Seria até estranho começar o texto e perguntar qual é a boa, né, fanático? Porque a boa do fim de semana e, provavelmente, do ano que começa, é um único fato: o Palmeiras bicampeão da Libertadores.

Gostando ou não, sendo rival ou torcedor alviverde, todos têm que admitir que ganhar a Libertadores é emocionante e, acima de tudo, marca a história de qualquer clube.

E, vale lembrar, que além de ganhar e se tornar o Palmeiras bicampeão da Libertadores, o time palmeirense registrou mais dois marcos ao participar e vencer a Libertadores 2021: entrou para a lista de brasileiros que mais participou da competição, com 20 participações.

E, além disso, a equipe palmeirense passou a ser o clube que mais venceu na competição, sendo 108 vitórias ao todo.

Enfim, bora falar do Palmeiras bicampeão da Libertadores?

A final que tornou o Palmeiras bicampeão da Libertadores

A segunda final única da Copa Libertadores entrou para a história do futebol brasileiro novamente. Se em 2019, quando o Flamengo se sagrou campeão, já foi marcante, a final da Copa de 2021 foi ainda mais.

Isso porque não tinha apenas um brasileiro na final, mas sim, dois clubes. E, como se não bastasse, o confronto final foi em solo brasileiro, no estádio que muitos dizem ser o templo do futebol: no Maracanã.

Crédito: Divulgação/Conmebol

Estava tudo perfeito, mas todos sabem que no futebol, se um chora de felicidade, outro chora de tristeza. Nesse caso, segunda parte desse choro, a gente deixa para a torcida do Santos. Já que a alegria foram os torcedores alviverdes que sentiram, com o Palmeiras Bicampeão da Libertadores.

A partida entre Santos e Palmeiras marcou a terceira final brasileira da competição e a primeira decisão em final única. Durante as semanas que antecederam a partida, ainda não havia favorito.

E, se formos parar para analisar a partida, o favorito só foi se tornar favorito aos 98 minutos de jogo. Isso porque, depois de poucas chances, mas de vontade de sobra, o Palmeiras foi quem conseguiu balançar as redes e erguer a tão sonhada taça.

Crédito: Jorge Rodrigues/AGIF

O gol, marcado por Breno Lopes aos 53 minutos do segundo tempo, permitiu que a América fosse pintada de verde pela segunda vez. A primeira, tinha sido há 21 anos, em 1999.

Trajetória do Palmeiras bicampeão da Libertadores

Há dez meses, em 04 de março do ano passado, o Palmeiras entrou em campo na Copa Libertadores de 2020. Mal sabia o time alviverde que a edição entraria para a história.

A campanha começou com um placar de 2 a 0 em cima do Tigres, da Argentina, pela fase de grupos da competição. Após vencer o adversário, a equipe paulista jogou em casa pela primeira vez na competição e ganhou outro jogo, agora, diante do Guaraní do Paraguai, com o placar de 3 a 1.

A sequência da fase de grupos foi marcada por uma vitória de 3 a 1 contra o Bolívar, um empate diante do Guaraní, em 0 a 0, uma goleada de 5 a 0 do time palmeirense diante do Bolívar, no jogo de volta e, para fechar, outro 5 a 0, só que dessa vez contra o Tigres.

Crédito: Getty Images

Pelas oitavas de final, o Palmeiras não fez diferente do que já havia feito na competição. Diante do Delfín, o time brasileiro venceu a primeira partida por 3 a 1 e a segunda, no Allianz Parque, por 5 a 0.

Já pelas quartas de final, o alviverde encontrou seu primeiro (e único) empate em mata-mata. O placar de 0 a 0 veio no primeiro confronto contra o Libertad, mas, em casa, o Palmeiras conseguiu a vitória por 3 a 1 e seguiu na competição.

Nas semifinais, encontrou o River Plate. Apesar do primeiro jogo ter sido tranquilo , com uma vitória de 3 a 0 para o time brasileiro, o segundo foi ao contrário. Considerado o primeiro susto do Palmeiras na competição, o jogo de volta, que aconteceu no Allianz Parque, marcou a primeira e única derrota palmeirense na competição, com o resultado de 2 a 0 para o adversário.

Crédito: Ap Newsroom

Porém, mesmo com a derrota, o Palmeiras seguiu para a final da competição. Mas essa parte está bem quente em nossas memórias, né? Em cima do Santos, o time palmeirense se tornou bicampeão da Libertadores.

Palmeiras bicampeão da Libertadores: sonho desde 2000

Não é de hoje que os palmeirenses sonhavam com a conquista de mais uma taça da Libertadores. Na verdade, esse sonho começou logo após ganharam o título da Libertadores de 1999.

Palmeiras bicampeão da Libertadores

Crédito: Daniel Augusto Jr/LANCE!

Na época, a competição que terminava com duas partidas, acompanhou dois jogos entre Palmeiras e Deportivo Cali, da Colômbia. O primeiro jogo marcou a derrota do Palmeiras, por 1 a 0, no dia 02 de junho daquele ano.

E, após 14 dias, as equipes se reencontraram para definir, enfim, quem seria o campeão daquela edição. Jogando em casa, o Palmeiras abriu o placar apenas aos 19 minutos da segunda etapa, com gol de pênalti de Evair.

Porém, logo aos 24 minutos, Zapata igual para o adversário. Nesse momento, o Palmeiras necessitava de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis, e conseguiu. O feito aconteceu aos 30 minutos, quando Oseás encheu a rede.

Crédito: Alex Ribeiro: Folhapress

A disputa dos pênaltis começou silenciando o Palestra Itália, já que Zinho acertou o chute no travessão. O nervosismo permaneceu até a quarta cobrança de pênalti, quando Bedoya também acertou a trave e deixou tudo igual.

Na cobrança seguinte, Euller garantiu o feito para o Palmeiras e apenas aguardou a próxima cobrança que consagrou o Palmeiras campeão. A cobrança, aliás, todos os palmeirenses conhecem decor… Zapada chutou para fora, ao lado oposto de Marcos.

Palmeiras bicampeão da Libertadores

Getty Images

Agora é a vez do Mundial

Se os Palmeirenses realizaram o sonho de reconquistarem a América, agora estão sonhando em conquistar pela primeira vez o mundo.

Isso porque, como todos sabem, o campeão da Libertadores ganha uma vaga para disputar o Mundial de Clubes.

Aliás, engana-se quem pensa que esse sonho está distante. Com a vaga garantida, o time palmeirense já começa a arrumar as malas, isso porque a competição já começa no próximo dia 7.

Palmeiras bicampeão da Libertadores

Crédito: Divulgação/Palmeiras

E aí, fanático, curtiu a campanha e o título do Palmeiras? Se sim, aproveita para ler a História da Libertadores da América e ficar ainda mais por dentro da competição!

Aliás, se ainda estiver comemorando o título, se liga nessa: a Loja da Fut está cheia de produtos do campeão da Libertadores 2020!

 

 

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!