Fala, Fanáticos! Tudo certo? Bora relembrar algumas histórias e se atualizar sobre alguns técnicos estrangeiros que fizeram sucesso em clubes brasileiros?

Sabemos que o assunto está em alta, afinal, as últimas duas Copas Libertadores foram conquistadas por times brasileiros comandados por técnicos estrangeiros.

Mas, sem mais delongas, vamos ao assunto e contar algumas curiosidades sobre os gringos que passaram por aqui e se tornaram referência!

Um país receptivo com os técnicos estrangeiros

Todos falam que o Brasil é um país receptivo e isso segue até no meio do futebol. Afinal, até hoje, já se passaram 42 técnicos estrangeiros no país. Desses 42, a maioria são uruguaios, num total de 18.

Alguns fizeram história, outros nem tanto. Mas a certeza é de que, sempre que vieram comandar algum time brasileiros, os técnicos estrangeiros deixaram algum aprendizado.

E quando falamos de aprendizados, não falamos só dentro do futebol, como também fora das quatro linhas. Vale lembrar também, que os técnicos estrangeiros são responsáveis por trazer atualizações ao cenário nacional, mudando um pouco a forma que brasileiro enxerga o esporte.

Lógico que no Brasil temos bons técnicos, formados aqui e que representam bem o futebol brasileiro, mas vale a pena conhecer os técnicos estrangeiros que aqui fizeram história.

Top 7 de técnicos estrangeiros vitoriosos

Apesar de estar em alta nos últimos anos, você vai perceber que durante o século 20 o Brasil recepcionou muitos técnicos estrangeiros. Ou seja, não é novo o que anda acontecendo e essa onde de técnicos estrangeiros no país.

Se liga na lista!

Humberto Cabelli

Crédito: Domínio Público

Conquistas:
→ Campeonato Paulista, em 1932, 1933 e 1934, pelo Palmeiras;
→ Torneio Rio-São Paulo, em 1933, também pelo Palmeiras;
→ Campeonato Pernambucano, em 1939, pelo Náutico.

O uruguaio, Humberto Cabelli, foi ex-zagueiro que atuou como jogador e técnico do Palmeiras. Além disso, pelo clube alviverde, Cabelli foi o único treinador a conquistar o tricampeonato Paulista pelo time.

Fora o Palmeiras, o uruguaio treinou o Fluminense, onde saiu sem nenhuma taça, e também o Náutico, onde foi campeão Pernambucano.

Ricardo Díez

Crédito: Getty Images

Campeão:
→ Campeonato Gaúcho, em 1937, pelo Grêmio Santanense;
→ Campeão Pernambucano, em 1941, pelo Sport;
→ Campeonato Mineiro, em 1949, 1950, 1954 e 1955, pelo Atlético Mineiro.

O ex-jornalista e também uruguaio, chegou ao Brasil para treinar o Grêmio Santanense, que faz fronteira com o Uruguai. Apesar de ter chegado sem muitas pretensões, o técnico conquistou, já em seu primeiro ano, o Campeonato Gaúcho.

Após, de forma invicta, conquistou o Campeonato Pernambucano com o Náutico. Por fim, chegou ao seu auge e fez história no Atlético Mineiro, quando conquistou por quatro vezes o Campeonato Mineiro.

Jorge Joreca

Crédito: Domínio Público

Campeão:
→ Campeonato Paulista, em 1943, 1945 e 1946, pelo São Paulo.

O português chegou ao Brasil sem o intuito de ser treinador. Ex-jornalista e comentarista de rádio, Joreca afirma que estudou muito o Brasil antes de se mudar definitivamente para cá. Além disso, antes mesmo de comandar e ser campeão por quatro vezes com o tricolor paulista, o treinador se formou em Educação Fisíca, no Brasil.

Além do fato de ter conquistado quatro Campeonatos Paulista, Joreca ainda foi campeão invicto, em 1946, da competição.

Felix Magno

Crédito: Domínio Público

Campeão:
→ Campeonato Catarinense, em 1943 e 1944, pelo Avaí;
→ Campeonato Mineiro, em 1946 e 1947, pelo Atlético Mineiro;
→ Campeão Paranaense, em 1951, 1954, 1956, 1957 e 1959, pelo Coritiba.

Outro uruguaio que fez história entre os técnicos estrangeiros no Brasil, foi Felix Magno. O ex-volante marcou a sua carreira por ter um treino disciplinado e, desta forma, organizar um time disciplinado dentro e fora de campo.

Além disso, Magno fez história no Coritiba não só pelas cinco conquistas do Campeonato Paranaense, como também por ser recordista em jogos pelo clube, com 201 partidas ao total.

Carlos Volante

Crédito: Domínio Público

Campeão:
→ Campeonato Gaúcho, em 1947 e 1948, pelo Internacional;
→ Campeonato Baiano, em 1953 e 1955, pelo Vitória;
→ Taça Brasil, em 1959, pelo Bahia.

A história de Carlos Volante no Brasil começa quando ainda era jogador. No Flamengo, o marcador fez sucesso na posição e deu o nome à posição de volante no país.

Além desse feito, já como técnico, o argentino fez história conquistando a Taça Brasil. Isso porque, além do título, a competição foi reconhecida como Campeonato Brasileiro, sendo assim, o Volante foi o primeiro gringo a vencer o Brasileirão.

Jorge Jesus

Crédito: Alexandre Vidal/CRF

Campeão:
→ Libertadores, em 2019
→ Campeonato Brasileiro, em 2019;
→ Recopa Sul-Americana em 2020;
→ Supercopa do Brasil em 2020;
→ Campeonato Carioca em 2020;
→  Taça Guanabara em 2020, todos pelo Flamengo.

Acredito que esse nome está bem fresco na memória de muitos brasileiros, né?! Afinal, faz pouco tempo que Jorge Jesus chegou ao Brasil e, em seis meses, fez grandes feitos.

Além de ser o segundo técnico estrangeiro vencedor do Brasileirão, o português foi o primeiro técnico estrangeiro, de um clube brasileiro, a vencer a Copa Libertadores.

Pelos grandes feitos e por ter ganhado a torcida de muitos flamenguistas, Jorge Jesus ganhou o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Tem pouca moral o professor!

Abel Ferreira

Crédito: Divulgação Conmebol

Campeão:
→ Libertadores, em 2020, pelo Palmeiras

Se Jorge Jesus ainda é um nome muito lembrado, o português Abel Ferreira é ainda mais. Isso porque o técnico acabou de vencer a Libertadores pelo time paulista.

Ex-lateral direito, Abel Ferreira é uma das revelações na atual geração de jovens técnicos de Portugal.

Podemos combinar que essa lista tem um certo peso, né, fanáticos?! E você deve ter noção de que muitos nomes ficaram de fora, isso porque muitos técnicos estrangeiros já fizeram história por aqui!

Mas terminamos a lista e queremos saber se você curtiu, então comenta aí!

Além disso, se quiser reviver o último título de um clube brasileiro, conquistado com o comando de um técnico estrangeiro, se liga no texto que fizemos da final da Libertadores: Palmeiras bicampeão da Libertadores: a trajetória do título alviverde.

 

E, não esquece, na Loja da Fut tem os mais diversos mantos que você pode querer, inclusive de títulos antigos, como alguns que foram citados no texto. Corre lá!

técnicos estrangeiros

Cadastre seu e-mail e seja o primeiro a receber ofertas imperdíveis!

Preferências Selecione ao menos uma alternativa em cada coluna abaixo

Deixe seu comentário!