Fala, Fanático! Demorou, mas chegou o dia de conferir mais um capítulo da nossa série “Histórias das camisas”. O número 5 vai falar sobre a história de uma das camisas mais vitoriosas da Itália: a história da camisa da Juventus.

História da camisa da Juventus: como tudo começou

O jeito que o clube italiano começou, faz com que a história da camisa da Juventus pareça um sonho. Isso porque, quem nunca sonhou em montar um time na escola e que, mais adiante, se tornaria um dos clubes mais vitoriosos do país todo.

Pois bem, foi essa a ideia de alguns jovens estudantes da escola Massimo D’Azeglio Lyceum, em 1897. O grupo simplesmente decidiu criar um novo clube  para representar a cidade de Turim.

O nome “Sport Club Juventus” é uma homenagem aos jovens criadores. Isso porque a palavra “Juventus”, no latim antigo, tem o significado de “juventude”. E desta forma iniciou-se a história da camisa da Juventus.

A primeira camisa

O primeiro presidente da história da Juventus é o responsável por tirar do papel o primeiro uniforme do clube. Enrico Canfari decidiu que o time italiano vestiria uma camisa rosa com calções e meiões pretos. Para ele, a cor, além de ser diferente dos outros times, também era autêntica.

Crédito: Domínio Público

E foi com esse uniforme que a Juventus estreou no Campeonato Italiano anos depois, em 1900, dando início ao primeiro capítulo da história da camisa da Juventus.

A primeira troca de uniforme

Em 1903, John Savage foi nomeado para fazer a troca do uniforme da equipe. A troca se deu por dois motivos: a dificuldade em achar tecido rosa e o fato da cor desbotar muito fácil após as lavagens.

Sócio e também alfaiate, John queria algo novo. Por isso, buscou ajuda com um amigo de Nottingham, da Inglaterra.

Pouco tempo depois, recebeu em mãos 15 camisas inspiradas no uniforme do clube do coração do seu amigo, o Notts County. As camisas eram marcadas por listras verticais pretas e brancas.

Crédito: Domínio Público

E foi assim que surgiu o uniforme mais tradicional da Juventus. Hoje, esse uniforme ainda é conhecido por Bianconera e, desde sempre, ele foi a inspiração para a criação do mascote do clube: a zebra.

De 1903 até 1939, eram poucas as mudanças que ocorriam nas camisas da Juventus. Na maioria das vezes, a mudança se dava pela largura das listras ou por um novo tipo de decote, passando pelo decote V, com botões e, até mesmo, com gola e de amarrar.

O segundo uniforme: o preto total

Em 1940, a Juve decidiu inovar e criou o segundo uniforme da equipe. Desenhado como a primeira camisa, copiando todo o corte e costura, a única diferença era a cor. Desta vez, o uniforme não contava com listras e era totalmente preto.

O uso do primeiro, com listras, e do segundo uniforme, o preto, durou até 1969. Durante todos esses anos, as diferenças não eram muito notórias e continuavam sendo no estilo do decote usado.

Ah, e vale lembrar que tanto a camisa 1 como a 2 foram as camisas que estamparam a estrela que significava a conquistas de dez campeonatos italianos. Além disso, na temporada de 1960-61, a equipe utilizou o escudeto, referente ao título italiano de 1959-60, e a coccarda, em homenagem ao título da Copa Itália, de 1959-60.

Do preto para o azul

Já em 1970, o segundo uniforme totalmente preto foi substituído pelo uniforme azul. A cor foi escolhida pelo fato de estar presente na bandeira da casa de armas da cidade de Turim.

Além da estrela que seguiu contigo, a camisa azul da Juve também passou a estampar a logo da sua fornecedora na época, mais precisamente em 1979: a Kappa.

A camisa azul seguiu sendo usada até 1982-83. Apesar de ter sido pouco utilizada, uma das lembranças dessa camisa é o empate com o Widzew Lodz, na Polônia, em partida válida pela semifinal da antiga Copa dos Campeões.

Do azul para o amarelo

Assim como a cor azul foi escolhida pelo fato de estar presente na bandeira da casa de armas de Turim, o amarelo foi escolhido pelo mesmo motivo. Mas, desta vez, a camisa deixou de ser apenas de uma cor e contava com detalhes em azul, sendo nas mangas e, muitas vezes, na gola.

Crédito: Domínio Público

Rosa para o aniversário de 90 anos

Em 1987, a Juventus deixou as listras e o amarelo de lado em apenas um jogo. Isso porque, a partida diante do Avellino, no dia 1º de novembro daquele ano, marcava o aniversário de 90 anos do clube.

Em homenagem ao primeiro uniforme, o time entrou em campo vestindo rosa. Desde 1903, a Juve não tinha vestido rosa novamente. Porém, a cor também foi lembrada no aniversário de dez anos após, no centenário da equipe.

Crédito: Domínio Público

Mas, no ano do centenário, a equipe fez o uniforme rosa como o primeiro terceiro uniforme da história do clube italiano. Desta forma, entrou mais de uma vez em campo com o uniforme que homenageava o seu ano de fundação.

1990 até 2000

Nos dez anos, entre 1990 e 2000, a Juventus intercalou o segundo uniforme com a cor azul e amarela.

Foi neste intervalo de tempo onde o clube passou a criar mais estampas e ousar mais em seus uniformes.

