outro lado, também havia um time que não diminuiu e empatou a partida, faltando quatro minutos para o fim do primeiro tempo.

E não demorou muito para a estrela de Renato Gaúcho brilhar outra vez.Logo aos 3 minutos da segunda etapa, o ponteiro gremista marcou o gol do desempate. E, a partir daí, o objetivo do time tricolor foi segurar o resultado até o minuto final de jogo.

Após apito final, foi só correr pro abraço. O Grêmio era campeão do mundo!

Crédito: Site Oficial Grêmio

Ficha técnica da final do Mundial

Grêmio 2 x 1 Hamburgo

Grêmio – Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Paulo César Magalhães; China, Oswaldo (Bonamigo) e Paulo César Lima (Caio); Renato Gaúcho, Tarciso e Mário Sérgio. Técnico: Valdir Espinosa.
Hamburgo – Stein; Hieronyus, Wehmeyer; Schroder e Jakobs; Hartwig, Grom e Magat; Wuttke, Hansen e Rolff. Técnico: Ernst Happel.
Local: Estádio Nacional de Tóquio (Japão) – DATA: 11/Dezembro/1983
Árbitro: Michel Vautrot (França)
Auxiliares: Toshikazu Sano e Jnichi Nishi, ambos do Japão.
Publico: 67 mil pagantes
Gols: Renato, aos 33 minutos do primeiro tempo; Schroder, aos 41 da etapa final. Na prorrogação, Renato, aos 3 minutos do primeiro tempo.

Diferenciais da camisa

Crédito: Grêmio

“Ah, mas a camisa é igual as outras”. E quem disse que ela é igual? Há alguns detalhes na camisa do Grêmio de 83 que podem passar despercebidos, mas que tornam a camisa ainda mais diferenciada.

Por exemplo: a medida do escudo. Na época, o clube optou por colocar na camisa um escudo maior do que o que normalmente era estampado. Por isso, o tamanho do brasão atingia os 9 cm e ganhava mais espaço no peito dos jogadores e torcedores.

Além do símbolo, outro detalhe poderia passar despercebido, mas não passou: a largura das listras. Na temporada de 83, o modelo contou com listras azuis, brancas e pretas mais finas que o normal.

Para finalizar, outro ponto que vale o destaque é o tom de azul utilizado na época. Para as competições de 83, a fornecedora ofereceu e o clube aceitou que fosse usado um tom mais escuro que o normal.

Fala sério, tem muitos motivos para a camisa mística do Grêmio estar entre as mais especiais entre as camisas antigas de futebol.

Ela está disponível na FUT

Vamos falar sério! Melhor do que falar de uma das camisas antigas de futebol que mais tem história, é ter uma dentro do guarda-roupa!

Sabemos que é muito difícil (e podemos dizer que caro também) ter uma camisa daquele ano. Porém, pensando no fato de que muitos torcedores e colecionadores gostariam de ter esse modelo no guarda-roupa, a Umbro lançou uma camisa inspirada na conquista.

E, é lógico, ela está disponível na Loja da Fut e por um preço massa! Clique aqui e já confere!

camisas antigas de futebol

A camisa retrô, que faz menção aos títulos de 83, conta com faixas verticais na cor azul celeste e cinza, com branco e dourado nos detalhes. Além do escudo do clube e a logo da marca, que são vistos bordados, nas costas, a camisa conta com a personalização de número já definida: 7 ( camisa do Renato Gaúcho).

Já sabe, né?! Não perde tempo e já dá uma passada lá na Loja da Fut.

Ah, e não esquece, tem vários outros textos em que contamos a histórias de determinadas camisas, como esse: A história da camisa da Juventus | Histórias das camisas #5

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!