Olá, Fanático! Este texto é o primeiro de uma série que iremos contar a história dos grandes clubes do mundo, focando especialmente em como suas camisas foram concebidas ao longo do tempo. Vamos começar contando a história das camisas do Arsenal, um dos maiores clubes da Inglaterra e do mundo.

Tudo começou no século XIX, exatamente em 1886. O clube foi fundado por um grupos de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory, fábrica de armas na cidade de Londres, com o nome de Dial Square.

O primeiro escudo do clube

 

A primeira formação do clube foi composta por três atletas: Fred Beardsley, Bil Parr e Charlie Bates. Os jogadores, que eram do Nottingham Forest, foram responsáveis por trazer o primeiro uniforme de futebol do clube. A cor era um vermelho escuro, com os shorts brancos e meias de lã.

Primeiro uniforme do Dial Square em 1886

 

Após algum tempo o clube passou a se chamar Royal Arsenal. Continuou a jogar campeonatos e taças amadoras até o ano de 1891, quando decidiu se profissionalizar e mudar o nome para Woolwich Arsenal.

Nos anos 1895 e 1896, o clube decidiu modificar seu uniforme. Em 1895 foi na cor branca e, no ano seguinte, um listrado azul e grená. Sem muito sucesso, o time voltou para o grená.

Foto: Patrick Boylan 1896

 

O Grená do uniforme do Arsenal foi inspiração para outros clubes. O Sparta Praga, da República Tcheca adotou a cor da camisa após um amistoso contra os Gunners em 1906, o qual é usado até hoje.

Após a primeira guerra mundial, o Arsenal abandonou o grená e adotou o vermelho como cor oficial em seu uniforme. Nesta época o clube estava ingressando para a primeira divisão do campeonato inglês. Foi também neste período que o clube passou a se chamar Arsenal Football Club Ltd. Em 1920, o uniforme branco também voltou a fazer parte do time, modelos que eram revezados com o então recente vermelho.

Foi em 1927 o Arsenal usou pela primeira vez o escudo em seu uniforme, na final da FA Cup contra o Cardiff City. Até 1950, os escudos nas camisas eram opcionais. Em 1930, o clube entrou novamente em campo pela Copa da Inglaterra, agora com o novo escudo, já com o famoso e tradicional canhão. O jogo ficou 2×0 para o Arsenal em cima do Huddersfild Town, no Wembley. Foi primeiro título profissional do clube londrino.

Foto: Final da Copa da Inglaterra de 1930

As mangas brancas

Em 1933, por sugestão do técnico Herbert Chapman, o time do Arsenal adotou mangas brancas em seu uniforme. A ideia do treinador foi baseada em um cartunista da época que usava um colete vermelho em cima da camisa branca. O objetivo da nova camisa era se diferenciar em campo. Neste período os uniformes já haviam numerações de identificação.

Foto: Time do Arsenal de 1935

O segundo uniforme do Arsenal

Na final da Copa da Inglaterra de 1950 contra o Liverpool, o time dos Reds jogou todo de vermelho. Desta forma, o clube londrino inovou entrando em campo todo de amarelo. O Arsenal foi campeão com uma vitória por 2×0. A partir daí, o time adotou o uniforme amarelo como o reserva em quase todas as temporadas ao longo do tempo.

Foto: time campeão do Arsenal em 1950

A era da inovação

No final da década 1950 e começo de 1960, o Arsenal inovou em seu uniforme, saindo dos modelos de rúgbi com gola polo e botões para as golas em “V” e redondas. Além disso, fez uso camisas mais leves para o melhor rendimento e desempenho dos jogadores em campo.

Em 1967, o escudo do clube foi o canhão ao lado esquerdo do peito. Em 1967-1969 a cor da camisa foi a azul, porém, foi proibida por ter a mesma cor do uniforme do dos árbitros, causando grande confusão em campo.

Foto: Time do Arsenal em 1962

A era dos patrocínios

Em 1978, o time do Arsenal fechou pela primeira vez um contrato com materiais esportivos. A patrocinadora foi a marca inglesa Umbro. O patrocínio ficou até o centenário do clube, em 1985. Em 1986, a Umbro foi substituída pela marca alemã Adidas.

O patrocínio master surgiu em 1981, tendência dos clubes em todo mundo. A primeira patrocinadora foi a JVC, marca japonesa de aparelhos eletrônicos. A marca ficou por 18 anos estampando a camisa do Arsenal, encerrando o seu contrato em 1999.

Foto: time campeão da liga inglesa

A geração de ouro

A melhor geração do Arsenal foi de 2001-06. Comandada em campo pelo craque francês Henry, o clube se consagrou bicampeão inglês (2001-02 e 2003-04), além de vice-campeão da Uefa Champions League em 2006, perdendo para o Barcelona de Ronaldinho. Um dos uniformes mais marcantes desta era foram as camisas douradas das temporadas 2001-2002 e 2002-2003. Destaque também para os patrocinadores Nike e O2, também responsáveis por marcar o período.

125 anos do Arsenal

Em 2011, o Arsenal fez uma camisa comemorativa pelos 125 anos do clube. A diferença ficou no escudo que havia louros no distintivo, representando os fundadores do clube e o lema “Forward” (Avançar), relacionado as batalhas e os fundadores que trabalhavam em uma fábrica de armas.

 

Atualmente, os uniformes do Arsenal são da marca esportiva Puma. Porém, pode acontecer que a Adidas volte a patrocinar o clube na próxima temporada. (veja os novos modelos da camisa do Arsenal).

Demos uma breve viagem no tempo para os fãs dos Gunners. Deixe seu comentário logo abaixo.

Veja também: Adidas e Parley: o terceiro uniforme do Bayern de Munique para temporada 2018-19

 

 

CONFIRA TODOS OS PRODUTOS DO ARSENAL AQUI NA FUT!

 

_________

Referência bibliográfica:

A história da camisa dos 10 maiores times da Europa, 2013. RITO, Maurício e RODRIGUES, Rodolfo. Panda Books

O livro também está à venda na FutFanatics. Link: https://www.futfanatics.com.br/livro-historia-das-camisas-dos-10-maiores-times-da-europa

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!