Como é o caso deste da foto, que foi usado na temporada de 1995-96.

Crédito: Domínio Público

E, em 1998-99, o clube tirou as listras do seu uniforme pela primeira vez.

Anos 2000

Após muito ousar em suas camisas nos aos anteriores, no início dos anos 2000 a Juventus decidiu que vestiria algo totalmente neutro. Por isso, escolheu uma camisa cinza e quase sem detalhe para te acompanhar na temporada de 2000-01.

Porém, logo na temporada seguinte, o clube já retornou com as suas listras verticais pretas e brancas. Além do tradicional, na mesma temporada, o clube também optou por utilizar uniformes totalmente azuis e outro totalmente preto.

Já na temporada de 2002-03, o clube italiano optou por permanecer com o uniforme número 1, com listras, e mudou o uniforme nº2. Com isso, o preto e azul deram lugar, mais uma vez, ao cinza.

história da camisa da Juventus

Crédito: Domínio Público

Em 2003-04, a Juve decidiu retomar o uniforme rosa. Porém, não apenas como camisa comemorativa mas como segundo uniforme. Porém, o rosa usado na época foi mais comparado ao salmão, mas não deixou de ser uma homenagem ao primeiro uniforme.

Para comemorar cem anos do primeiro título italiano, em 2005, a Juve decidiu inovar mais uma vez. Desta vez, a cor predominante da camisa foi o vermelho, e o uniforme contou com uma faixa verde. Ambas as cores fazem referência às cores da bandeira da Itália.

Apesar de ter sido feita em homenagem aos cem anos, a camisa foi tão bem aceita que passou a ser usada, também, na temporada seguinte.

De 2007 até 2011, a Juventus permaneceu com o uniforme principal e foi alternando os segundos uniformes entre as cores azul, amarela e cinza.

O rosa retornou aos gramados como segunda camisa nas temporadas de 2011-12 e 2012-13. Porém, desta vez a camisa rosa tinha um diferencial: uma estrela preta e inovadora.

história da camisa da Juventus

Crédito: Domínio Público

2019 – a mudança

Desde os primeiros anos a Juve demonstrou que não seria tradicional, ou seja, mudaria sempre que achassem que fosse bom. E uma das mudanças mais impactantes aconteceu no ano de 2019.

Deixando de lado as mudanças das cores, a principal mudança foi no design da camisa e, consequentemente, em deixar as listras pretas e brancas para trás. A camisa de 2019 foi marcada por uma faixa rosa ao meio e, do lado direito, a cor branca, e do lado esquerdo, a cor preta.

história da camisa da Juventus

A mudança, segundo o próprio clube, se deu pelo fato da camisa tradicional alvinegra não ser bem aceita em determinados países. Isso porque as camisas listradas lembravam uniformes de árbitros, como, por exemplo, nos EUA.

Além disso, a camisa também foi usada para dar uma nova cara para a “era CR7”, que começava naquela temporada.

2020/21 – o retorno das listras

Após uma temporada sem as famosas listras, para a temporada de 20/21, a Juventus decidiu retornar com o tradicional. Porém, não tão tradicional assim, visto que as camisas contavam com detalhes a mais.

Crédito: Divulgação Juventus

Como foi o caso do uniforme 1, que tinha as famosas listras horizontais na parte frontal. Parecendo que tivessem sido pinceladas, os detalhes ainda vinham acompanhados da cor dourada nas laterais.

Crédito: Divulgação Juventus

Já o uniforme reserva ganhou um tom de azul escuro, chamado Índigo Noturno. Além da cor, apareceram as três listras da Adidas como detalhes nos ombros.

história da camisa da Juventus

Crédito: Divulgação Juventus

O uniforme 3 foi um diferencial. Isso porque, pela primeira vez na história, a Juventus entrou em campo com um uniforme totalmente laranja. A camisa contava com apenas algumas manchas pretas ao longo do corpo.

Evolução do escudo

história da camisa da Juventus

A Juve é daqueles clubes que já mudaram muitas vezes o seu escudo, porém, nenhuma mudança atingiu tanto os seus torcedores como a mais atual.

Fugindo totalmente do óbvio e sendo muito atual, o distintivo dividiu opiniões. Aliás, “distintivo” não, muito menos “brasão”, o desenho foi apresentado como novo “logotipo”.

Segundo a Juve, o novo logo representa a essência do clube: as listras da camisa, o scudetto da vitória e o J do nome. Três elementos que constituem o DNA da Juventus.

história da camisa da Juventus

Suposta camisa atual

A Juventus ainda não fez o anúncio da camisa para a temporada de 2021-22. Mas muita especulação e possíveis vazamentos de fotos na internet entregam detalhes do novo uniforme.

 

Tudo indica que o principal será o tradicional, com as listras pretas e brancas. Já o segundo será preto, com detalhes rosas.

Agora me fala, Fanático, tem alguma camisa que você achou mais interessante ou alguma que você considera a mais histórica? Conta pra gente!

_____________

Textos anteriores:

A história das camisas do Arsenal 

A história das camisas do Bayern de Munique 

A história das camisas do Manchester United

A história da camisa do Real Madrid

_____________

A Loja da Fut te espera para você adquirir uma das camisas da Juve, tá?! Então corre lá!

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!