E aí, fanático! Preparado para mais um capítulo da nossa série “Camisas antigas de futebol”?. Dessa vez, vamos recordar a conquista histórica do Vasco, na Copa Mercosul 2000.

A virada histórica, conhecida por muitos como a “virada do século”, merece ter espaço aqui! Não só pelo título, conquistado pelo time vascaíno, mas também por tamanha emoção que essa conquista deu aos torcedores e aos admiradores de futebol.

Bora relembrar detalhes da competição e também da camisa que vestiu os heróis da época?!

O caminho para o título

Se tem algo que o torcedor vascaíno não fala, esse algo é que o caminho até o título da Copa Mercosul 2000 foi fácil.

Ao todo, foram seis jogos pela primeira fase. Participante do Grupo E, o Vasco saiu da fase de grupos com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Já nas quartas de final, o time vascaíno venceu a primeira partida por 1 a 0, diante do Rosário Central. Mas a segunda partida levou o placar contrário, que levou a disputa para os pênaltis. Nos pênaltis, o Vasco venceu por 5 a 4 e continuou na competição.

A semifinal, apesar de ser contra um duro adversário, o River Plate, o time vascaíno conseguiu tirar uma boa vantagem já na primeira partida. Após vencer por 4 a 1, lá na Argentina, o jogo de volta foi só para segurar o resultado. Porém, o Vasco ainda fez a lição de casa e saiu com mais uma vitória, dessa vez por 1 a 0.

Crédito: Jornal O Globo

A virada do século

A final que marcou a conquista da Copa Mercosul 2000, foi realizada em três jogos. Na primeira partida, os torcedores vascaínos nem imaginam os capítulos que estavam por vir. Até porque, o time carioca venceu o Palmeiras por 2 a 0.

Já no segundo jogo, o time paulista surpreendeu e venceu o Vasco por 1 a 0. Com esse resultado, o Palmeiras obrigou um terceiro jogo para a decisão. E, tenho certeza, se os torcedores de ambos os times soubessem o que viria, teriam preparado o coração de forma melhor.

Crédito: FOTO DIGITAL MÔNICA ZARATTINI

O fato é que os torcedores palmeirenses comemoraram o título antes da hora. Já no intervalo, os times foram para os vestiários ouvindo o grito de “é campeão”, gritado pelos alviverdes.

É claro que, até o momento, o sentimento palmeirense era esse. Até porque, ao final dos primeiros 45 minutos, o Palmeiras vencia o Vasco por 3 a 0. E, apesar de todos saberem que a virada ainda seria possível, era algo difícil de acreditar…

Crédito: Agência Estado

Mas foi o que aconteceu! Os quatro gols do time vascaíno aconteceram aos 13’, 23’, 40’ e 48’ minutos do segundo tempo. E a virada do século, de 4 a 3, emocionou todos os corações vascaínos. Além disso, Romário cravou seu nome na história, ao ser autor de 3 gols.

Os minutos importantes da Copa Mercosul 2000

Sei que já demos alguns detalhes da conquista vascaína da Copa Mercosul 2000. Porém, ainda vale destacar esses momentos entre os minutos mais importantes da decisão:

1′ segundo tempo – No lugar de Nasa, Viola entrou em campo. O atacante foi essencial para levar o Vasco ao ataque. Ele mexeu com os defensores e teve grande importância para a virada.

13′ – Gol de Romário – De pênalti, Romário marca e inicia a reação vascaína.

23′ – Gol de Romário – A história se repete. Em novo pênalti, sofrido por Juninho Paulista, o Baixinho cobra no mesmo canto e coloca 3 a 2 no placar.

40′ – Gol de Juninho Paulista – O meia aproveitou a cochilada da zaga palmeirense e, de perna esquerda, chutou para o fundo da rede. O empate aconteceu!

48′ – Gol de Romário, a virada! – Após bate-rebate, a bola sobrou livre para quem sabe tudo dentro da área. O Baixinho não perdoou novamente: 4 a 3 para o Vasco.

Crédito: Agência Estado

Ficha técnica da final

JOGO: Vasco 4 x 3 Palmeiras, DATA: Quarta-feira, 20/12/2000

LOCAL: Parque Antártica (SP), PÚBLICO: 29.993

ÁRBITRO: Márcio Rezende de Freitas (MG/SC)

ESCALAÇÃO: Hélton, Clébson, Odvan, Junior Baiano, Jorginho Paulista, Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Romário, Euller (Mauro Galvão). TÉCNICO VASCO: Joel Santana

GOLS VASCO: Romário, Romário, Juninho Paulista e Romário.

ESCALAÇÃO PALMEIRAS: Sérgio, Arce, Galeano, Gilmar e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Flávio e Taddei; Juninho e Tuta (Basílio). TÉCNICO PALMEIRAS-SP: Marco Aurélio

GOLS PALMEIRAS-SP: Arce, Magrão e Tuta.

A camisa do título

A Kappa era a fornecedora da época do uniforme vascaíno. A marca foi de 1995 a 2000 marcando a história do Vasco, juntamente com jogadores e a comissão técnica.

Além da Copa Mercosul 2000, a fornecedora esportiva também marcou a conquista do Campeonato Carioca de 1998, de dois Campeonatos Brasileiro, 97 e 2000, e também a Libertadores de 98.

copa mercosul 2000

Crédito: Vasco

A parceria, que durou cinco anos, foi finalizada com a camisa que vestia os heróis na Virada do Século. Totalmente branca, a camisa contava com uma faixa transversal na cor preta. Além disso, listras na cor preta foram incluídas no design que fez história. Para finalizar, a gola em V contava com listras pretas e brancas.

Tem na Loja da Fut

É claro que a camisa do jogo, hoje, é muito difícil encontrar. Até porque, quem tem, não vai querer abrir mão da relíquia.

Mas, para aqueles que ainda tem vontade de ter uma camisa que referencia a Virada do Século, vale a pena dar uma olhada na camisa que tem na Loja da Fut.

Feita em modo retrô, em homenagem a conquista da Copa Mercosul 2000, a camisa leva todos os detalhes do uniforme que foi usado há mais de 20 anos.

Se você é vascaíno ou colecionador de camisas, vale a pena dar uma olhada no modelo retro! Clica aqui e já confere!

E não esquece, tem mais capítulos sobre camisas históricas aqui no Blog da Fut. Confere lá: Camisas antigas de futebol: A mística camisa do Grêmio de 83

copa mercosul 2000

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!